3 Marceneiros em Gondomar

Área servida

Gondomar, a capital da ourivesaria

Gondomar é uma cidade e município situado no Norte de Portugal, na Área Metropolitana do Porto. Com os seus mais de 230 mil habitantes, é o concelho mais populoso desta região. Apesar de não ter contacto directo com o Oceano Atlântico, é um concelho fortemente ligado à época balnear, visto que tem imensas praias fluviais, banhadas pelos rios que por ali passam: os rios Douro, Tinto, Torto, Sousa e Ferreira. E como com as praias vêm sempre actividades, os desportos náuticos são fortes neste concelho nortenho, recebendo, anualmente, milhares de visitantes.

Mas Gondomar não é só diversão: detentor de imensas minas de ouro, é uma região altamente conhecida e intrinsecamente ligada à ourivesaria. Na verdade, existe aqui uma forte tradição relacionada com a arte de trabalhar o ouro. Se, por um lado, é o único concelho do país com uma escola que aposta, fortemente, no ensino da arte de transformar esta matéria prima em peças únicas e muito características da nossa cultura (a filigrana ocupa um lugar cimeiro nas criações de ourivesaria, o que faz com que Gondomar seja o principal centro de produção destas jóias), por outro é uma espécie de especialista na arte do entalhe, o que torna Gondomar um excelente sítio para encontrar um bom marceneiro. A arte de trabalhar ambos os materiais foi determinante para a economia gondomarense, que apostou na transformação dos mesmos em ornamentos religiosos, objectos decorativos e mobiliário muito típico da região.

A indústria e o mundo empresarial também estão muito presentes em Gondomar. É uma cidade que atrai muita gente, principalmente jovem, por se situar tão perto do Porto e, ao mesmo tempo, suficientemente longe para que as rendas sejam substancialmente mais baixas – e é isto que faz com que seja um concelho dinâmico e cheio de vida.

Se precisa de um marceneiro nesta zona do país, saiba desde já que está no sítio certo e fique a saber mais sobre este profissional!

O que é um marceneiro e o que é que este profissional faz?

Um marceneiro é o profissional capaz de transformar a madeira em verdadeiras peças de arte ou em objectos decorativos. Esta arte evoluiu, naturalmente, da carpintaria, que trabalha com madeira maciça ou em bruto, com o intuito de a transformar em peças úteis na construção. Por outro lado, o marceneiro usa o seu conhecimento para criar objectos de forma artesanal, contrariamente à corrente industrial. Podemos assim dizer que, ainda que este utilize ou possa utilizar máquinas para realizar o seu trabalho, é um profissional profundamente ligado ao artesanato. Algumas das peças mais comummente encomendadas a um marceneiro são portas, frentes de lareiras, móveis, rodapés e entalhes. Se pretende ter uma peça em madeira, personalizada e única, em sua casa, este é o profissional que vai querer ter por perto para a criação da mesma.

Qual a diferença entre um marceneiro e um carpinteiro?

Tal como dissemos anteriormente, o carpinteiro é o profissional que trabalha a madeira maciça ou em bruto, transformando-a em peças úteis para a construção (civil, naval, etc.). Ainda que a marcenaria tenha evoluído de forma natural da carpintaria, esta primeira foca-se essencialmente em trabalho artesanal para a criação de peças únicas, artísticas ou decorativas, que enriquecem o espaço onde são colocadas. São artes distintas e igualmente importantes no momento da construção ou remodelação de um imóvel, pelo que uma não deve ser descartada em função da outra, porque ambas têm os seus propósitos muito bem definidos.

Onde posso encontrar um bom marceneiro na zona de Gondomar?

Gondomar é a região mais conhecida do país no que toca à arte do entalhe, portanto não haverá grande dificuldade em encontrar um marceneiro que cumpra a sua função, com resultados excelentes. De qualquer maneira, tem várias hipóteses no que toca à pesquisa deste profissional em Gondomar.

Comece, naturalmente, por falar com os seus familiares, amigos ou colegas para que lhe possam dar dicas. Se vivem todos nesta zona ou se já estiveram envolvidos em obras aqui, podem ter necessitado de um marceneiro para os ajudar, em alguma parte do projecto. Caso isso não tenha acontecido, podem conhecer alguém que tenha precisado destes serviços e que o pode orientar nesta questão.

As redes sociais podem ajudá-lo a encontrar tudo – e isso inclui marceneiros. Quantas vezes já não viu publicações de amigos e conhecidos, a pedirem recomendações para o mais diverso tipo de coisas? Lojas, profissionais, serviços… Siga a tendência e faça também uma publicação onde pede recomendações para um marceneiro, na zona de Gondomar. Verá como as respostas vão aparecer num abrir e fechar de olhos!

O já clássico motor de busca pode também ser uma opção: ao introduzir as palavras-chave correctas, irá ter acesso a milhares de respostas, onde poderá procurar o profissional que achar que melhor se encaixa no seu projecto.

Por último, poderá utilizar o site da homify para encontrar o marceneiro que necessita. Como? Simples: basta seleccionar a secção Profissionais, de seguida escolher Marceneiros e por fim carregar no filtro Gondomar. Irá aparecer-lhe, de forma automática, a lista de todos os marceneiros registados na homify. Esta é a melhor opção, já que poderá ter a hipótese de ver fotografias de projectos realizados por estes profissionais, o que o pode ajudar a decidir que tipo de marceneiro pretende contratar.

O que devo ter em conta quando quiser contratar um marceneiro em Gondomar?

Quando quiser contratar um marceneiro em Gondomar, deverá ter em conta alguns aspectos, tais como:

  • a experiência que este tem na arte de transformar a madeira em verdadeiras peças de arte;
  • a distância a que a sua oficina se situa da sua casa;
  • se tem ou não fornecedores de confiança;
  • qual a sua política em relação aos pagamentos do serviço;
  • se é uma pessoa íntegra ou se, por outro lado, tem más reviews;
  • se é capaz de ouvir o cliente e fazer o que este pretende, independentemente do seu gosto.