Marceneiros - Vila Nova De Gaia: Encontre os melhores profissionais | homify

3 Marceneiros em Vila Nova de Gaia

Área servida

Marceneiros em Vila Nova de Gaia

Na margem sul da foz do rio Douro está Vila Nova de Gaia, um município com, aproximadamente, 302 234 habitantes no seu perímetro urbano. A cidade é uma das mais importantes da Região Norte. O crescimento expressivo que registou nas últimas décadas assentou, fundamentalmente, nos sectores industrial, comercial e de turismo.

Actualmente, o Cais de Gaia, casa das famosas caves do Vinho do Porto, é um dos locais mais visitados da região e sobressai pela animação, pela oferta cultural e pelos bons restaurantes. A costa de Vila Nova de Gaia é, também, uma das jóias do concelho que se orgulha de possuir um elevado número de praias certificadas com bandeira azul.

O município acomoda alguns do maiores centros comerciais do norte do país, assim como as fábricas e os armazéns de produção de algumas das mais importantes marcas nacionais. Para além disso, o canal público de televisão tem, em Gaia, um dos seus estúdios.

Se mora em Vila Nova de Gaia e procura um marceneiro, não deixe de ler, atentamente, as informações que incluímos neste texto.

1. O que fazem os marceneiros?

O marceneiro é o profissional que trabalha a madeira com o intuito de produzir mobiliário residencial (camas, mesas, armários, bancos, entre outros), comercial (por exemplo, balcões ou móveis de escritório) e peças de arte (esculturas e objectos de decoração). A marcenaria é um ofício que exige, aos profissionais que a ele se dedicam, criatividade e atenção ao detalhe.

O trabalho do marceneiro relaciona-se directamente com a produção artesanal de peças úteis ou decorativas que são pensadas, desenhadas e construídas para ambientes específicos, de forma a dar resposta aos desejos dos clientes. Os marceneiros desenvolvem a maior parte dos trabalhos em oficina. 

Apesar de ainda ser vista como uma arte artesanal, a marcenaria faz hoje uso de maquinaria e de sistemas informáticos que melhoram a qualidade do trabalho e ampliam o alcance do mesmo.

2. Qual é a diferença entre os marceneiros e carpinteiros?

A grande diferença entre o trabalho de um marceneiro e o de um carpinteiro está na forma como estes profissionais tratam e trabalham a madeira.

O marceneiro, profissional de uma arte que evoluiu da carpintaria, trabalha o material com alto grau de precisão, com vista a criar peças utilitárias e decorativas para um determinado ambiente, enquanto o carpinteiro trabalha a madeira maciça e cria peças estruturais e de maior dimensão.

Ambos os profissionais são fundamentais na área da construção civil e dificilmente poderão existir um sem o outro. Ainda assim, apesar de os trabalhos se confundirem em alguns aspectos, pode-se distinguir o ofício de um marceneiro do de um carpinteiro pela forma como cada um encara o processo. O marceneiro produz um trabalho mais delicado, artístico e de menor dimensão, ao passo que o carpinteiro produz peças volumosas e estruturais, como telhados ou cofragens.  

3. Que tipo de trabalho se pode encomendar a um marceneiro?

Móveis: no que diz respeito aos móveis, é inegável que a oferta é abundante nas mais variadas lojas. Contudo, se idealiza uma peça especial que não encontra em mais lado nenhum ou que tenha até sido desenhada por si, o marceneiro é o profissional mais indicado para dar vida ao seu desejo. Os marceneiros são muito requisitados para o fabrico de móveis, inclusive móveis à medida para cozinhas, casas de banho ou para zonas específicas da casa como o vão das escadas que, não raras as vezes, é aproveitado para a incorporação de um móvel para arrumação adicional.

Portas, janelas e outros elementos para a casa: uma das coisas que liga os marceneiros e os carpinteiros é o facto de os primeiros fabricarem peças que são, posteriormente, instaladas pelos segundos. Nas suas oficinas, os marceneiros podem, por exemplo fabricar portas, janelas, caixilharias, divisórias ripadas ou rodapés, que são levados para os locais da obra e colocados pelos carpinteiros.

Objectos decorativos: os marceneiros debruçam-se, também, sobre o fabrico de peças ornamentais, como esculturas em madeira, caixas para jóias, taças, tamboretes ou molduras.

Restauro: o restauro de móveis de madeira pode ser levado a cabo por um marceneiro. Há marceneiros que se especializam nesta área e que prestam serviços muito variados na mesma oficina.

