Não é preciso esconder: a margem sul não tem tanta fama como Lisboa. É certo que passar a ponte todos os dias pode ser um pesadelo, mas a verdade é que viver nestas zonas também pode ter bastantes vantagens.
No Seixal, as casas são mais baratas e o custo de vida ainda é muito inferior ao de Lisboa. A qualidade de vida, no geral, é bastante boa, com bastantes acessos e transportes públicos regulares, não só para Lisboa, mas também para Setúbal e para as praias da Caparica.
Pensar no Seixal é pensar em rio Tejo e na sua baía. É ter acesso a desportos náuticos de recreio e a passeios junto da água, na ampla frente ribeirinha. A própria autarquia tem envidado esforços para melhorar a cidade e para a tornar mais atraente.
Viver no Seixal acaba por permitir estar perto de tudo, e desengane-se quem pensa que há falta de algum serviço por aqui. Se não estão logo à porta, o que raramente acontece, estão nas cidades vizinhas, em Almada ou em Lisboa.
Vivendo no Seixal ou noutro local qualquer, haverá sempre aquela altura em que vai precisar dos serviços de um pintor. Os revestimentos estragam-se e muitas vezes a solução mais prática e imediata para fazer uma renovação é dando uma demão de tinta.
Esta não é uma área particularmente difícil mas acontece, muitas vezes, ocorrerem problemas por trabalhos DIY mal executados e, por isso, é importante contratar um bom pintor.
Na sua busca pelo profissional perfeito veio ter à homify e vai ficar em boa companhia. Esta plataforma tem tudo o que precisa para a sua casa, reunindo os melhores trabalhos e produtos de profissionais de várias áreas. Permite-lhe criar "livros de ideias" com os seus trabalhos preferidos e em cada imagem encontra o contacto do respectivo autor, para dizer adeus às pesquisas de imagens dispersas que não sabe de onde vêm. Só tem de se registar e começar a procurar!
No entanto, tenha em mente que a homify não se responsabiliza pelos trabalhos dos profissionais aqui inscritos, apenas se destina a facilitar contactos!
Mas, antes de continuar, dedique um pouco mais do seu tempo a conhecer as razões para contratar um pintor e a descobrir como fazer a escolha certa.
A resposta a esta pergunta depende única e exclusivamente da sua aptidão para os trabalhos manuais, em especial para a pintura. Se gosta de projectos pessoais, se pode investir o seu tempo e tem jeito para as pinturas pode fazê-lo sozinho, pois o "máximo que pode perder" são duas coisas preciosas: tempo e dinheiro. Mas, se tem dúvidas sobre a adequação da pintura, sobre as superfícies a pintar ou sobre as tintas em si, o melhor será contratar um profissional para lhe poupar algumas dores de cabeça.
Na tentativa de poupar dinheiro, acabamos por cometer alguns erros. Por pressa ou desconhecimento, erramos nas escolhas, saltamos etapas e esquecemos pormenores que depois se revelam cruciais e acabamos com trabalhos realmente imperfeitos. Estes erros também podem ser cometidos por profissionais, sobretudo se forem pouco meticulosos ou simplesmente mal-intencionados, mas é importante referir que as probabilidades são menores do que se for o leitor a fazer o trabalho, sem qualquer experiência na área. Os erros mais cometidos por pessoas que querem fazer trabalhos de pintura, mas não sabem bem como, são:
É sempre vantajoso contratar na região do projecto, para baixar os custos com os transportes de materiais e as deslocações dos trabalhadores, mas certifique-se de que contrata um profissional experiente.
Para fazer a busca pelos profissionais certos, pode usar a plataforma da homify, mas também pode utilizar qualquer outro meio proporcionado pela Internet, como as redes sociais, as redes profissionais, os fóruns de discussão para pedidos de recomendação, etc. Muitas vezes, há anúncios de profissionais em lojas da especialidade da região e, por vezes, as próprias empresas fornecedoras de tinta providenciam o serviço de pintura, se for requerido.
Esta é uma questão sempre sensível porque os preços variam bastante, em especial tendo em conta a extensão do projecto. Mas, como indicação, podemos dizer-lhe que, em Portugal, o preço médio para um trabalho de pintura de exteriores anda à volta de 800€ e, de interiores, cerca de 400€.