1 Jardineiros em Braga

Área servida


Jardineiros em Braga – Tradição e história

 Braga é uma cidade surpreendentemente jovem e cheia de vitalidade, não obstante as suas influências religiosas.

Ao longo dos séculos, a cidade viu muitas invasões e mudanças no seu histórico habitacional e cultural: desde os romanos, aos suevos, aos godos, e posteriormente os muçulmanos, por um breve período de tempo, a cidade teve de se adaptar às diferentes mudanças até passar a fazer, definitivamente, parte do reino de Portugal, no ano de 1112.

Tudo isto deixou marcas na história e tradição da cidade… Até hoje são visíveis muitos dos traços deixados pelos conquistadores e habitantes.


Mais recentemente, o edifício da Câmara Municipal e o Palácio do Arcebispo, bem como o famoso santuário do Bom Jesus de Braga, são algumas das obras mais emblemáticas desta cidade.

Braga é hoje uma cidade jovem, com uma economia estável e, por isso, uma grande atracção na hora de comprar ou alugar casa.
 
Apesar de haver fãs acérrimos da vida num apartamento, muita gente adora uma boa moradia, com o melhor cartão de visita da vizinhança: o jardim.
Uma casa com jardim é um bem único, mas termos a oportunidade de ter um jardim bonito, bem tratado e cuidado pode não estar ao alcance de toda a gente. Embora possa funcionar como hobbie ou até terapia para algumas pessoas, nem todos nascemos com o dom para cuidar dos verdes. Se é uma dessas pessoas, saiba que o passo fundamental seguinte é contratar um bom serviço de jardinagem. O jardineiro é o profissional certo para tornar um terreno árido num espaço bonito e convidativo, dentro dos seus gostos pessoais.
  

Que serviços posso esperar de um jardineiro?

Sabia que um jardineiro ou uma empresa de jardinagem podem fazer mais pelo seu jardim do que o simples cuidado de plantas? Para que tenha um jardim de sonho, exactamente como idealizou, o primeiro passo é pedir um orçamento a um profissional especializado. Uma coisa é ter um jardim relvado (que por si só já é complicado), outra completamente diferente é conjugar este verde com as plantas certas (normalmente autóctones, para que a probabilidade de sucesso suba, drasticamente) e com outros elementos decorativos. Pode querer apostar numa fonte, no aproveitamento de um poço para dar um toque campestre ou até criar a envolvência certa para a sua piscina. Como tal, sugerimos que contacte um profissional na área de Braga para começar a criar, o mais rápido possível, um jardim de fazer inveja a toda a vizinhança!

   

É necessário ter um jardineiro, todos os dias, a cuidar do meu jardim? 

Se se sentir à vontade para fazer esta manutenção, provavelmente não. Mas se não gosta ou não tem tempo para tal, optar por um profissional que trate do seu jardim é uma boa ideia. Dependendo do tamanho do espaço a ser tratado e dos elementos que este tem, pode precisar de um jardineiro a tempo inteiro, duas vezes por semana, quinzenal ou até mensalmente.

Que espécies se darão melhor em Braga?

Para sabermos a resposta a esta questão, basta talvez olhar, com atenção, para a vegetação que encontramos nesta zona do país. Um exemplo simples é o Parque Natural Peneda-Gerês, onde podemos observar a presença de urzes e giestas. Em termos de árvores, podemos encontrar facilmente espécies de carvalho, sabugueiro, pinheiro ou até medronheiro. Por que não aliar o útil ao agradável e ter árvores que, para além de sombra, lhe possam oferecer outros produtos, em épocas específicas? Embora possa optar por outras espécies, tendo em conta que estas estão geneticamente preparadas para o clima do norte do país, apostar nelas pode ser meio caminho andado para o sucesso do seu jardim! Aproveite o projecto do seu espaço exterior para conhecer, um pouco melhor, a zona de Braga.

Quanto custa contratar uma empresa de jardinagem em Braga?

 Os valores poderão depender de vários factores: se vai optar por uma empresa de jardinagem ou por um profissional isolado, se quer um jardim mais complexo ou se, por outro lado, prefere algo mais simples, se quer ter muitos ou poucos elementos lá fora. No entanto, e porque a homify existe para lhe facilitar a vida e os seus projectos caseiros, pode encontrar nesta secção uma lista de profissionais deste ramo aos quais poderá recorrer para obter mais informações e orçamentos fiáveis. Além disso, poderá também ver fotografias de alguns projectos destes profissionais – desta maneira, conseguirá fazer logo uma pré-selecção das empresas com que mais se identifica, poupando também algum tempo neste processo. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje e comece, desde já, a planear o seu jardim!

     

Se eu quiser uma piscina no meu jardim, deverei contratar uma empresa de jardinagem?

Eventualmente, a mesma empresa que faz o design e põe em prática o projecto do seu jardim, poderá fazer também a piscina. Muitas destas empresas englobam vários tipos de serviços e tendo em conta que a piscina se enquadra neste espaço exterior, é possível que este serviço seja possível, dentro da mesma empresa. No entanto, se quiser uma piscina diferente e com especificidades menos comuns, aconselhamos, vivamente, a que veja a nossa secção de Piscinas e Spas. Poderá encontrar imensos projectos, que vão deixá-lo a sonhar acordado! As melhores piscinas no mundo inteiro passam por aqui e conseguirá encontrar modelos únicos que podem servir de inspiração para a sua.

     

Que outros serviços posso contratar para a minha casa em Braga?

Para assegurar que a sua casa fica como a idealizou e lhe enche as medidas, é importante que tenha em consideração outros profissionais que certamente o vão ajudar a tornar este sonho realidade, tais como:

-  Pintor (escolha as cores perfeitas, com a qualidade certa, para as suas paredes e evite problemas como humidade ou um desgaste muito abrupto);

- Colocador de piso (embora nem sempre se lhe dê o devido valor, um piso pode mudar a cara de uma assoalhada, tornando-a mais confortável, bonita e acolhedora. Deste modo, não hesite em procurar a ajuda de um profissional no que toca à aplicação do mesmo);

- Decorador (muita gente acredita que é um desperdício de dinheiro contratar um especialista em decoração, pois afinal de contas, só precisamos de dar asas à imaginação decorar com peças que gostamos, certo? Errado.  Decorar é quase uma ciência e, para além do gosto pessoal, é preciso saber o que se está a fazer, como combinar elementos, cores, texturas, etc. Não é fácil e é mesmo melhor, se puder, contar com um profissional da área que lhe dará dicas incríveis, para tornar a sua casa num lugar único e mágico).