4. Que formação possuem os marceneiros?

Os marceneiros podem encetar o seu percurso numa oficina enquanto aprendizes e ajudantes. Durante esse período, adquirem as competências indispensáveis ao exercício da profissão. Mais tarde, podem acabar por ficar a trabalhar na oficina onde começaram ou, então, estabelecer-se por contra própria. Alguns profissionais, optam por integrar uma empresa de construção. Por um lado, é mais fácil se o fizerem já que não têm que construir uma rede de contactos e de chamar clientes.

No que toca à formação, é uma mais-valia o marceneiro procurar enriquecer o currículo com cursos e workshops que, entre outras coisas, lhe permita estar, permanentemente, actualizado ao nível tecnológico.

Para se sentir mais seguro, recomendamos que contrate um marceneiro com boas qualificações e alguns anos de experiência.

5. Que madeiras usam os marceneiros?

Os marceneiros, ao contrário dos carpinteiros, trabalham com madeiras nobres. É importante que as madeiras tenham qualidade para não se comprometer a qualidade dos móveis, das peças de decoração ou das estruturas para as casas.

As madeiras nobres mais utilizadas são o plátano, a nogueira, o carvalho, a oliveira e o castanheiro. Antes de avançar com o seu projecto, deve escolher o tipo de madeira em colaboração com o marceneiro. Este profissional saberá qual é a melhor madeira para cada trabalho, mas é fundamental que o cliente goste do aspecto da mesma. Avalie a madeira do ponto de vista da cor, da textura, do grão e da versatilidade. Há madeiras mais usadas em espaços minimalistas, outras que são favorecidas em ambientes rústicos, e assim por diante. Esteja, no entanto, aberto à opinião do marceneiro que conhece esta matéria-prima melhor do que ninguém.

6. O que considerar antes de contratar um marceneiro?

Antes de escolher um marceneiro, considere os seguintes aspectos:

  • Em primeiro lugar, deve definir aquilo de que precisa para poder comunicar, com clareza, a sua ideia ao marceneiro que contratar. É a partir daí que se começarão a tirar medidas, a fazer os esboços e a escolher os materiais;
  • Quando começar a procurar marceneiros, analise os portefólios de vários profissionais e seleccione aqueles de que mais gosta. Esteja atento aos pormenores das peças e aos acabamentos. A qualidade vê-se nos detalhes;
  • Encontre-se, pessoalmente, com os marceneiros que escolheu e aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Tente perceber se está perante profissionais competentes, disponíveis e que compreendam o seu estilo;
  • Não avance sem, primeiro, pedir orçamentos. Comparar preços permitir-lhe-á ficar a par dos valores praticados e fazer uma escolha que vá ao encontro daquilo que pretende gastar;
  • É recomendável procurar as avaliações deixadas pelos antigos clientes. Se não as encontrar online, deve perguntar ao profissional como pode ter conhecimento delas ou se é possível pô-lo em contacto com alguém que já tenha recorrido ao seu serviço.

7. Como é que a homify me pode ajudar a contratar um marceneiro em Vila Nova de Gaia?

Se procura um marceneiro em Vila Nova de Gaia, comece a sua pesquisa pela homify. No nosso site, partilhamos projectos levados a cabo por profissionais de diferentes áreas. Entre elas, está a da marcenaria. O nosso objectivo é dar a conhecer o que de melhor se faz em Portugal e no mundo e criar uma ponte entre os leitores e os profissionais. A partir das fotografias, consegue chegar aos nomes dos responsáveis pelos projectos e, por conseguinte, aos contactos e às moradas dos seus gabinetes, ateliers, empresas ou oficinas. Lembramos que é possível registar-se, de forma gratuita, na homify e guardar, em álbuns, as suas fotografias preferidas. Para, mais tarde, lhes conseguir aceder facilmente, atribua um tema a cada álbum.

8. Para além da homify, onde posso procurar um marceneiro em Vila Nova de Gaia?

Esperamos que encontre um profissional à sua medida aqui na homify. Se não for o caso, faça uma pesquisa no Google e tire partido do poder das redes sociais, onde pode chegar às páginas profissionais dos marceneiros ou fazer uma publicação no mural do seu perfil, a perguntar aos seus amigos se conhecem alguém. É uma forma fácil de chegar a muitas pessoas ao mesmo tempo.

Indague, igualmente, junto das lojas de construção e de bricolagem. Os marceneiros compram materiais, ferramentas e equipamento nestas superfícies comerciais, pelo que os funcionários que lá trabalham podem saber recomendar-lhe alguém.