Marceneiros - Oeiras: Encontre os profissionais ideais | homify

5 Marceneiros em Oeiras

Oeiras e o respeito pelas madeiras

Oeiras tem uma história muito antiga, que remonta à pré-história, graças ao seu clima ameno, à abundância da água, à sua privilegiada posição geográfica e à qualidade dos seus solos.

Todas estas características continuam bem presentes no século XXI. Por exemplo, em 2018, o Município de Oeiras trouxe três mil oliveiras, das áreas inundadas pela barragem do Alqueva, com o propósito de as salvar. Muitas destas árvores têm mais de 500 anos, o que exigiu que o seu transplante fosse realizado com o máximo de cuidado. 

Neste sentido, a madeira é um recurso muito importante para a região. Está presente em vários locais (Igrejas, Museus, Câmara Municipal… ) e sob as mais diversas formas, como em acabamentos de madeira, móveis, revestimentos, entre outros. 

Se procurar um especialista em madeiras, para realizar o seu projeto, não hesite em contratar um marceneiro. 

O que pode esperar do seu marceneiro de Oeiras?

Às vezes, os móveis pré-fabricados que encontramos em lojas comuns, não correspondem às nossas expetativas ou não se encaixam no espaço mais peculiar que temos lá em casa. Seja um roupeiro com uma solução de arrumação específica ou um vão das escadas com dimensões irregulares, é habitual ser necessário um móvel com um design muito específico. Assim, uma boa alternativa para resolver este problema passa por contratar um marceneiro, que através da sua experiência e habilidade, dá vida às suas ideias.

Além disso, um marceneiro pode renovar, de forma criativa, uma peça de mobiliário de grande qualidade, herdada pela sua família. Assim, não sofre o desgosto de ter que se desfazer dela. O trabalho poderá passar pela correção de algumas falhas ou pela modernização da peça antiga, para um design mais contemporâneo.

É de referir que o marceneiro utiliza técnicas exclusivas para o desenvolvimento do seu trabalho e  só utiliza matéria-prima nobre e de boa qualidade, como a cerejeira, a oliveira, o carvalho, etc. 

O trabalho do marceneiro, para além de poder requerer a alteração e acrescentos de estruturas convencionais de diversos tipos de madeira, pode também incluir funções de trabalho complementares, como o folheamento de materiais, a fabricação de moldes, a flexão (para dar uma forma curva) de partes, a escultura de componentes e a montagem de elementos de carpintaria arquitetónica.

Finalmente, o marceneiro deve ser capaz de interpretar planos e distinguir entre produtos de madeira e derivados da madeira, para assim poder usar, adequadamente, as suas ferramentas. Deve, ainda, aplicar as regras de segurança e higiene no trabalho, de modo a respeitar as leis.

O que pode fazer para facilitar a comunicação com o seu marceneiro oeirense?

Quando recorrer a um marceneiro, deve ter as suas ideias bem claras e definidas, para que o profissional possa realmente perceber o que pretende. 

Neste sentido, pode criar um esboço do que deseja. Claro que não precisa de ser uma obra similar a do Picasso! Se não se sentir à vontade para desenhar, pode sempre recorrer a aplicações online para realizar uma maquete em 3D. Estas maquetes, não só mostram a posição e as medidas do móvel, como a forma como ficarão organizados em sua casa. Existem, por exemplo, os programas denominados Sweet Home 3D Online; Autodesk Homestyler e Roomle

Além disso, pode e deve ir procurar ideias e imagens do tipo de material e design que pretende. No fundo, é como criar um Moodboard, que poderá ser em papel ou em formato digital, com todas as informações relevantes para criar o seu móvel.

Com tudo isto, o seu marceneiro saberá como realizar o trabalho de forma eficaz, sem que haja mal-entendidos e confusões. Uma boa comunicação é a chave do sucesso.

Como entrar em contacto com um marceneiro perto da minha casa, em Oeiras?

