ana roman

Dicas para transformar a atmosfera da sua sala de jantar

Todo bom anfitrião sabe que a sala de jantar é o coração da casa, pois é o lugar onde recebemos nossas visitas, familiares e amigos. Compartilhamos o nosso universo íntimo, criado dentro da familiaridade de casa, através de refeições e encontros. Por isso é importante conjugar iluminação, plantas e móveis, tornando a atmosfera harmônica e afável. 

Cada aspecto da decoração pode ser alterado para criar um espaço com as características desejadas. A iluminação, por exemplo, pode contemplar o cômodo todo, se o tema do projeto for clean ou elegante, assim como focos de luz pontuais podem trazer um aspecto intimista à sala.  

Plantas também são uma boa forma de harmonizar o ambiente. Há muitas soluções viáveis para jardins interiores, como paredes verdes, suculentas e cactus.

Na hora de decorar sua sala de jantar é importante ter em mente que tipo de cômodo se deseja, e alinhar os diferentes elementos da decoração de forma equilibrada.

  • ELEGÂNCIA

    Um lustre sofisticado pode transformar rapidamente um ambiente simples em um cômodo elegante. Se o projeto de decoração estiver padronizado demais, uma luminária de teto pode trazer um toque pessoal, sem que o conjunto perca seu equilíbrio.

  • ILUMINAÇÃO NATURAL

    Grandes janelas proporcionam ao ambiente luz natural, aproximando o cômodo da agradável sensação de uma varanda, ou jardim. Em diversas medicinas naturais a luz solar é um elemento essencial para o conforto do corpo, pois o coloca diretamente em contato com a natureza. Um ambiente bem iluminado é perfeito para receber os amigos para um almoço, ou chá da tarde.

  • CORES E FORMAS

    A iluminação também pode ser uma desculpa para colocar cores e formas diferentes, trazendo um aspecto despojado e descontraído. Além da iluminação, também pode se brincar com as cores dos outros objetos da sala, como fazer seu próprio conjunto de pratos e copos a partir de peças individuais. 

  • RÚSTICO

    Para aqueles que desejam aportar um clima rústico à sua sala de jantar, uma parede de pedra interna pode ser uma boa solução. As paredes rústicas trazem a sensação de construções antigas em cidades pequenas e charmosas, ao mesmo tempo, evocam a força e a solidez da pedra bruta. 

  • BAR

    O bar pode auxiliar tanto na criação de um clima leve e jovial, com diversas cores e alguns focos de luz, quanto na criação de uma atmosfera clássica, com cores mais neutras e luz difusa e baixa. 

  • FLORES

    A escolha de uma flor adequada torna o ambiente charmoso e agradável. O anfitrião pode escolher entre as diversas flores para cada momento do dia. Para recepções diurnas, por exemplo, as margaridas podem ser uma boa opção. Para a noite, no entanto, astromélias ou copos de leite são mais adequados.

  • INTIMISTA

    Se o intuito é criar um ambiente íntimo, propício para um jantar a dois, velas e iluminação focal são ótimas escolhas. Incensos e velas aromáticas também podem funcionar, assim como objetos delicados, como uma louça bonita, ou uma planta especial. 

  • ARTE

    Quadros, esculturas e cartazes são bonitos e mostram um pouco mais sobre o anfitrião e seus gostos. Além de agregar cores e texturas, pode ser um bom disparador de conversas.

  • PAREDE VERDE

    Os jardins verticais, como esses projetados pelo quadro vivo urban garden, são uma ótima solução para tornar sua sala bonita e harmoniosa. As plantas são capazes de transformar a energia de um ambiente, e a parede verde traz essa possibilidade de forma funcional e contemporânea.

  • SIMPLICIDADE

    Para quem procura acolher muitas pessoas em um mesmo espaço, os móveis industriais podem proporcionar estilo e simplicidade. Os bancos contínuos oferecem funcionalidade sem perder o charme, assim como as grandes luminárias que aumentam significativamente a quantidade de luz. A escolha da mesa de jantar certa é essencial para se criar a atmosfera desejada no cômodo. 

    Para mais opções leia o artigo 10 incríveis mesas de jantar.

Admin-Area