Falar de Vila Franca de Xira implica falar de touros, das lezírias, da festa brava. A cidade e o Concelho estão fortemente ligados a esta actividade, goste-se ou não, e as celebrações da cidade reflectem essa realidade, com óbvio destaque para as Festas do Colete Encarnado.
Mas Vila Franca de Xira é muito mais do que campinos, touros e cavalos. O seu património histórico, a sua gastronomia que inclui o peixe de rio, e as maravilhosas paisagens nas margens do Tejo são motivos maravilhosos para gostar desta região.
O município faz parte da região da Grande Lisboa e as suas freguesias mais próximas da capital, como Vialonga ou Póvoa de Santa Iria, são extremamente populosas.
Apesar das assimetrias urbanísticas entre as várias freguesias, o município tenta proporcionar uma boa qualidade de vida aos seus munícipes.
Um dos grandes pilares para quem vive em Vila Franca é o excelente parque escolar, com ensino regular e técnico, onde se destaca o curso de marcenaria.
Esta actividade artesanal tem alguma relevância na região, com oficinas de carpintaria, marcenaria e de restauro a aparecerem em qualquer pesquisa rápida sobre o tema.
Se procura marceneiros em Vila Franca de Xira, veio ao sítio certo. Na homify, encontra muitas imagens de trabalhos inspiradores e com elas os contactos dos profissionais que os fizeram. Chega de pesquisas aleatórias e de imagens fantásticas, sem uma proveniência clara! Aqui, encontra o que precisa, da maneira mais cómoda. Só tem de se registar para começar a criar livros de ideias com as suas imagens preferidas.
Mas antes de continuar a explorar o nosso site, descubra algumas curiosidades sobre a profissão de marceneiro.
A marcenaria é uma arte muito antiga, que se dedica a criar peças artísticas em madeira que são, posteriormente, adicionadas a peças de carpintaria, embora possa tratar-se apenas de ornamentos decorativos. O marceneiro trabalha, normalmente, numa oficina, pois o seu labor requer delicadeza e ferramentas não portáteis, embora também possa trabalhar no local de montagem das peças, para fazer acabamentos e encaixes.
Estes profissionais fazem trabalhos que, muitas vezes, acabam por ser complementares. Ambos trabalham a madeira, mas de diferentes formas e com finalidades distintas.
Os carpinteiros fazem um trabalho mais funcional, direccionado para o lado prático, trabalhando a madeira e os seus derivados para criar uma grande variedade de trabalhos para a casa e para a construção, que vão desde as estruturas para o telhado até ao mobiliário. Não quer dizer que não produzam peças muito bonitas, simplesmente não utilizam sempre a madeira esculpida e polida.
Os marceneiros, pelo contrário, têm como principal missão procurar a beleza escondida no coração da madeira natural, usando para isso instrumentos modernos, mas sobretudo equipamentos intemporais, desde sempre ligados ao ofício, como formões e plainas.
Tarefas dos marceneiros
num deles.
Se pensa que os marceneiros só fazem trabalhos antiquados, sem lugar nas casas modernas, está totalmente enganado! Mesmo que prefira ambientes minimalistas, há sempre lugar a um bom trabalho em madeira.
Assim, pode encomendar várias peças ao seu marceneiro:
Sim, tem algumas vantagens em contratar na sua região, ou o mais próximo possível. Normalmente, o trabalho do marceneiro é feito em oficina, o que implica o transporte da peça para o local da instalação. Por outro lado, à excepção de pequenas peças, que pode ir buscar por si mesmo, as peças de madeira maciça são bastante pesadas. Tudo isto gera custos que serão mais elevados quanto maior for a distância da oficina ao local onde são entregues e instaladas as peças.
Deve, ainda, considerar que este trabalho, minucioso e artesanal, pode ser um motor para a economia local e, ao contratar na sua região, está a desenvolvê-la.
Tendo em conta tudo o que referimos até aqui, é fácil perceber que não é possível estabelecer um preço para o trabalho de marcenaria, pois o custo final depende directamente do material escolhido e da complexidade do trabalho, entre outros factores. O nosso conselho é que faça uma pesquisa aprofundada, procurando profissionais que produzam peças que enquadrem no seu estilo e peça orçamentos. Esteja aberto ao debate, porque pode ter de negociar.