Ladrilhadores - Braga: Encontre os melhores profissionais | homify

0 Ladrilhadores em Braga

Área servida
A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Ladrilhadores em Braga

Situada a Norte de Portugal, Braga é a principal cidade minhota e uma das mais importantes do país. Na última década, registou um desenvolvimento considerável que se deve, em grande parte, à Universidade do Minho que, todos os anos, forma milhares de alunos em várias áreas. Uma boa parte destes alunos fica a trabalhar na cidade – e no concelho – o que dinamiza a economia e, claro, rejuvenesce a população.

Braga é uma cidade com uma intensa actividade económica, designadamente na área do comércio, dos serviços, da investigação, do ensino, das novas tecnologias e da indústria. A cidade é, aliás, considerada a capital do comércio, em Portugal. À semelhança do que tem vindo a acontecer noutras grandes metrópoles portuguesas, o Centro Histórico de Braga foi vedado aos carros, pelo que os bracarenses desfrutam, agora, da maior área pedonal do país, onde lojas e esplanadas coexistem, harmoniosamente.

Se mora na bela e fervilhante Braga e procura um ladrilhador, anote as informações que reunimos neste texto.

1. O que fazem os ladrilhadores?

Os ladrilhadores são os profissionais responsáveis por instalar azulejos e ladrilhos feitos de cerâmica, de porcelana, de mármore e de outros materiais. Estes revestimentos, para além de decorarem as superfícies, também as protegem.

Trata-se de uma profissão exigente, do ponto de vista físico. Os ladrilhadores carregam volumes pesados e podem ter que trabalhar, durante muitas horas, em posições desconfortáveis. Para além da resistência física, é importante estes profissionais terem noções de cálculo para tirarem, correctamente, as medidas aos espaços e encomendarem os materiais nas quantidades certas, evitando que haja desperdícios.

Apesar de não ser necessária uma educação formal para o exercício da profissão, há escolas técnicas que oferecem cursos dentro da área. Fazer cursos e workshops é uma mais-valia para os ladrilhadores que podem, assim, enriquecer o currículo, estar sempre a par das novas técnicas e tecnologias e prestar um serviço de alta qualidade.

2. Quando contratar um ladrilhador?

Quais são as principais funções de um ladrilhador? Quando deve contratá-lo?

Aplicação de azulejos e de ladrilhos: esta é a função primordial de um ladrilhador. Para proceder à aplicação dos azulejos e dos ladrilhos, o especialista deve, antes de mais, analisar o espaço, tirar as medidas, encomendar os materiais, reparar quaisquer danos estruturais que as paredes ou os pisos possam ter e revestir as superfícies, utilizando a argamassa adequada. Só depois de concluídas estas etapas é que se colocam os azulejos ou os ladrilhos e aplicam os acabamentos. Não é, de forma alguma, um trabalho fácil. Exige precisão e atenção ao detalhe.

Para a manutenção e reparação de superfícies: apesar de muito resistentes, os azulejos e os ladrilhos devem ser mantidos. Os ladrilhadores podem ser requisitados para levar a cabo este trabalho de manutenção e de reparação. Se, por exemplo, as superfícies estão a ganhar manchas inestéticas nas juntas, então é porque não estão devidamente impermeabilizadas. Se os azulejos ou ladrilhos racharem ou partirem, é necessário contratar alguém que os substitua, sem que a parede ou o piso fiquem com um ar remendado. Estes são apenas alguns exemplos. Esteja atento aos seus revestimentos e se detectar algo de anormal, contrate um profissional e corte o mal pela raiz.

Para o restauro de azulejos antigos: a conservação e restauro de azulejos é uma área mais de nicho. Nem todos os ladrilhadores estão preparados para este trabalho. Se a sua casa tiver azulejos antigos, que precisam de restauro, deve contratar um profissional que esteja a par dos métodos e das técnicas de intervenção ajustadas para o efeito e que tenha experiência nesse sentido.

3. Qual é a diferença entre um ladrilhador e um assentador de revestimentos?

Os ladrilhadores e os assentadores de revestimentos têm áreas de actuação distintas. Os assentadores de revestimentos assentam pavimentos, paredes e tectos e trabalham com vários tipos de materiais como, por exemplo, alcatifas, soalho, vinílicos, flutuantes, entre outros. O serviço de um assentador de revestimentos acaba por ser mais abrangente, o que não significa que seja mais importante que o do ladrilhador. Pelo contrário, optar por um ladrilhador é a melhor solução quando se pretende instalar azulejos e ladrilhos. Estes profissionais conhecem a fundo as características destes materiais e sabem o que fazer para proporcionar, ao cliente, um resultado de excelência.

