Ladrilhadores - Matosinhos: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Ladrilhadores em Matosinhos

Área servida
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Ladrilhadores em Matosinhos

Matosinhos é uma referência industrial, comercial, turística e cultural na Área Metropolitana do Porto. Com uma evolução e modernização acentuadas é, hoje em dia, um meio urbano virado para o futuro que constrói o seu desenvolvimento em torno da localização privilegiada que tem o mar como protagonista.

Tem sido, ao longo dos anos, um dos maiores centros da indústria relacionada com o mar. Fazendo uso do segundo maior porto nacional – o Porto de Leixões – abre-se ao mundo e estabelece relações comerciais estratégicas para Portugal.

Em Matosinhos, podemos encontrar uma grande variedade de restaurantes e de espaços comerciais e culturais. É nesta cidade que se situa o maior centro de feiras e congressos do país, a Exponor.

Se mora em Matosinhos e procura um ladrilhador, tome nota das informações que reunimos para si neste texto. 

1. O que fazem os ladrilhadores?

Os ladrilhadores são os profissionais responsáveis por revestir, com azulejos e ladrilhos, as paredes e os pisos, interiores e exteriores, de casas particulares e de espaços públicos. Estes materiais, para além de decorarem as paredes, também as protegem. Dada a importância e a abrangência das suas tarefas, este especialista deve ter noções numéricas e de arquitectura. A resistência física é, também, uma mais-valia, para carregar volumes pesados e estar em posições desconfortáveis, enquanto trabalha. 

Os ladrilhadores são, igualmente, requisitados para manter e reparar as superfícies revestidas com azulejos e ladrilhos e para recuperar peças individuais, como azulejos antigos e valiosos que se tenham quebrado ou lascado.

2. De que forma é que um ladrilhador intervém nos espaços?

Por norma, o trabalho de um ladrilhador percorre as seguintes etapas:   

Análise do espaço: o ladrilhador começa por ler e interpretar os desenhos técnicos e por analisar os espaços. Esta é uma etapa fundamental para que todo o projecto se desenvolva de acordo com as pretensões do cliente – ou, se for o caso, do arquitecto ou do designer de interiores – e , a partir daqui, se definam os materiais a utilizar e as quantidades em que são necessários.

Preparação da área de trabalho: a preparação das paredes e dos pisos para o trabalho de instalação dos revestimentos, é crucial para que o resultado seja de alta qualidade. O ladrilhador deve proceder à limpeza das áreas a intervir, removendo, porventura, revestimentos pré-existentes e preenchendo eventuais falhas, fissuras e buracos.

Medição e cálculo: uma medição meticulosa da área é indispensável para, posteriormente, se encomendarem os materiais. Com o uso de ferramentas de corte, o ladrilhador poderá ter que ajustar os revestimentos às contingências dos espaços (por exemplo, se colocarem azulejos em torno da base de um vaso sanitário, as peças têm que ser moldadas ao formato arredondado deste elemento). No final, as peças devem estar alinhadas e espaçadas com uniformidade.  

Limpeza da superfície do revestimento: depois de colocados, os revestimentos devem ser devidamente limpos para que os excessos de argamassa das juntas sejam removidos. O objectivo é criar uma superfície lisa e homogénea, que acrescente valor estético ao espaço.

Impermeabilização do ladrilho: a utilização de azulejos e de ladrilhos tem lugar, na maioria das vezes, em áreas da casa com características muito próprias, como as cozinhas e as casas de banho. De forma a proporcionar conforto e segurança a estas divisões, é essencial que o ladrilhador proceda, através da utilização de técnicas e de produtos próprios, à impermeabilização dos revestimentos, evitando, assim, infiltrações e absorção de água e subsequentes danos nas estruturas. 

3. O que deve esperar de um bom ladrilhador?

De um bom ladrilhador, deve esperar as competências que se seguem:

Capacidade de perceber e seguir um projecto e determinado design: para além das competências técnicas, é importante o ladrilhador ter noções estéticas e perceber o design e o estilo que se pretende para os espaços. Ainda que possa ser orientado por um arquitecto ou por um designer, o ladrilhador deve estar atento às tendências e ter sensibilidade para produzir um resultado harmonioso e agradável.

Habilidade no manuseamento de ferramentas: a habilidade e a precisão, no que concerne à utilização de ferramentas e de maquinaria, é elementar para a preservação da integridade dos materiais e para a adequada instalação dos mesmos. Ao longo das diferentes etapas do processo de instalação dos ladrilhos ou dos azulejos, serão necessárias várias ferramentas, de complexidade distinta, que o ladrilhador deve saber manusear. Só assim poderá cortar e aplicar correctamente as peças.

Precisão e atenção ao detalhe: qualquer trabalho na área da construção deve ser levado a cabo com a maior seriedade. Afinal de contas, não está apenas em causa a beleza dos espaços, mas também a funcionalidade e a segurança dos mesmos. O ladrilhador deve ser meticuloso em todas as etapas do projecto.

Capacidades de comunicação: saber ouvir as necessidades do cliente é impreterível para o ladrilhador poder aconselhá-lo e apresentar-lhe soluções eficazes e de qualidade. O segredo de um trabalho bem feito reside, em grande parte, na comunicação entre todas as partes envolvidas no projecto.

4. Quais as vantagens de contratar um ladrilhador em Matosinhos?

Optimização do tempo: os projectos de construção e de remodelação tendem a ser morosos. Porém, os bons profissionais terão os prazos em atenção e farão os possíveis para que estes sejam cumpridos e para dar respostas céleres aos imprevistos. Note-se que as horas extra são contabilizadas no preço final, pelo que devem ser controladas pelo contratante. Seja flexível, mas vigilante.

Optimização de recursos: o trabalho de um ladrilhador implica gastos – por vezes, bastante elevados – que se centram, fundamentalmente, na aquisição dos materiais necessários para a instalação dos revestimentos. A contratação de um ladrilhador profissional trar-lhe-á a garantia de que o cálculo da quantidade de materiais necessários para a obra, será feito escrupulosamente para se evitarem desperdícios.

Qualidade no detalhe: a aplicação de azulejos e de ladrilhos não é um trabalho que esteja ao alcance de qualquer pessoa. Sendo certo que, em alguns casos e com conhecimentos básicos na área da construção e da bricolagem, se pode enveredar por um projecto DIY, não é menos verdade que a contratação de um profissional proporcionará um resultado de excelência.

Conhecimentos técnicos: os bons profissionais da área da construção civil devem procurar, de forma constante, estar a par das novidades tecnológicas. Conhecer novos materiais, bem como ferramentas e maquinaria que venham facilitar a tarefa e melhorar os acabamentos, é uma enorme mais-valia para o especialista e para o cliente.

5. Quanto custa instalar um revestimento cerâmico?

As casas de banho e as cozinhas, como já mencionado, costumam possuir pavimentos em cerâmica. É um material resistente e impermeável, pelo que constitui uma boa escolha para estas divisões. A aplicação é, no entanto, complexa e o custo da mesma pode variar em função de vários factores.

O preço médio para um ladrilhamento com azulejos de acabamento liso, 15 x 15 cm, com capacidade de absorção de água, colocados sobre um suporte de alvenaria e assentes com argamassa de cimento, é de cerca de 8€/m2.

6. Como encontrar um ladrilhador em Matosinhos?

Na homify, não instalamos revestimentos, mas damos-lhe a conhecer ladrilhadores de vários pontos do país. Este texto diz respeito a ladrilhadores em Matosinhos, mas, na área de pesquisa mais acima, pode inserir o nome ou o código postal de qualquer outra região do país e, no rodapé desta página, procurar por esta categoria noutras cidades, inclusive nas que ficam perto de Matosinhos: Vila Nova de Gaia, Porto, Gondomar, Santa Maria da Feira ou Maia.

Lembramos que os leitores se podem inscrever, gratuitamente, na homify e criar os seus próprios álbuns. Se está a procurar ladrilhadores e em vias de escolher azulejos ou ladrilhos para a sua casa, sugerimos que crie um álbum apenas dedicado a espaços cujas paredes e/ou pisos estejam revestidos com estes materiais. Inspire-se nestes espaços e mostre as fotografias que seleccionou ao ladrilhador que escolher. Através das imagens, conseguirá comunicar, com maior clareza, aquilo que idealiza.

Não tem, naturalmente, que se servir apenas da homify. Faça uma pesquisa no Google e nas redes sociais. Há inúmeras empresas com presença online, sendo que no Facebook, no Instagram e no Twitter, pode até fazer uma publicação a pedir uma recomendação aos seus contactos e/ou seguidores. Propomos, igualmente, que utilize o LinkedIn – uma rede social profissional e de negócios – para procurar um profissional ou empresa na área.

Lembramos, também, que pode ser oportuno indagar junto de lojas de construção e de lojas de cerâmica. Estas lojas podem, inclusive, prestar o serviço que procura.