Num espaço com 800m2, recriamos o Hospital Veterinário da Trofa, que nos pediu para projetarmos o novo espaço não muito longe do sítio anterior. Tínhamos algumas condicionantes, nomeadamente a criação de dois hospitais dentro de um só, onde cães e gatos nunca se poderiam cruzar, facultando assim um ambiente livre de stress para os animais. Composto por áreas públicas usadas pelos utentes e áreas privadas exclusivas dos funcionários, o hospital foi dividido a meio, criando 2 retângulos quase simétricos (pois as necessidades das duas espécies são ligeiramente diferentes), onde tudo foi pensado ao pormenor, desde a iluminação, às cores, formas, percursos e vazios para que estes se conjugassem da melhor forma, tendo sempre cuidado com a presença do design, dando destaque a elementos fortes, criando sensações e pensando sempre no conforto contínuo do utente.
A comunicação com o público também foi um parâmetro essencial para o projeto, respeitando as cores do hospital.
É na entrada que se dividem as espécies (gatos e exóticos para a direita, cães para a esquerda), através de dois elementos feitos em madeira lacada com leds com o desenho das 3 espécies em relevo. Passando as duas portas em ripado, têm acesso às duas salas de espera, divididas pela petshop.
Criamos um banco na sala de espera à imagem das necessidades do cliente. Também foi pensado no elemento verde e natureza, criando ligação com elementos naturais.
A união das duas salas de espera é feita pela presença da petshop, que serve os dois espaços de forma equilibrada. Com elementos em madeira (pinho) e transparência, a comunicação dos dois espaços é imediata e facilitada.
A sala de espera com três frentes para assistir as duas salas de espera e a petshop, controlando todos os espaços. A localização da luz indirecta, foi essencial para criar harmonia e conforto visual, sendo a iluminação a parte mais importante na elaboração de um projeto.
O projeto foi elaborado de forma a transmitir leveza e rigor, duas características muito presentes nas personalidade desta empresa e no dia a dia de trabalho do staff, assim como profissionalismo.
A pedido do cliente, as portas foram desenhadas estrategicamente para haver comunicação do interior para o exterior (e vice-versa) de forma a ser possível controlar determinadas espaços do hospital.
O lettring dos espaços foi estudado e analisado de forma a respeitar o design, a leveza dos espaços e a função das áreas.
Durante a construção do hospital, todo o processo foi acompanhado pela equipa técnica do MIA arquitetos, resolvendo problemas quando necessário e dando soluções que melhorassem o projeto.
Um dos espaços que mais estudo sofreu, devido à necessidade da existência de variados elementos fundamentais à prática da medicina veterinária, para respeitar o conforto dos animais e as exigências dos médicos e enfermeiros. Várias reuniões e vários projetos foram elaborados para estudar todas as possibilidades e carências dos espaços.
Todos os consultórios foram desenhados em simetria, sendo a única excepção a iluminação feita através de fitas de led, com inclinações diferentes, respeitando a posição da mesa de observação, não causando sombras dispensáveis.
Para facilitar o trabalho dos cirurgiões de serviço, dois espelhos foram estrategicamente colocados para que fosse possível pedir ajuda caso necessário.
Todas as peças foram desenhadas a pensar no conforto dos utentes, quer sejam pessoas ou animais.
A mesa de observações foi projetada para resistir a água (e outros líquidos) e pensada para cumprir os requisitos de todos.
Os espaços de internamento dividiram-se em 4: internamento regular para cães + internamento regular para gatos + internamento infeto-contagioso para cães + internamento infeto-contagioso para gatos.
Sendo todas revestidas a cerâmico, para resistir durante mais tempo, as portas são em vidro para permitir ao animal não se sentir tão sozinho e poder ser vigiado a todo o momento. No vidro foram executados furos para permitir a entrada e saída de ar, com renovação do mesmo.
O mobiliário foi projetado de acordo com as necessidades do staff, com arrumação e gavetas para ser mais fácil trabalhar. As cores refletem a luz e a madeira aquece o ambiente.