Ladrilhadores - Amadora: Encontre os profissionais ideais | homify

1 Ladrilhadores em Amadora

Amadora – esforço de melhoria que dá frutos

Há uma outra Amadora que quer ser vista e conhecida, mais pacata e comedida, com uma qualidade de vida que tem vindo a melhorar, devido a um esforço por parte de várias entidades, nomeadamente do município.
Obviamente a ligação com Lisboa é o ponto forte de morar na Amadora, sendo possível viver numa zona com habitações mais baratas e deslocar-se à capital em pouco tempo, mas há muito mais a atrair para esta cidade.
Ao longo dos anos, a cidade tem vindo a dotar-se de espaços verdes de grande qualidade, equipamentos desportivos e escolas, além de ter projectos em diversas áreas da intervenção social, que vão desde o abandono escolar e o apoio a bons resultados académicos até ao apoio a pessoas com rendimentos mais baixos.
Ter uma casa na Amadora, tanto pode significar ter um pequeno apartamento num bairro antigo, como ter uma vivenda topo de gama num bairro novo. No final, requer sempre obras, sejam de construção ou de remodelação.
Nesta secção da homify encontra profissionais ladrilhadores mas, antes de continuar a sua busca, descubra aqui informação sobre esta actividade e como conseguir que o seu projecto decorra da melhor maneira.

O que fazem os ladrilhadores?

Ladrilhadores são os profissionais responsáveis por assentar ladrilhos, azulejos, mosaicos ou outros materiais em placas para revestimento de paredes e chão.

Estes profissionais são responsáveis por fazer uma correcta interpretação dos planos elaborados pelos arquitectos de interiores ou outros profissionais responsáveis, contribuindo com alternativas e opções válidas, em caso de necessidade. São eles que fazem as medições e as marcações que guiam o assentamento das placas nas superfícies, que determinam as quantidades de materiais necessários, que procedem à regularização das superfícies e que fazem a aplicação da argamassa e o assentamento das placas de revestimento (colocando espaçadores, se necessário).

É uma profissão que não exige uma formação específica, a não ser a necessária para executar bem o trabalho e para prevenir os riscos associados, mas que exige alguma resistência física. Ainda assim, acções de formação e workshops para conhecimento dos materiais e técnicas são sempre bem vindos.

Os ladrilhadores distinguem-se dos colocadores de piso pela especificidade do serviço prestado, assente em azulejos e ladrilhos.

Que tipo de materiais usam os ladrilhadores no seu trabalho?

Apesar do nome, os ladrilhadores aplicam mosaicos, ladrilhos, azulejos ou tijoleiras em parede e chão. Mas, se pensa que estes revestimentos são todos iguais, desengane-se. Apesar de se tratarem sempre de pequenas placas aplicadas com uma cola específica sobre as superfícies, elas são fabricadas de materiais diferentes:

  • Azulejos – São placas finas de cerâmica, normalmente de pequenas dimensões, quadradas ou rectangulares. As dimensões mais comuns são de 10x10cm, para azulejos quadrados e 20x10Cm ou 20x15cm, para azulejos rectangulares. Este revestimento é o mais utilizado em Portugal, pela sua grande variedade de preços bastante atraentes, sobretudo em cozinhas e casas de banho.
  • Ladrilhos – são placas de dimensões mais pequenas do que as dos azulejos, podendo ser feitos de vários materiais, como o vidro, a porcelana ou a argila e assumir vários formatos.
  • Pastilhas – são pequenas placas de revestimento, com dimensões ainda menores do que as dos ladrilhos, aplicadas em conjuntos e feitas de vários materiais, com maior prevalência da cerâmica e do vidro.
  • Mosaicos – mosaico não é propriamente a peça de revestimento, mas sim a técnica que permite criar imagens e motivos com essas peças de ladrilho. Ainda assim é comum chamar de mosaicos hidráulicos às peças de revestimento de pavimento, fabricadas em cimento de forma artesanal.
  • Tijoleiras – são peças de cerâmica parecidas com azulejos mas cujas características de resistência permitem o tráfego sobre elas.

Que características devo procurar numa empresa ou num profissional ladrilhador?

  • Orçamentação meticulosa – prefira sempre empresas que forneçam orçamentos detalhados e meticulosos, que incluam preços discriminados por material e mão-de-obra, especificações técnicas dos materiais e técnicas de instalação, mostrando transparência e conhecimento da área de trabalho;
  • Cumprimento de prazos – faça por averiguar o cumprimento de prazos pelos profissionais em estudo nos seus projectos anteriores. Lembre-se que, mesmo que depois os prazos possam sofrer ajustes devido a atrasos nas entregas dos materiais ou a outros factores de monta, as empresas que se propõem a balizar o início e o fim dos seus projectos demonstram vontade de cumprir. Para encontrar esta informação, questione directamente anteriores clientes ou exponha as suas dúvidas em fóruns de discussão da especialidade. As redes sociais também são boas fontes de informação nesta matéria;
  • Cumprimento dos requisitos legais – embora haja profissões mais arriscadas (há sempre o risco de quedas de objectos sobre os pés) os ladrilhadores devem ter formação em segurança e higiene do trabalho, usar equipamentos de protecção individual e ter os seguros de acidentes de trabalho em dia;
  • Capacidade de comunicação e evidência de conhecimentos sólidos na área – nunca ninguém gostou de lidar com profissionais complicados e rudes, mas actualmente a capacidade de comunicação é cada vez mais fundamental, e estes profissionais devem saber ouvir e interpretar a suas ideias e dar uma opinião profissional útil, se for solicitada.

Tenho vantagens em contratar na Amadora?

Contratar uma empresa ou um profissional nas proximidades da localização do projecto tem as suas vantagens, nomeadamente custos de transportes e entregas a preços mais baixos. Muito provavelmente, um profissional da região terá uma ideia clara das tendências regionais, sendo mais provável fazer um trabalho que cumpra com as suas expectativas. Terá, também, uma rede de contactos próximos, que lhe permitirá fazer negócios mais rentáveis.

Procurar o seu ladrilhador pode e deve passar pela homify, mas não se fique por aqui! Alargue a sua busca às redes sociais (Facebook, LinkedIn… ), aos motores de busca generalistas (Google, Explorer… ) e aos fóruns de discussão pública sobre este tipo de assuntos. Não despreze as recomendações e as opiniões de antigos clientes.

A homify pode ainda ser-lhe extremamente útil na busca de ideias, estéticas e materiais. Para isso, basta fazer pesquisa na nossa página e ir guardando as suas imagens preferidas em livros de ideias, que depois pode usar para mostrar ao profissional escolhido, transmitindo as suas preferências de forma muito clara. Nós não fazemos projectos, nem vendemos qualquer produto, mas temos a inspiração que precisa!

Quanto custa um trabalho de ladrilhador na Amadora?

Os custos de um trabalho de ladrilhamento estão muito dependentes do preço dos materiais e estão muito ligados à qualidade dos mesmos. Regra geral, quanto melhores forem as características técnicas do material e o seu design, mais elevado será o seu preço.

Um ladrilhador ganha cerca de 17 Euros por hora para fazer o seu serviço, mas depois há uma gama de preços para azulejos (por exemplo) que começa em cerca de 10 euros o metro quadrado e pode chegar a muito mais de 50.

Pesquisar imagens relacionadas