4. Que requisitos deve ter um ladrilhador?

O trabalho de um ladrilhador percorre várias etapas que exigem, a este profissional, competências diversas:

  • Capacidade para ler e interpretar desenhos gráficos e esquemas necessários à execução do seu trabalho;
  • Aptidão numérica para determinar as dimensões dos espaços que vai intervencionar e calcular a quantidade de material de que necessita;
  • Resistências física para transportar cargas e trabalhar em posições incómodas;
  • Aptidões comunicacionais para cooperar com arquitectos, designers de interiores, decoradores e, claro está, com o cliente;
  • Como trabalha muito em cozinhas e em casas de banho, é oportuno ter algumas noções de base sobre as áreas com que o seu trabalho pode interferir (canalização e electricidade, por exemplo);
  • Actualização permanente em relação às tendências e aos novos materiais e tecnologias.

5. Porquê contratar um ladrilhador em Braga? 

Redução do tempo da obra: como acima referimos, este é um trabalho de precisão. Um ladrilhador levará o seu tempo até concluir a obra, mas fá-lo-á muito mais rápido do que qualquer pessoa inexperiente ou apenas com noções básicas sobre a área.

Optimização do orçamento: o ladrilhador pode ajudar o cliente a escolher o melhor material possível dentro do orçamento disponível e a calcular as quantidades sem erros. Este especialista garante, além do mais, um trabalho de qualidade, o que evita que, mais tarde, se tenham que fazer reparações e, por conseguinte, que gastar ainda mais dinheiro. Encare a contratação de um ladrilhador como uma aposta na integridade estrutural da sua casa.

Melhores acabamentos: quantas vezes já viu superfícies com azulejos e ladrilhos mal nivelados ou com espaçamentos inconsistentes? Aquilo que pode parecer um preciosismo, perturbará o apelo estético do conjunto. Quando se trata de peças cerâmicas com estampados e cores, é ainda mais importante que a aplicação seja homogénea, para que o padrão funcione.

Materiais e equipamentos de segurança: é muito importante que a colocação de azulejos e de ladrilhos seja feita por alguém que esteja devidamente preparado. Os ladrilhadores sabem-no e usam óculos de protecção, luvas, máscaras e, se trabalharem em pontos altos, capacetes.

6. O que considerar antes de contratar um ladrilhador em Braga?

Antes de contratar um ladrilhador em Braga, considere os pontos que se seguem:

  • Comece por analisar os portefólios de vários ladrilhadores e seleccione aqueles de que mais gosta;
  • Quando se encontrar com os ladrilhadores, aproveite para colocar todas as suas questões e indague sobre as qualificações e os anos de experiência que possuem;
  • Procure referências deixadas por antigos clientes (por exemplo, nas redes sociais dos profissionais). Se não as encontrar, tente saber como pode tomar conhecimento delas;
  • Peça vários orçamentos e compare-os com base na relação qualidade/preço. Se pedir apenas um orçamento, corre o risco de pagar mais do que seria necessário;
  • Não dê luz verde à obra sem, primeiro, assinar um contrato que esteja redigido com clareza e que seja justo para ambas as partes;
  • Certifique-se de que todos os profissionais envolvidos na obra estão protegidos por um seguro de acidentes de trabalho.

7. Como encontrar um ladrilhador em Braga?

Procura um ladrilhador em Braga? Sugerimos que inicie a sua pesquisa pela homify. Na nossa plataforma, reunimos uma miríade de projectos na área da construção, da arquitectura, do design e da decoração. O nosso propósito é dar-lhe a conhecer estes projectos e os profissionais por eles responsáveis. Todas as imagens estão associadas ao nome dos especialistas e todos eles têm a sua própria página, no nosso site, onde partilham imagens dos projectos, os contactos telefónicos e, não raras as vezes, os links para os sites e para as contas deles nas redes sociais.

Para além da homify, sugerimos que alargue a sua pesquisa para o Google. Ao inserir as palavras-chave ladrilhadores em Braga ou assentadores de azulejos em Braga, terá acesso a vários resultados. No LinkedIn e nas redes sociais – designadamente no Facebook, no Instagram e no Twitter - é provável que também encontre profissionais da área. Nestas últimas, pode fazer uma publicação a pedir uma indicação aos seus contactos/seguidores.

Indague, igualmente, junto de lojas de construção e de bricolagem e consulte revistas das especialidade.

Recomendado: