AR arquitectura

AR arquitectura

AR arquitectura
AR arquitectura
Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Enviado!
Este profissional irá responder-lhe brevemente!

Reabilitação na Baixa

Devido às dimensões que os lotes em causa apresentam, tão características da maioria do edificado que constitui a Baixa do Porto, este concurso tem como objectivo a alteração do programa original dando lugar a habitação multifamiliar através da anexação de parcelas. Desde o início que estabeleci como meta alcançar uma solução que garantisse a relação directa entre fachada e planta, entre lote e habitação. Seria portanto condição fundamental que o programa reflectisse a individualidade das fachadas, evitando sempre a transformação do edificado numa dissociação entre interior e exterior, entre forma e função.

À luz do conceito definido para a intervenção, a localização do acesso vertical adquiriu uma importância fulcral. A orientação que lhe foi dada respeita a matriz existente bem como a lógica estrutural de todo o quarteirão. O lote em que o referido acesso se encontra facilita a distribuição e faz uso da parte que menos condições tem para gerar espaços habitacionais agradáveis, dada a largura e o alinhamento das paredes. A rua em que se encontra é coerente com o caracter essencialmente habitacional desta.

Estabelecido o espaço de distribuição, procurei encontrar que tipologias se enquadrariam melhor em cada lote mantendo assim a sua individualidade formal e funcional, assim como a fidelidade às fachadas. Assim sendo, optei por tipologias T2, T0 e T1 nos lotes 11, 12 e 13 respectivamente. As tipologias concebidas seguem sempre o mesmo conceito. O objectivo é a criação de um módulo central distribuidor constituído pela escada, banca de cozinha e sanitário, bem como todas as infraestruturas necessárias, libertando o restante espaço para zonas de estar.

Local
Porto
  • vista aérea: Casas minimalistas por AR arquitectura

    vista aérea

  • implantação: Casas minimalistas por AR arquitectura

    implantação

  • esquissos: Casas rústicas por AR arquitectura

    esquissos

  • tipologia T0: Paredes  por AR arquitectura

    tipologia T0

  • tipologia T1: Paredes  por AR arquitectura

    tipologia T1

  • tipologia T2: Paredes  por AR arquitectura

    tipologia T2

  • plantas: Paredes  por AR arquitectura

    plantas

  • cortes : Paredes  por AR arquitectura

    cortes

  • alçados: Casas minimalistas por AR arquitectura

    alçados

Admin-Area