Jardineiros - Amadora: Encontre os melhores profissionais | homify

3 Jardineiros em Amadora

Área servida

Amadora – há jardins perto do betão

Apesar da Amadora ser caracterizada por construções ilegais e pouco harmoniosas, a verdade é que há jardins no meio de toda a arquitectura de betão!

Ao longo dos últimos anos, a cidade tem investido na criação e manutenção de jardins e parques para tornar mais aprazível a vida dos seus habitantes. Espaços como o Parque Aventura, o Parque Urbano do Neudel, o Parque Central ou o Parque Linear de Alfornelos são autênticos pulmões verdes, no meio da paisagem urbana. Neste último, os cuidados com os gastos de manutenção e jardinagem foram uma preocupação tida em conta e as escolhas das espécies plantadas traduz esse cuidado, incidindo sobretudo em espécies autóctones pouco exigentes.

A Amadora não se resume a prédios. No município existe também um grande número de casas e moradias com jardim, que precisam de manutenção.

Se tem uma casa com jardim na Amadora e está à procura de um jardineiro de confiança, está no melhor sítio. Aqui, encontra uma grande variedade destes profissionais. Mas antes de começar a sua pesquisa, fique um pouco mais connosco e descubra algumas informações importantes sobre estes profissionais.

Jardineiros – O que são e o que fazem?

Chamam-se jardineiros, os profissionais responsáveis por executar e manter os espaços verdes, exteriores ou interiores, de prédios habitacionais, comerciais ou industriais.

Normalmente, seguem um projecto previamente elaborado por um arquitecto paisagístico, mas também podem elaborar projectos simples, sobretudo se apenas englobarem as áreas verdes.

Estes profissionais tratam então da jardinagem, ou seja, do processo de cuidar de tudo o que integra um jardim, começando com o plantio das espécies vegetais, mas abrangendo também os cuidados com os objectos decorativos e com os volumes que contêm as plantas.

Embora esta profissão seja, por vezes, desvalorizada, ela é fundamental para a manutenção do nosso bem-estar e ajuda muito na valorização estética e monetária de uma casa ou de um negócio. 

Que características deve ter um bom jardineiro?

Um bom jardineiro deve, em primeira instância, sentir paixão por esta arte que nos aproxima da natureza, mas também precisa de possuir algumas características pessoais para fazer um bom trabalho.

Em primeiro lugar, é importante referir que um jardineiro deve ter alguma resistência física, pois este é um trabalho manual que exige esforço.

Depois, deve ser responsável e constante, para poder manter calendarizações que por vezes são apertadas. Mas também deve ser flexível porque, mesmo com um calendário, este trabalho pode ser imprevisível e o jardineiro tem de se adaptar às condições em mutação (o clima é um forte factor de imprevisibilidade e tem grande impacto no calendário do jardineiro).

Quais são as tarefas realizadas pelos jardineiros?

  • Preparar o solo para a plantação – fresar, arar, nivelar, ajustar o pH do solo e, claro, adubar;
  • Adubar – a adubação deve ser feita na preparação do solo, mas também deve ser feita periodicamente. O jardineiro saberá o melhor momento e o produto mais adequado a cada planta e a cada solo;
  • Plantar, replantar, enxertar, semear;
  • Construir canteiros;
  • Seleccionar plantas;
  • Podar e aparar para manter árvores e arbustos saudáveis ou para criar formas (a topiaria é uma arte muito apreciada, em vários contextos);
  • Detectar e tratar doenças das plantas;
  • Aplicar fitofármacos para tratamento ou preventivamente;
  • Manter as ferramentas limpas e em bom estado de conservação;
  • Mondar e cortar ervas daninhas;
  • Fazer a limpeza e a manutenção de elementos dos jardins, como lagos ou estatuetas decorativas;
  • Outras.

Importância da formação de um jardineiro

Embora não seja obrigatório ter formação técnica para exercer a profissão de jardineiro, esta é sempre uma mais-valia para estes profissionais. Em contexto formativo, os jardineiros adquirem conhecimentos mais aprofundados sobre botânica (órgãos das plantas, espécies e fisiologia vegetal), condições do solo e do clima, diferentes técnicas de adubação, cultivo e manutenção das plantas (a poda é um tema importante) e ecologia. Simultaneamente, aprendem competências básicas em informática e contabilidade, em especial em orçamentação.

Munidos destes conhecimentos, os jardineiros têm mais facilidade em comunicar consigo e podem prestar um serviço mais completo.

O que devo incluir no contrato com um jardineiro?

Um bom orçamento é a base de um bom contrato, mas há alguns pontos que devem ser alvo de um cuidado especial:

  • Definição da abrangência dos serviços – se o trabalho requerido envolve algo mais do que a manutenção das áreas verdes, ponha no contrato. Por exemplo, se é preciso limpar o lago ou lavar o limo dos muros, esses pontos devem ficar contratualizados, pois podem não fazer parte do trabalho imediato de jardinagem;
  • Definição da duração ou da periodicidade do serviço – afaste-se vivamente de contratos vagos, que não estabelecem, concretamente, os prazos;
  • Cumprimento dos requisitos legais – apesar da obrigatoriedade de cumprimento da legislação de segurança e higiene do trabalho ser da empresa ou do profissional de jardinagem, a responsabilidade de verificar o seu cumprimento é sua. E pode ser responsabilizado por ela, em caso de acidente. Nunca é demais colocar em contrato a referência a essa obrigatoriedade.

Como procurar jardineiros na Amadora?

Está aqui, na homify, por isso já começou pelo sítio certo. Aqui, encontra muitos profissionais, projectos exemplificativos e os dados necessários para contactar com as empresas seleccionadas. 

Mas não se limite ao nosso site. Embora gostemos de o ter por cá, é sempre importante recorrer a outras fontes, por isso use o Facebook, o Linkedin ou mesmo o Instagram para encontrar profissionais com trabalhos ao seu estilo, na Amadora.

Também pode optar por fóruns de discussão online na busca de profissionais com recomendações ou usar o velho sistema de perguntar a amigos e família.

Tem vantagens em contratar uma empresa ou um jardineiro na cidade ou por perto, pois pode poupar em transportes de pessoas e materiais, além de ser mais fácil conhecer outros trabalhos para confirmar, pessoalmente, se lhe agradam. Por outro lado, vai estar a incentivar a economia local, o que é sempre importante.

Quanto custa contratar um jardineiro na Amadora?

O preço do trabalho do jardineiro vai estar dependente daquilo que precisa, sendo que quanto maior é a complexidade e a extensão do projecto de paisagismo, mais cara será a sua execução e a sua manutenção. Da mesma forma, a inclusão de outros elementos que não a manutenção das áreas ajardinadas vai fazer escalar os preços. 

Contratar um jardineiro tem custos, claro, mas vai garantir-lhe um jardim mais bonito e bem cuidado.

A título informativo podemos dizer que o trabalho de um jardineiro custa à volta de 16€ ou 17€, por hora.