475 Materiais de construção

Área servida

Se há algo que une todos os projectos de arquitectura, design de interiores ou paisagismo, são os materiais de construção. Uma vez que está a tentar projectar a sua casa de sonho ou se está no meio de uma reforma ou reconstrução, precisará de escolher os materiais que compõem os seus espaços interiores e exteriores. Isso inclui ainda os materiais de acabamento (pisos de revestimento e as paredes, acabamentos, etc.) materiais do tamanho da estrutura do edifício (fundações de concreto, madeira ou aço, componentes estruturais, componentes de isolamento, etc).

Para além disso, quando pesquisa e pensa nos materiais que estarão presentes no seu projecto, deve ter em conta a sua qualidade formal (aparência, textura, cor, estética, etc.), mas também as suas características físicas (durabilidade, resistência física, facilidade de manutenção, etc.). Naturalmente, que pode ser difícil para um amador ter em conta toda essa informação na criação de um projecto. É por isso que se aconselha a procurar o devido profissional, um arquitecto ou um designer de interiores, para que não se esqueça também de fazer escolhas sustentáveis e acertivas.

Por falar em durabilidade, pode ser interessante para si considerar soluções que respeitem o meio ambientem, beneficiando assim não só o nosso planeta, mas também a sua carteira. Vários materiais permitem reduzir a sua factura de electricidade, para além de garantirem uma maior durabilidade dos mesmos.