Laboratório d'Estórias

Laboratório d'Estórias

Laboratório d'Estórias
Laboratório d'Estórias
Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Enviado!
Este profissional irá responder-lhe brevemente!

Laboratório d'Estórias

O Laboratório d’Estórias nasceu em Junho de 2013: um espaço experimental de design que se baseia nas histórias da cultura popular portuguesa para reinventar objectos tradicionais, usando-os para contar novas histórias – e (porque não?) recriar a História do país.

Com uma estrutura dinâmica, adequada ao desenvolvimento de cada peça, O Laboratório d’Estórias rodeia-se de profissionais de diferentes áreas, como a escrita, a ilustração e a manufactura artesanal, para acrescentar valor a cada peça.

Neste laboratório, até a técnica tem uma história para contar. Com o encerramento de várias fábricas nas Caldas da Rainha e a crescente industrialização dos processos produção, as técnicas ancestrais de manufactura corriam o risco de se perderem para sempre. É no intuito de preservar este conhecimento que o Laboratório d’Estórias encontra a sua razão de existir, recuperando e valorizando as técnicas de pintura do final do século XIX e início do século XX e a vasta tradição de técnicas manuais que caracterizam a cerâmica caldense. Mas, ao mesmo tempo, não se afasta a possibilidade de ir buscar inspiração a outras técnicas, talvez para contar outras histórias.

No final, cada peça tem uma história única e dinâmica, pronta a ser descoberta. Da junção da cerâmica com a escrita e a ilustração nasce o valor acrescentado de uma colecção que mistura a realidade com a ficção, a tradição com a fábula, e que, acima de tudo, deixa espaço à imaginação, lançando um olhar fresco e irreverente sobre ícones adormecidos da cultura popular portuguesa. Objectos para serem apreciados dentro e fora das fronteiras do país, com o objectivo de contar outra história de Portugal.

No Laboratório d’Estórias, todos são convidados a participar. Mais do que um espaço experimental de criação, este laboratório mantém as suas portas abertas à colaboração com outras entidades que queiram criar as suas próprias histórias ou cruzar-se com histórias já conhecidas.

  • "A Medusa e o Manjerico": Casa  por Laboratório d'Estórias

    A Medusa e o Manjerico

    “A Medusa e o Manjerico” é uma peça totalmente feita à mão, composta por um vaso em terracota de fabrico português e uma campânula (manjerico) em faiança vidrada em verde caldas ou branco mate. É ainda ornamentada com um colorido cravo de papel, feito à mão por uma artesã portuguesa especializada, acompanhado de uma quadra popular do poeta Fernando Pessoa. No interior do vaso encontra ainda uma carteira de sementes de manjerico para cultivo, fornecida por um dos maiores produtores nacionais desta planta tradicional.

  • "O Corvo Malandro": Casa  por Laboratório d'Estórias

    O Corvo Malandro

    “O Corvo Malandro” é uma representação de uma observação própria, em faiança, vidrado e decorado, segundo o uso da tradição da técnica manual do mergulho e da pintura sobre vidro. Enobrecido por duas patas fundidas em latão - natural ou oxidado - segundo o processo de fundição manual em molde de areia.

  • "A Alfacinha dos Caracóis": Casa  por Laboratório d'Estórias

    A Alfacinha dos Caracóis

    “A Alfacinha dos Caracóis” recupera a tradição da reprodução de elementos vegetalistas, através da técnica de molde directo, conformação por enchimento a dedo e aplicação de borracha manualmente. A peça é vidrada e pintada manualmente com dois tons de verde e adornada com um caracol e dois indispensáveis palitos da marca portuguesa Campeões. Esta folha de alface foi especialmente pensada para servir caracóis ou outros petiscos. A peça permite a lavagem na máquina de lavar e o uso do microondas.

  • ​“Martinho e as Estrelas”: Casa  por Laboratório d'Estórias

    ​“Martinho e as Estrelas”

    “Martinho e as Estrelas” é uma representação de uma observação própria do ouriço da castanha, inspirada nos seus espinhos e tons. Esta peça em faiança é vidrada manualmente a verde caldas, castanho manganês ou verde musgo, cores alusivas à tradicional faiança das Caldas, segundo o uso da tradição da técnica manual do mergulho e da vidração à pistola. A peça permite a lavagem à máquina e o uso do micro-ondas.

