Pintores - Odivelas: Encontre os melhores profissionais | homify

6 Pintores em Odivelas

Área servida

Odivelas – tudo aqui tão perto

Odivelas tem qualidade de vida. Aliás, dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa, é dos mais agradáveis para se viver. Obviamente, como em qualquer cidade, há bairros melhores e piores, mas no geral a avaliação é muito positiva.

É uma cidade relativamente tranquila, que ganhou protagonismo com o prolongamento da linha amarela do metropolitano, pois ficou ligada a Lisboa a uns escassos 15 minutos.

No geral, tem tudo o que é preciso para se viver bem, inclusivamente um renovado cuidado com o paisagismo. Tem equipamentos urbanos de desporto e parques muito agradáveis, uma universidade e alguma vida nocturna.

Embora Odivelas seja ainda considerada por muitos como um dormitório de Lisboa, a verdade é que esta cidade é muito atraente em diversos aspectos, nomeadamente no preço das casas, que ainda são mais baratas do que na capital.

O seu parque habitacional baseia-se sobretudo em edifícios plurifamiliares, mas também há zonas com vivendas unifamiliares. 

A manutenção das casas, no interior e no exterior, é um desígnio de quem tem um lar. Para uma simples manutenção, que inclua uma renovação das suas paredes, por exemplo, é fundamental considerar a ideia de contratar um pintor profissional, daí o propósito desta secção.

Se procura um pintor para completar o seu projecto da melhor forma, veio ao sítio certo. Saiba como seleccionar o profissional certo e como a homify o pode auxiliar nessa tarefa.

Como usar a homify na sua busca

Em primeiro lugar, é importante referir que a homify é uma plataforma que agrega profissionais e projectos, colocando à sua disposição um mundo de inspirações e facilitando o contacto entre profissionais e clientes. 

Os profissionais inscrevem-se no site, facultam os seus contactos e disponibilizam imagens dos seus projectos. Para eles, a homify funciona como uma mostra do seu trabalho, dando a conhecer ao mundo aquilo que fazem de melhor.

Para si, a homify é uma fonte de inspiração e uma forma prática de encontrar os profissionais certos para o projecto em mãos. Só tem de se inscrever, procurar as imagens mais inspiradoras e guardá-las num livro de ideias. Depois, pode optar por contactar directamente o profissional que criou o projecto (nome anexado a cada imagem), ou mostrá-las ao profissional escolhido, para explicar o que pretende. Também pode, apenas, tirar ideias e aplicá-las em sua casa. Para o ajudar, disponibilizamos frequentemente artigos com ideias, dicas e muito mais.

Não adianta pedir-nos projectos ou orçamentos, mas pode fazê-lo directamente com o profissional que escolher, a partir daqui!

Que tipos de pintores profissionais existem?

Apesar de todos aplicarem tinta, nem todos o fazem da mesma forma. Os pintores profissionais dividem-se basicamente em três categorias, tendo em conta a finalidade do trabalho:

  • Pintores artísticos – sim, estes profissionais podem pintar telas, mas também os há especializados em murais e frescos, que dão uma vida nova a paredes e tectos. Em vez de um autocolante na parede da sala de estar, pode ter uma obra de arte só sua, se procurar um destes artesãos!
  • Pintores de manutenção – há muitos profissionais deste ramo que têm bastante saída, porque, depois da primeira intervenção na sua parede, os anos passam e as superfícies têm de ser novamente pintadas. São aqueles pintores que chamamos, quando a casa precisa de um look refrescado.
  • Pintores de construção – são os profissionais que dão os acabamentos às casas novas e aplicam revestimentos diferenciados. Normalmente, têm formação em trabalhos de altura e técnicas de aplicação específicas.

Como decorre o trabalho de um pintor profissional?

  • A primeira fase passa por proteger todos os elementos do espaço que não serão para pintar. Esta etapa tanto pode ser feita pelo pintor, como pelo cliente. Actualmente, é normal muitos pintores trazerem consigo as protecções necessárias. O cliente só tem de remover todos os móveis e acessórios de decoração antes de os profissionais começarem o trabalho. A responsabilidade por esta etapa deve ser acordada com o profissional antes de iniciar a obra.
  • A segunda etapa passa por preparar as superfícies, fazendo uma limpeza e consertando todos os danos estruturais que estas possam apresentar. Este passo é, normalmente, feito pelo pintor e é muito importante para um resultado de boa qualidade.
  • Apesar da escolha das cores e do tipo de tinta a aplicar ser uma responsabilidade sua, o profissional pode ter um conselho para si e poder contar com ele é uma mais-valia.
  • A terceira etapa consiste em aplicar o primário, que facilita a aderência da tinta, proporciona acabamentos melhores e pode poupar na quantidade de tinta aplicada.
  • A quarta etapa é a aplicação da tinta usando rolos e pincéis de diferentes tamanhos e formatos.
  • A quinta fase passa por dar os acabamentos mais finos, junto a rodapés ou escadas.
  • Por fim, cabe ainda ao pintor remover todas as protecções. Hoje em dia, há muitos profissionais que já se responsabilizam por fazer uma limpeza grosseira, que facilita a limpeza mais profunda, posteriormente.

O que posso fazer para poupar dinheiro na contratação de um pintor para o meu projecto, em Odivelas?

O trabalho de um pintor profissional é pago e pode sair caro, mas há alguns truques para poupar no seu orçamento:

  • Solicite vários orçamentos (no mínimo três) para ter um bom termo de comparação. Mas não se esqueça de os ver no seu todo, comparando os serviços propostos, para além do simples preço. Por exemplo, uma limpeza pode levar mais algum dinheiro, mas vai poupar-lhe muito tempo;
  • Aproveite tintas e primários em promoção. Neste caso, pode contratar apenas a fase da aplicação da tinta e poupar algum dinheiro;
  • Prepare você mesmo os espaços a pintar. Assim o pintor precisa de menos tempo para fazer o trabalho, o que num contrato à hora pode fazer diferença;
  • Não deixe as superfícies chegarem a um estado avançado de degradação. Mesmo sendo um trabalho que exige investimento, o preço vai ser muito mais alto se as reparações forem extensas ou se precisar de muitas demãos de tinta para conseguir um bom resultado;
  • Celebre sempre um contrato. Vai diminuir os riscos de trabalhos mal executados, de atrasos prolongados e outras dores de cabeça. Ponha em contrato o que vai ser feito no projecto, quais os prazos, quem vai fornecer os materiais, a obrigatoriedade do seguro de acidentes de trabalho, o cumprimento das regras de segurança e higiene do trabalho, o valor, entre outras especificações que achar relevantes.

Vantagens de contratar um pintor na cidade de Odivelas

A grande vantagem de contratar um pintor na área do seu projecto é fazer baixar, directamente, os custos com os transportes. No erntanto, tendo em conta os excelentes acessos de Odivelas e as boas vias de comunicação da cidade com as cidades vizinhas, pode pedir orçamentos um pouco mais longe, sem que isso encareça o serviço. 

Por outro lado, se gosta da sua cidade, vai querer melhorar a economia local, o que irá certamente acontecer ao contratar um pintor da região.

Além disso, também será mais fácil de recolher opiniões pessoais sobre o trabalho do profissional antes de celebrar contrato.

Para encontrar o pintor certo, pode continuar com a homify, mas aconselhamos a que tente também outras plataformas digitais, como as redes sociais e os fóruns de discussão online. As páginas amarelas, no seu refrescado formato online, também podem ser muito úteis.