Marceneiros - Vila Franca De Xira: Encontre os profissionais ideais | homify

1 Marceneiros em Vila Franca de Xira

Vila Franca de Xira – mais do que apenas touros

Falar de Vila Franca de Xira implica falar de touros, das lezírias, da festa brava. A cidade e o Concelho estão fortemente ligados a esta actividade, goste-se ou não, e as celebrações da cidade reflectem essa realidade, com óbvio destaque para as Festas do Colete Encarnado.

Mas Vila Franca de Xira é muito mais do que campinos, touros e cavalos. O seu património histórico, a sua gastronomia que inclui o peixe de rio, e as maravilhosas paisagens nas margens do Tejo são motivos maravilhosos para gostar desta região. 

O município faz parte da região da Grande Lisboa e as suas freguesias mais próximas da capital, como Vialonga ou Póvoa de Santa Iria, são extremamente populosas.

Apesar das assimetrias urbanísticas entre as várias freguesias, o município tenta proporcionar uma boa qualidade de vida aos seus munícipes.

Um dos grandes pilares para quem vive em Vila Franca é o excelente parque escolar, com ensino regular e técnico, onde se destaca o curso de marcenaria.

Esta actividade artesanal tem alguma relevância na região, com oficinas de carpintaria, marcenaria e de restauro a aparecerem em qualquer pesquisa rápida sobre o tema.

Se procura marceneiros em Vila Franca de Xira, veio ao sítio certo. Na homify, encontra muitas imagens de trabalhos inspiradores e com elas os contactos dos profissionais que os fizeram. Chega de pesquisas aleatórias e de imagens fantásticas, sem uma proveniência clara! Aqui, encontra o que precisa, da maneira mais cómoda. Só tem de se registar para começar a criar livros de ideias com as suas imagens preferidas.

Mas antes de continuar a explorar o nosso site, descubra algumas curiosidades sobre a profissão de marceneiro.

O que é a marcenaria

A marcenaria é uma arte muito antiga, que se dedica a criar peças artísticas em madeira que são, posteriormente, adicionadas a peças de carpintaria, embora possa tratar-se apenas de ornamentos decorativos. O marceneiro trabalha, normalmente, numa oficina, pois o seu labor requer delicadeza e ferramentas não portáteis, embora também possa trabalhar no local de montagem das peças, para fazer acabamentos e encaixes.

Marceneiros e carpinteiros

Estes profissionais fazem trabalhos que, muitas vezes, acabam por ser complementares. Ambos trabalham a madeira, mas de diferentes formas e com finalidades distintas.

Os carpinteiros fazem um trabalho mais funcional, direccionado para o lado prático, trabalhando a madeira e os seus derivados para criar uma grande variedade de trabalhos para a casa e para a construção, que vão desde as estruturas para o telhado até ao mobiliário. Não quer dizer que não produzam peças muito bonitas, simplesmente não utilizam sempre a madeira esculpida e polida.

Os marceneiros, pelo contrário, têm como principal missão procurar a beleza escondida no coração da madeira natural, usando para isso instrumentos modernos, mas sobretudo equipamentos intemporais, desde sempre ligados ao ofício, como formões e plainas.

O que faz um marceneiro no seu trabalho?

Tarefas dos marceneiros

  • Faz o design das peças a produzir, através de esboços ou programas de computador;
  • Analisa e põe em prática os desenhos, modelos ou instruções contidos nos projectos de outros profissionais como designers de interiores ou decoradores;
  • Esculpe a madeira depois de a riscar segundo o plano, cortando, lixando e torneando entalhes para criar os motivos desejados;
  • Faz a montagem e a união das peças entalhadas, encaixando-as ou prendendo-as com os métodos apropriados;
  • Dá o acabamento e protege as peças fabricadas através de pintura, envernizamento ou cera;
  • Instala as ferragens necessárias ao bom funcionamento da obra (puxadores, dobradiças, tachas… );
  • Faz a devida manutenção aos instrumentos de trabalho;
  • Produz vários tipos de obras, como cantaria ou embutidos, especializando-se, muitas vezes, 

        num deles.

Que tipo de trabalhos posso encomendar a um marceneiro em Vila Franca de Xira?

Se pensa que os marceneiros só fazem trabalhos antiquados, sem lugar nas casas modernas, está totalmente enganado! Mesmo que prefira ambientes minimalistas, há sempre lugar a um bom trabalho em madeira.

Assim, pode encomendar várias peças ao seu marceneiro:

  • Painéis decorativos – não falamos daqueles trabalhos que existiam nas casas das nossas avós. Os marceneiros conseguem esculpir e criar praticamente tudo, por isso o seu desenho favorito ou uma criação do seu designer não está fora de alcance;
  • Acabamentos para escadas e corrimões – bolas, volutas, corrimões de madeira polida… Há todo um mundo de acabamento para explorar;
  • Peças para barcos – há marceneiros especializados em produzir peças para este nicho;
  • Mesas e cadeiras trabalhadas – os marceneiros são especialistas em peças de época, como mesas ou as cadeiras com as pernas ao estilo Luís XIV, entre outras;
  • Talha – embora seja uma área mais vocacionada para mercados específicos, como as peças religiosas, também pode usá-la em sua casa;
  • Conservação e restauro de peças antigas – pela sua essência tradicional, a marcenaria é agora muito utilizada para recuperar e restaurar peças antigas com este tipo de trabalhos. Se falta um aplique naquela mesa maravilhosa que comprou na feira da ladra, peça a um marceneiro para fazer uma de substituição;
  • Outras, em função das suas necessidades.

Há alguma vantagem em contratar em Vila Franca de Xira?

Sim, tem algumas vantagens em contratar na sua região, ou o mais próximo possível. Normalmente, o trabalho do marceneiro é feito em oficina, o que implica o transporte da peça para o local da instalação. Por outro lado, à excepção de pequenas peças, que pode ir buscar por si mesmo, as peças de madeira maciça são bastante pesadas. Tudo isto gera custos que serão mais elevados quanto maior for a distância da oficina ao local onde são entregues e instaladas as peças.

Deve, ainda, considerar que este trabalho, minucioso e artesanal, pode ser um motor para a economia local e, ao contratar na sua região, está a desenvolvê-la.

Quanto custa o trabalho de um marceneiro em Vila Franca de Xira?

Tendo em conta tudo o que referimos até aqui, é fácil perceber que não é possível estabelecer um preço para o trabalho de marcenaria, pois o custo final depende directamente do material escolhido e da complexidade do trabalho, entre outros factores. O nosso conselho é que faça uma pesquisa aprofundada, procurando profissionais que produzam peças que enquadrem no seu estilo e peça orçamentos. Esteja aberto ao debate, porque pode ter de negociar.

Pesquisar imagens relacionadas