A especulação imobiliária na capital tem progressivamente empurrado os seus habitantes para a periferia. A seguir à chegada dos moradores vindos do interior, trazidos pelo êxodo populacional rumo aos grandes centros urbanos que começou na década de 60 e se prolongou até ao início da década de 80, paulatinamente as cidades da Área Metropolitana de Lisboa têm vindo a ser ocupadas por moradores saídos da própria capital.
Os preços altos, inflacionados pela crescente procura despoletada pelo aumento da actividade turística estão, de novo, a fazer crescer cidades como Odivelas. Mas desengane-se quem pensa que o crescimento actual está a acontecer nos mesmos moldes. O cuidado posto no planeamento urbanístico, paisagismo e na qualidade de vida dos cidadãos melhorou muito. Obviamente, não é possível reverter a construção feita há tanto tempo, mas há um esforço no sentido de melhorar.
Odivelas, em particular, tem vindo a beneficiar com a proximidade da capital e com a chegada do metropolitano, que a deixou a pouco mais de 15 minutos da Praça do Marquês de Pombal, no coração de Lisboa, e a tornou muito apetecível. E tem tudo o que é preciso para viver com conforto: - espaços verdes renovados, escolas, uma universidade, alguma vida nocturna, restaurantes com boa qualidade e, em especial, habitação mais barata.
Embelezar a nossa casa é um objectivo de sempre e o trabalho dos marceneiros muito contribui para isso. Se chegou até aqui, provavelmente estará à procura de um profissional de marcenaria, mas antes de continuar com a sua pesquisa, fique por cá e descubra mais sobre esta profissão, como encontrar o profissional certo e até como tirar partido da homify!
Até há alguns anos, a marcenaria era uma arte passada de artesão para aprendiz e, mesmo agora, não há frequência obrigatória de um curso para trabalhar como marceneiro. A aprendizagem prática continua a ser fundamental para esta actividade, sendo mais relevante do que qualquer aula teórica. No entanto, existem cursos de marceneiro que servem também para leccionar bases teóricas em várias outras áreas, como informática na óptica do utilizador e gestão básica, que permite ao profissional prestar um serviço de melhor qualidade, facilitando o contacto com os clientes e a criação dos designs a replicar na madeira.
E se antes os marceneiros começavam quase crianças a aprender na oficina, hoje em dia vemos licenciados de diversas áreas, como o design de mobiliário, a decoração e a arquitectura, a regressarem à marcenaria tradicional, mesclando-a com as tendências mais modernas.
Os marceneiros e os carpinteiros fazem trabalhos em madeira, o que acaba por criar muita afinidade entre ambas as profissões, sendo mesmo complementares, com a marcenaria a servir muitas vezes para ornamentar as peças de carpintaria.
Os carpinteiros fazem um trabalho destinado a ser funcional e estrutural, usando madeira e os seus derivados para criar muitos elementos de uma casa, seja na sua construção, formando estruturas de suporte (cofragens) e para o telhado, ou no seu preenchimento, criando mobiliário à medida. Produzem peças que podem ser muito bonitas mas, normalmente, a parte dos elementos decorativos fica a cargo dos marceneiros.
Os marceneiros trabalham, sobretudo, a beleza escondida no coração da madeira natural. Usam uma arte ancestral que utiliza ferramentas antigas, por um lado, e ferramentas eléctricas de precisão, por outro.
Se tem dúvidas acerca dos trabalhos usualmente produzidos pelos marceneiros:
Por vezes, podem surgir dúvidas acerca da utilização da homify, mas não queremos que isso aconteça.
A homify é uma plataforma digital, que agrega um grande número de profissionais, sendo útil tanto para as empresas como para os seus clientes.
Para os profissionais, a homify serve como uma montra que expõe os seus trabalhos. Para usufruir deste serviço, precisam de se inscrever (gratuitamente) no nosso site, preencher todos os dados necessários e carregar as imagens selecionadas.
Para os potenciais clientes, a homify é uma fonte permanente de inspiração. Aqui, encontra as imagens mais interessantes, os trabalhos mais inspiradores e os profissionais que os fizeram, podendo contactar directamente com eles, a partir da nossa página. Tem também à sua disposição artigos diários com ideias, dicas, propostas e muito mais!
Há marceneiros em todas as regiões do país e Odivelas não é excepção mas, se não encontrar o que procura nas redondezas, pode procurar nas cidades próximas, como Loures ou Lisboa.
A Internet é a ferramenta certa para a procura de profissionais, por isso os motores de busca são os seus melhores amigos. As redes sociais, como Facebook, o LinkedIn ou o Instagram são também bons meios de pesquisa.
Mas como a arte da marcenaria ainda é muito tradicional, pode não encontrar tudo o que procura online. Neste caso, pode optar por recomendações pessoais.
Esta é uma questão de difícil resposta, uma vez que o tipo de madeira, o tempo despendido no projecto e a sua complexidade são únicos para cada trabalho. Ainda assim, podemos dizer que, genericamente, um trabalho de marcenaria custa entre 70 e os 1500 Euros, o que acaba por não ser grande ajuda. Nesse sentido, aconselhamos a que contacte directamente diversos marceneiros e peça, pelo menos, 3 orçamentos para o tipo de trabalho que pretende desenvolver. Assim, será mais fácil antever o investimento a fazer!