Marceneiros - Vila Nova De Famalicao: Encontre os profissionais ideais | homify

2 Marceneiros em Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Famalicão – a tradição com os olhos postos no futuro

Viver em Vila Nova de Famalicão é bom. Em todas as pesquisas e testemunhos recolhidos, reconhecemos uma cidade calma e organizada, com boa empregabilidade, excelentes espaços verdes para os seus habitantes e até uma boa vida nocturna.

Situada numa posição geográfica central, entre o litoral e Espanha, Vila Nova de Famalicão está no terceiro lugar do ranking dos concelhos mais exportadores e aloja empresas de vulto, para além de possuir instituições destinadas a fomentar o conhecimento e a inovação.

Mas Famalicão não é só indústria de peso e modernidade. Aqui, os saberes tradicionais e as pequenas empresas encontram o ninho perfeito para prosperar, tendo mesmo empresas focadas a inovar numa área tão tradicional como a marcenaria, casando técnicas antigas com designs modernos.

Se procura ideias para trabalhos de marcenaria para tornar a sua casa mais perfeita e quer encontrar os profissionais certos em Vila Nova de Famalicão e arredores, veio à página ideal! 

A homify é uma plataforma que agrega os melhores profissionais, funcionando como uma montra para os seus trabalhos mais relevantes. Tem a possibilidade de criar livros de ideias para documentar as suas preferências e, cada imagem que escolher para o seu livro de ideias, dá-lhe acesso aos contactos dos profissionais, com quem pode comunicar a partir daqui. Só tem de se registar no nosso site para começar a planear a sua casa de sonho!

Mas, antes de prosseguir, fique mais um pouco por aqui e saiba mais sobre a profissão de marceneiro.

Que formação têm os marceneiros?

Não há uma frequência obrigatória de um curso de marcenaria para trabalhar como marceneiro. Esta é uma profissão tradicional, em que a técnica assume uma importância muito grande, sendo a aprendizagem prática  mais relevante do que qualquer aula teórica. Mesmo assim, os cursos de marceneiro oferecem bases teóricas em várias áreas, como informática e gestão, para melhorar o serviço ao cliente e facilitar a criação dos designs a replicar na madeira.

Actualmente, assiste-se a uma recuperação deste saber tradicional, com licenciados de diversas áreas relevantes, como o design de mobiliário, o design de interiores e até a arquitectura, a voltarem à marcenaria tradicional, injectando-a com a vitalidade nas tendências modernas.

Preciso de um marceneiro ou de um carpinteiro?

A resposta a esta pergunta depende directamente do tipo de trabalho que pretende. As profissões de marceneiro e carpinteiro são diferentes, embora ambas tenham como base o trabalho da madeira.

Os carpinteiros executam trabalhos mais técnicos, vocacionados para a função, por vezes em detrimento da estética, embora acabem por fazer obras muito bonitas. Precisam de ter precisão e conhecimentos específicos para interpretar projectos, sobretudo para construir elementos para a construção civil e naval. 

Os marceneiros têm tarefas mais finas e artísticas, voltadas para a decoração e para o embelezamento das peças de madeira. 

Ambas as profissões se complementam e os marceneiros são muitas vezes chamados a complementar trabalhos de marcenaria.

Então, se precisa de uma estrutura de telhado, de uma pérgula no jardim ou de cofragens para a construção da sua casa (entre muitos outros trabalhos), precisa de um carpinteiro.

Se quer uma mesa com pernas torneadas ou um banco entalhado, precisa de um marceneiro.

Que tarefas faz um marceneiro no seu trabalho?

  • Faz o design das peças que irá fabricar, usando esboços ou programas de computador;
  • Interpreta os desenhos, modelos e especificações de projectos concebidos por outros profissionais como designers de interiores ou arquitectos;
  • Risca, corta e trabalha a madeira, usando as ferramentas apropriadas;
  • Monta as suas criações nos locais ou nas peças indicadas, encaixando-as e prendendo-as com os materiais adequados;
  • Dá os acabamentos às peças fabricadas para que sejam mais duradouras, pintando, envernizando ou encerando as suas superfícies;
  • Instala as ferragens apropriadas, como puxadores, dobradiças, tachas e outros, nas peças que constrói;
  • Faz a manutenção adequada às suas ferramentas e equipamentos eléctricos.

Que tipos de trabalhos de marcenaria existem?

  • Embutidos – Consiste em unir placas ou peças de madeira com cores diferentes para formar uma peça única, ou uma imagem sobre uma base sólida. É um trabalho de precisão, que exige uma visão de conjunto e uma boa conjugação de cores e texturas, além de foco e paciência;
  • Talha – provavelmente, quando pensa em talha, lembra-se imediatamente da talha dourada das igrejas, mas também há talha belíssima para usar em sua casa. Pode usar esta técnica em móveis clássicos, como peças decorativas individuais ou como parte de outras peças (a que se une através de entalhes;
  • Encaixes – os encaixes são trabalhos fundamentais em marcenaria, sendo usados na união dos vários componentes de uma obra. Existem vários tipos de encaixes, como, por exemplo, a espiga, a cavilha e os pinos. Para ter uma ideia exacta daquilo de que falamos, pense nas uniões das peças de uma gaveta;
  • Torneados – estes são dos trabalhos mais conhecidos em marcenaria. Pernas de mesas, cadeiras e corrimões são bons exemplos deste tipo de peças de marcenaria;
  • Restauro de peças antigas – este ramo da marcenaria está cada vez mais na moda e tem muita procura, seguindo a tendência de reutilizar móveis antigos, recuperados em espaços bem modernos.

Tenho vantagens em contratar marceneiros em Vila Nova de Famalicão?

A proximidade faz baixar os custos e fomenta a economia local, mas os bons acessos a Vila Nova de Famalicão deixam-lhe uma boa área de procura nas cidades vizinhas, sem que isso faça subir muito os preços.

Para encontrar o profissional certo para si, pode usar os métodos mais modernos, recorrendo às redes sociais e a motores de busca online, ou seguir os mais tradicionais, usando as recomendações pessoais como guia para a escolha. Mas, seja qual for o método seleccionado, não se esqueça de formar uma ideia clara do que pretende e de pedir mais do que um orçamento para o seu projecto (mínimo de três).

Quanto custa contratar o trabalho de um marceneiro?

Não é possível estabelecer aqui um preço para trabalhos tão abrangentes como os de marcenaria. O preço do seu projecto vai depender de muitos factores, entre eles a complexidade, o tipo de madeira e o tipo de trabalho pretendido. Isto sublinha a importância de solicitar vários orçamentos, no entanto, não descure na experiência do marceneiro que contratar. Evite seguir, apenas, pela via do dinheiro e valorize a experiência. 

Pesquisar imagens relacionadas