  • ​“Os Canários da Atlântida”: Casa  por Laboratório d'Estórias

    ​“Os Canários da Atlântida”

    “Os Canários da Atlântida” é uma peça que combina dois materiais distintos, a faiança e o latão. Os canários são coloridos segundo o uso da técnica de pintura manual a aerógrafo. Os ramos negros onde pousam são únicos, produzidos segundo o processo de fundição em molde de areia. Cada peça é acompanhada por material de fixação, que possibilita também a colocação na parede ou em suspensão, como por exemplo em prateleiras, a partir da introdução de um lastro. Uma peça ou o seu conjunto possibilita uma variedade de posições e recriações formais.

  • ​“Os Canários da Atlântida”: Casa  por Laboratório d'Estórias

    ​“Os Canários da Atlântida”

    “Os Canários da Atlântida” é uma peça que combina dois materiais distintos, a faiança e o latão. Os canários são coloridos segundo o uso da técnica de pintura manual a aerógrafo. Os ramos dourados onde pousam são únicos, produzidos segundo o processo de fundição em molde de areia. Cada peça é acompanhada por material de fixação, que possibilita também a colocação na parede ou em suspensão, como por exemplo em prateleiras, a partir da introdução de um lastro. Uma peça ou o seu conjunto possibilita uma variedade de posições e recriações formais.

  • "Monte das Oliveiras": Casa  por Laboratório d'Estórias

    Monte das Oliveiras

    "Monte das Oliveiras" é um prato de degustação de azeite cujo desenho simboliza o olival, representando a tradição da olivicultura em Portugal. A peça é produzida em pasta de grés fino, banhada manualmente, num vidrado branco translúcido, e complementada por peças naturais de madeira de oliveira, criteriosamente colhida no olival português. "Monte das Oliveiras" encontra-se também disponível numa combinação de três peças - o prato de degustação, uma taça em grés e uma tábua em madeira de oliveira.

  • "Monte das Oliveiras": Casa  por Laboratório d'Estórias

    Monte das Oliveiras

    "Monte das Oliveiras" é um prato de degustação de azeite cujo desenho simboliza o olival, representando a tradição da olivicultura em Portugal. A peça é produzida em pasta de grés fino, banhada manualmente, num vidrado branco translúcido, e complementada por peças naturais de madeira de oliveira, criteriosamente colhida no olival português. "Monte das Oliveiras" encontra-se também disponível numa combinação de três peças - o prato de degustação, uma taça em grés e uma tábua em madeira de oliveira.

  • "A Varina e o Chá das 5": Casa  por Laboratório d'Estórias

    A Varina e o Chá das 5

    Este bule de chá presta homenagem a uma das mais emblemáticas figuras tradicionais da cidade de Lisboa e de Portugal: a Varina. Produzida em grês, a peça é vidradas à mão em seis tons translúcidos, inspirados nas cores da cidade de Lisboa e na tradição marítima. Cada cor representa uma personagem do conto “A Varina e o chá das 5”, revelada na cinta de papel que envolve a embalagem, que contém ainda uma ilustração exclusiva. Esta peça resulta de uma colaboração artística com a dupla de estilistas Storytailors.

  • ​“Pilhas de Luz”: Casa  por Laboratório d'Estórias

    ​“Pilhas de Luz”

    “Pilhas de Luz” é uma construção de frutos secos – amêndoas, figos ou nozes – rememorando as tradicionais pilhas de frutas, os célebres fruteiros decorativos das faianças das Caldas. Esta peça é em faiança e vidrada manualmente a verde, amarelo mel, roxo ou branco mate, pela técnica do mergulho. O empilhamento e a colagem dos frutos é feita pelo vidrado. Realçada por uma vela, cor de mel, produzida manualmente na emblemática Caza das Vellas Loreto.

Admin-Area