Duas casas para aluguer em Dunsborough - Austrália por Mário Lima - arquitecto | homify
Mário Lima – arquitecto

Mário Lima – arquitecto

Mário Lima – arquitecto
Mário Lima - arquitecto
Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Enviado!
Este profissional irá responder-lhe brevemente!

Duas casas para aluguer em Dunsborough – Austrália

O objectivo da construção destas 2 habitações prende-se com a vontade do cliente rentabilizar um terreno situado em Dunsborough, Western Austrália, promovendo assim a construção de 2 habitações de charme para alugar a potenciais turistas apenas em metade do lote, potenciando uma futura construção na outra metade.

Desta feita e tendo em vista uma construção faseada propôs que se desenvolve-se uma pequena habitação para hóspedes com cerca de 60 m2 (1ª fase da construção, sendo que futuramente será convertida em estúdio da habitação principal) e a habitação principal com cerca de 250 m2.

A ideia que sustenta o projecto nasce da natural relação com a envolvente (que beneficia de vistas fantásticas sobre o mar), das exigências expressas pelo cliente assim como das imposições/restrições regulamentares locais.

O edifício relaciona-se com as construções vizinhas através de alinhamentos de alguma forma inevitáveis e pretende equilibrar a vontade emergente de ter vistas orientadas para o mar com a orientação solar.

O conceito assenta na criação de uma “estrutura” abstracta estruturante que regula e orienta a composição volumétrica do projecto , promovendo assim a sua unidade ao longo de uma narrativa onde predomina a regra, sendo pontuada por acontecimentos excecionais.

Desta regra nascem 3 volumes que repousam sobre as lajes do pavimento estrategicamente implantadas á cota média do terreno, permitindo assim o seu natural desenvolvimento.

Seguindo as premissas do cliente de que todos os espaços de estar beneficiassem de vistas sobre o mar foi desenvolvido um percurso que se desenvolve ao longo dos terraços e culmina na cobertura.

A distribuição funcional determina que áreas de serviço situam se a sul (garagem e armazém) funcionando como uma barreira térmica de protecção contra os ventos. A norte foram colocadas as áreas de estar beneficiando da exposição solar. No r/c estão situadas as áreas sociais tais como sala de jantar/estar e cozinha e no piso 1 os quartos.

Dimensões totais
310 m² (Área)
  • Entrada: Casas  por Mário Lima - arquitecto

    Entrada

  • Vista das traseiras: Casas  por Mário Lima - arquitecto

    Vista das traseiras

  • Vista sob a piscina: Piscinas  por Mário Lima - arquitecto

    Vista sob a piscina

  • Vista da garagem: Garagens e arrecadações  por Mário Lima - arquitecto

    Vista da garagem

  • Entrada - Vista da cozinha e sala e escada de subida para os quartos: Salas de estar  por Mário Lima - arquitecto

    Entrada – Vista da cozinha e sala e escada de subida para os quartos

  • Sala de estar: Salas de estar  por Mário Lima - arquitecto

    Sala de estar

  • Corredor de acesso aos quartos: Quartos  por Mário Lima - arquitecto

    Corredor de acesso aos quartos

Admin-Area