Se tem a possibilidade de contratar um marceneiro que esteja perto da sua casa, não precisa de procurar um marceneiro que esteja em Coimbra ou no Porto, por exemplo. Até porque existem várias vantagens em contratar um profissional da nossa área de residência. Por exemplo: 

  • O custo de deslocação pode não integrar o orçamento e, se for contemplado, não será muito elevado;
  • Tem um maior conhecimento da realidade de Oeiras, logo poderá integrar características do Concelho na peça que será produzida;
  • Conhece os materiais da região, logo pode reduzir os custos da peça;
  • Está habituado a trabalhar com os fornecedores da zona;
  • Consegue obter mais referências acerca do marceneiro;
  • É mais prático em termos de visitas, quer da sua parte, quer da parte do profissional.

O que considerar antes de contratar um marceneiro, em Oeiras?

Antes de mais, é importante procurar entre 3 a 4 marceneiros, da sua zona de residência, de modo a ter um termo de comparação e assegurar-se do seguinte: 

  • a experiência que o profissional tem é fundamental, pois dá-lhe alguma segurança para o trabalho a executar. Peça-lhe algumas fotografias de projetos já realizados. Com o telemóvel, hoje em dia, não há desculpas para não ter uma fotografia;
  • Pergunte sobre o tipo de material que costuma trabalhar e quais as razões da sua eleição (se é por preferência, pelo preço, pelo tipo de acabamento, pela durabilidade, etc.);
  • Verifique se o orçamento está bem discriminado (material, ferramentas, tinta, horas de trabalho, deslocação, etc.). Também deve estar estipulado o início do trabalho e o prazo de entrega;
  • Se no orçamento não estiver contemplado a forma como irá pagar, deve questionar sobre isso. Provavelmente, poderá pagar uma percentagem do valor no início e o restante no fim do trabalho. Atenção, nunca pague tudo antes do serviço estar completo; 
  • Tente obter referências do profissional. A oficina pode ter uma página nas redes socais, o que facilita esta perceção.

Onde pode procurar um marceneiro em Oeiras?

Independentemente de todas as ofertasque possa encontrar no mercado, nada se equipara a um trabalho feito pelas mãos de um artesão, registado na homify. Neste sentido, se quiser ter um marceneiro de confiança e com grande distinção profissional, não hesite em recorrer à página da homify

Mas afinal como funciona a nossa plataforma? É fácil, nós explicamos: 

Como sabe a homify é uma página que reúne diversos profissionais da área da arquitetura, design, construção e decoração. O nosso objetivo não é criar projetos, mas sim guiá-lo até encontrar aquilo que idealizou para si. Através da homify, pode encontrar o profissional que mais se adapta ao tipo de trabalho que pretende, que neste caso particular é o de marceneiro. Mas não é só. Ao navegar pela nossa página, poderá encontrar imagens, conselhos, artigos informativos, etc. Pode também filtrar pela sua área de residência, estilo, espaços… . Enfim, quanto mais específica for a sua pesquisa, mais fácil será a possibilidade de encontrar o que pretende. Cada imagem da nossa plataforma está ligada a um profissional. Se gostou do projeto que viu, clique em cima da imagem e peça mais informações ou solicite um orçamento. Tudo diretamente através da página da homify, que pode ser consultada a partir do seu computador ou do seu telemóvel. Se quiser, pode analisar as avaliações de anteriores clientes, pois ajudam sempre a escolher o profissional. 

Não hesite em registar-se, é fácil e totalmente gratuito! Se preferir, também pode descarregar no seu telemóvel a nossa aplicação a custo zero. Poderá guardar as imagens que mais gostar, em livros de ideias, e estar sempre a par das novidades e últimas tendências. 

Onde pode continuar a sua pesquisa?

Embora a homify seja a plataforma mais fácil e rápida de usar para encontrar um profissional à altura das suas expetativas, existem outros meios de pesquisa. Nomeadamente, através dos contactos pessoais, como os amigos, familiares, vizinhos ou colegas de trabalho. De certeza, que um deles já ouviu falar num marceneiro em Oeiras. Até pode usar as suas redes sociais para fazer um broadcast mais eficiente da sua necessidade. 

A Câmara Municipal de Oeiras também poderá ter um contacto de um marceneiro, por ser uma profissão de artesanato e de prestígio para o Concelho. 

Agora que já está familiarizado com esta profissão, pode começar a inspirar-se para a sua casa: Armários feitos à medida (espaços esconsos).

Pesquisar imagens relacionadas