FPA – filipe pina arquitectura

FPA – filipe pina arquitectura

FPA – filipe pina arquitectura
FPA - filipe pina arquitectura
Número incorreto. Por favor verifique o indicativo do país, da cidade ou número de telefone.
Ao clicar 'Enviar' eu confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação seja processada para responder a um pedido.
Nota: Poderá anular o seu consentimento enviando email para privacy@homify.com com efeito futuro.
Enviado!
Este profissional irá responder-lhe brevemente!

Casa JA

Localizada num bairro periférico da cidade da Guarda, a casa pretendeu
responder à vivência entre o rural e o urbano. O lote apresenta uma envolvente com vários tipos de construção, consequência dos assentamentos informais e característica de grande parte das periferias das cidades Portuguesas.

As ruínas existentes, vestígios de uma casa tradicional, e a configuração do lote, foram os princípios para o projecto. As exigências do programa – uma casa unifamiliar, levaram à ocupação quase total do terreno.

Num primeiro gesto, separou-se o novo do antigo, ainda que ligados pelo interior. Um volume de pedra existente, um volume de betão novo. De seguida, a luz no centro da casa. Criaram-se, assim, os dois vazios que definem a massa: a entrada e o coração da casa – o pátio.

O pátio e as escadas são o centro da casa e da vida. Dois elementos essenciais para as relações espaciais que se pretendiam entre as diferentes partes da casa, entre o interior e o exterior.

O programa foi dividido em dois pisos: sala, cozinha e garagem no rés-do-chão; quartos e biblioteca no piso 1. O quarto principal foi localizado num lugar privilegiado – na memória da casa antiga.

A escala da intervenção e a identidade do sítio estiveram sempre presentes no sistema construtivo e na escolha dos materiais: pedra, betão, aço e madeira de carvalho. No interior, branco e o conforto da madeira. No exterior, pedra e betão são esculpidos da mesma forma.

Local
Guarda

Admin-Area