Marceneiros - Guimaraes: Encontre os melhores profissionais | homify

2 Marceneiros em Guimarães

Área servida

Guimarães – a cidade-berço da nação

Falar de Guimarães é falar do nascimento de Portugal. Foi na cidade de Vimaranes (assim denominada, possivelmente, em homenagem a Vímara Peres, um dos responsáveis pela repovoação da linha entre o Minho e Douro, antes da entrega do Condado Portucalense a Henrique de Borgonha) que começou aquilo a que hoje chamamos casa. Foi aqui que nasceu D. Afonso Henriques e foi, a partir daqui, que este conquistou as terras aos mouros, expandindo assim as fronteiras do nosso país.

Embora seja uma cidade com uma incrível ligação ao nosso passado, Guimarães é uma sede de concelho moderna e dinâmica, que soube aliar na perfeição as suas raízes históricas aos desafios que o presente lhe traz. Foi, em 2012, Capital Europeia da Cultura, denominação dada pela União Europeia às cidades promovidas a esta categoria por esta entidade. Esta promoção tem como principal objectivo dar a oportunidade a cidades europeias de se darem a conhecer à Europa, durante o período de um ano, através de actividades culturais.

Com cerca de 160 mil habitantes, espalhados pelas suas 48 freguesias, Guimarães localiza-se perto do Porto e de Braga, ao mesmo tempo que tem a sua identidade muito bem vincada. Precisa de um marceneiro que o ajude a fazer ou concluir um projecto em sua casa? Saiba como este profissional o pode ajudar e como encontrá-lo no norte do país.

Homify – o que podemos fazer por si

A homify é uma plataforma online, que permite aos leitores uma maior proximidade aos profissionais envolvidos na construção ou remodelação de um imóvel. Seja para desenhar o interior de uma casa ou para tornar um jardim mais harmonioso, a homify é o site que deve explorar quando precisar de fazer alguma intervenção em sua casa ou no seu escritório.

Como é que o podemos ajudar?

Quando entra no site da homify, pode reparar em quatro separadores diferentes no topo da página: Espaços, Profissionais, Revista e DIY. Se o que procura é:

  • inspiração – aconselhamo-lo a visitar o primeiro separador Espaços, onde irá encontrar várias imagens divididas por todas as divisões que compõem uma casa (quartos, jardins, cozinhas, etc.). Cada imagem pertence a um profissional registado na homify, pelo que poderá ir à página deste clicando no logo da empresa após abrir a fotografia em questão;
  • alguém que o ajude em determinado projecto – vá directamente ao separador Profissionais. Aqui encontrará todos os profissionais registados na nossa plataforma, de acordo com a sua categoria profissional: arquitectos, colocadores de piso, designers de interiores, entre outros. A partir daqui poderá contactar directamente os profissionais que seleccionar para pedir orçamentos ou outras informações;
  • um tema específico – como dicas, top 10 de cozinhas americanas, ideias para um jardim de inverno… Dê uma olhada na nossa revista, procurando directamente na lista de temas que se encontra do lado esquerdo;
  • ideias para projectos do it yourself - o separador DIY do nosso site é o que pretende ver.

O que faz um marceneiro?

Um marceneiro é o profissional que transforma a madeira em peças úteis para o dia-a-dia, tais como rodapés, móveis ou corrimãos. Habitualmente, o trabalho de um marceneiro (realizado numa marcenaria) era artesanal. No entanto, e com a evolução das máquinas com que podem trabalhar, actualmente é comum vermos marceneiros a usarem maquinaria e outros sistemas de controlo, que lhes permitem fazer entregas de projectos num menor período de tempo.

Quais as principais diferenças entre um marceneiro e um carpinteiro?

Por vezes, pode ser difícil distinguir um carpinteiro de um marceneiro, uma vez que ambos trabalham com madeira. No entanto, podemos começar esta distinção com a seguinte frase: o carpinteiro é a pessoa que trabalha a madeira maciça de uma forma mais industrial, ao passo que o marceneiro necessita de ser criativo e um verdadeiro artista para transformar as madeiras nobres em peças únicas.

Podemos dizer que se, por um lado, o marceneiro cria peças como caixilharia, o carpinteiro é o profissional indicado para as aplicar na sua casa. 

Outra coisa que diferencia estes profissionais é o local de trabalho: o carpinteiro pode trabalhar na carpintaria ou in loco, na obra; o marceneiro necessita de estar na marcenaria para que a inspiração e a criatividade funcionem ao mesmo tempo.

Como encontrar um marceneiro em Guimarães?

Para encontrar um marceneiro em Guimarães, o mais fácil e rápido será consultar a homify. Indo à secção dos profissionais e seleccionando o separador Marceneiros, terá acesso a todos os marceneiros registados no nosso site. Mas como não lhe interessa contratar um marceneiro que esteja em Lisboa, basta usar o filtro Guimarães no final da página para que lhe apareçam resultados apenas deste concelho.

Ainda assim, poderá usar outros métodos para encontrar o profissional que necessita:

  • através do pedido de recomendações nas redes sociais;
  • contactando a sua rede de amigos, familiares e colegas para pedir nomes de marceneiros na região;
  • fazendo uma pesquisa num qualquer motor de busca, através das palavras-chave marceneiro e Guimarães.

Não se esqueça de pedir sempre mais do que um ou dois orçamentos para que possa comparar os vários profissionais e tomar uma decisão de forma mais consciente.

O que devo ter em consideração antes de contratar um marceneiro?

Antes de contratar um marceneiro (ou outro qualquer profissional deste tipo), deverá ter em consideração alguns aspectos, tais como:

  • pedir vários orçamentos dando o mesmo briefing a cada um dos profissionais. Deste modo, irá conseguir ter uma previsão do que vai investir. Lembre-se que, por vezes, o mais barato sai caro, por isso não se foque apenas nos valores apresentados;
  • pesquisar sobre os profissionais seleccionados, conhecendo melhor o seu trabalho através da visualização de fotografias de outros projectos realizados;
  • tentar obter feedback por parte de outros clientes para saber quais os principais problemas que poderá ter, quais as maiores qualidades das empresas ou até se há algum motivo para que o orçamento de determinado profissional seja completamente distinto de todos os outros.
Pesquisar imagens relacionadas