Telhados verdes | homify
Habitações translation missing: pt.style.habitações.moderno por Organic Roofs

Telhados verdes

Telhados verdes

Vamos falar de algo verde, já que é a cor da esperança, mas não projetada numa parede da sala ou nuns itens decorativos, vamos mais longe.
Vamos falar de algo verde, já que é a cor da esperança, mas não projetada numa parede da sala ou nuns itens decorativos, vamos mais longe.

Vamos até ao exterior, mas não ao jardim propriamente dito, vamos até aos telhados. Insólito? Talvez, mas é algo que está a dar que falar: telhados verdes.

O que são telhados verdes?

Antes de mais nada é importante perceber este conceito de telhados verdes. É simples, como o próprio nome indica, o telhado de uma moradia ou de um prédio é verde, ou seja, tem vegetação. São também conhecidos por telhados ecológicos. Esta técnica consiste na implantação de solo e vegetação, sobre uma camada impermeável no telhado de uma habitação, numa manta asfáltica ou de lona. Tendo como intuito a transformação do visual de uma casa ou de um edifício. Estes permitem ainda, deixar a cidade com uma paisagem um pouco mais verde e sobretudo amiga do ambiente, já que são uma forma de bio-construção, na área da arquitetura sustentável moderna. Apesar da história recordar o uso de telhados verdes em alguns impérios, a sua maior incidência ocorreu nos anos 60, no norte da Europa, mais precisamente na Alemanha e na Suíça.

Quais são as principais vantagens e desvantagens de um telhado verde?

As vantagens são bem mais do que as desvantagens, por exemplo o telhado verde permite filtrar a polução do ar, já que as plantas produzem oxigénio; permite absorver a água da chuva, alivia possíveis enchentes; permite um bom isolamento acústico; regula a humidade do ar à volta do edifício; se bem instalados têm maior durabilidade do que os telhados convencionais; promove o equilíbrio natural (habitat de espécies de pássaros locais por exemplo); cria um agradável terraço para diversos tipos de finalidades; tornam a cidade mais agradável e do ponto vista ecológico, são vistos como soluções de sustentabilidade para reduzir temperaturas e reter o carbono. Quanto às desvantagens, estas pretendem-se principalmente pelo custo inicial de instalação, mas que a longo prazo compensará; requer manutenção e cuidados (a menos que jardinar seja positivo para si); exigem mão-de-obra qualificada, pois no caso de ficar mal instalado, rapidamente o telhado verde, torna-se num grave problema; e ainda a proliferação de ervas daninhas.

Quais são os custos para ter um telhado verde?

Ter um telhado verde, requer a mão-de-obra de um profissional e materiais adequados, não é algo de barato, mas que a longo prazo será compensatório. Não veja isso como um gasto, mas sim como um projeto para e do futuro! Se estiver interessado e quiser ser amigo do ambiente, aconselhamos a dirigir-se a um profissional da área, que poderá encontrar nesta página, de modo a pedir conselhos e orçamentos. Por outro, não deixe de inspirar-se nas várias ideias que temos por aqui. Vai ver que se tiver um telhado verde, rapidamente criará uma onda de moda e todos o irão querer copiar!

Habitações translation missing: pt.style.habitações.moderno por Casas inHAUS

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?

Entre em contacto!

Precisa de ajuda com um projecto em sua casa?

Entre em contacto!

Peça a sua consulta grátis