37 Designers de interiores em Vila Nova de Gaia

Área servida

Quais as competências de um designer de interiores?

O designer de interiores é aquele profissional habilitado por formação e experiência para desenhar e trabalhar os ambientes internos dos edifícios. Este profissional vai ajudá-lo a suas satisfazer as suas várias necessidades, expectativas e desejos, como futuro morador dos espaços projetados. Ele vai desenhar os espaços de forma coerente e funcional, seguindo as mais recentes normas e conhecimentos técnicos em ergonomia, conforto térmico e acústico e iluminação. Vai também ajudá-lo na escolha de cores e texturas, e criar jogos de luz e sombra para obter um espaço confortável e harmonioso, pelo que importa que conheça bem os materiais e acabamentos, e que esteja atualizado sobre as mais modernas tendências de design, arquitetura e decoração. 

Os planos de design de interiores são muito abrangentes e podem servir para mudar completamente a configuração de um espaço, intervindo a vários níveis. Podem incluir tudo, desde as paredes, portas, janelas, até às canalizações de água e de eletricidade. 

Outra parte fundamental do trabalho destes profissionais é a alocação dos recursos. Isto significa que os designers de interiores devem providenciar a obtenção de todos os elementos necessários (tais como mobiliário, decorações de parede, tapetes, tintas e materiais), bem como os profissionais mais competentes para a sua instalação (carpinteiros, pintores, eletricistas… ), aos melhores preços, para a conclusão do projeto dentro do orçamento, do prazo e com o estilo escolhido. 

Normalmente os designers de interiores utilizam software de última geração para criar imagens tridimensionais para ilustrar o espaço depois do projeto concluído. Assim vai ficar com uma ideia bastante aproximada do resultado final.

Escolher um arquiteto ou designer de interiores 

A contratação de um designer de interiores tem como finalidade máxima o seu conforto, livrando-o da pressão de elaborar um projeto para os interiores de sua casa, de comprar materiais, de orientar e gerir profissionais, economizando-lhe tempo e muitas vezes dinheiro. Dando-lhe a confiança de não cometer erros por inexperiência, ou mesmo falta de visão. Afinal comprar um revestimento, contratar a instalação e supervisionar o processo apenas para descobrir depois que fica mesmo mal pode sair-lhe bem caro! 

Por tudo isto é fundamental escolher bem o profissional adequado para o seu trabalho, e isso acaba por ser bastante simples: 

- Precisa de fazer obras estruturais? Quer construir algo novo? Contrate um arquiteto! 

- Quer remodelar o interior de sua casa, torná-lo mais amplo, renovar a casa de banho, construir armários de embutir ou melhorar a iluminação? Contrate um designer de interiores! 

No entanto, se não pretende prescindir de nenhuma destas vertentes, hoje em dia é relativamente fácil de encontrar gabinetes com propostas multidisciplinares, com profissionais qualificados em ambas as áreas para lhe dar a melhor resposta para o seu caso. Há ainda profissionais, como arquitetos e engenheiros civis, com habilitações para fazer design de interiores. 

É preciso um curso para ser designer de interiores?

Não existe nenhuma lei que obrigue a um curso específico para fazer design de interiores, mas tal como não vai pedir ao seu dentista para lhe tratar o joelho, também é melhor procurar um profissional devidamente qualificado para tratar dos interiores de sua casa. 

Os cursos de design de interiores são licenciaturas que ministram conhecimentos, não apenas da área estética, mas também conteúdos técnicos, como metodologias de design, materiais, sistemas construtivos, legislação e gestão de projetos, pelo que um profissional devidamente qualificado vai dar-lhe uma resposta muito mais sólida e confiável. E que não se vai limitar apenas à sua casa, mas que pode aplicar também ao seu negócio, pois estes profissionais também são treinados em vitrinismo, e design comercial! 

Quais os benefícios de escolher um gabinete de design de interiores em Vila Nova de Gaia? 

Escolher um profissional da região próxima ao local do projeto vai trazer-lhe vantagens, nomeadamente vai proporcionar-lhe custos de deslocação mais baixos, entregas mais baratas e ligações com outros profissionais ligados ao projeto a preços mais atrativos. Isto acontece porque o designer de interiores normalmente tem uma teia de conhecimentos que lhes permitem conseguir os melhores materiais, os profissionais certos para os trabalhos e os fornecedores de mobiliário mais adequados, dentro da zona e aos melhores preços. 

Por outro lado um profissional a trabalhar na região vai conhecer não apenas as tendências globais do mercado, mas também as especificidade e tendências regionais (muitas vezes nascidas e propagadas entre pessoas do mesmo meio). 

Como escolher o melhor designer de interiores em Vila Nova de Gaia? 

Se está a considerar contratar um profissional da área do design de interiores para um projeto em Vila Nova de Gaia o mais acertado será contratar um profissional da mesma cidade ou de localidade próximas. Para isso pode pedir referências a amigos e conhecidos, cujos projetos lhe agradem. Pode fazer uma pesquisa em revistas da especialidade ou em sites. 

Se não encontrar um profissional que lhe agrade em Vila Nova de Gaia, avance para as cidades mais próximas, como o Porto ou Matosinhos 

A homify oferece-lhe um sistema de pesquisa, por profissionais e por região, onde consegue ver detalhadamente os portefólios dos profissionais e escolher o melhor para o seu projeto, com toda a informação necessária. 

O que fazer antes de procurar um designer de interiores? 

Faça um caderno onde constem todos os seus gostos e preferências, em termos de cores, texturas, materiais e disposições. Registe todas as suas ideias e objetivos. Quanto mais detalhado for este trabalho, melhor e mais adequada será a resposta do profissional, e mais de acordo consigo será o resultado final. 

Veja bastantes imagens e portfólios para ficar com uma noção sólida das tendências mais atuais, e quais se adaptam ao seu gosto. Prepare todas as questões que pretende ver respondidas pelo profissional a contratar. 

Estabeleça um teto orçamental para depois discutir com o designer escolhido. 

Uma boa ideia, que o pode ajudar muito neste processo, é fazer um ou mais livros de ideias no site da homify, enquanto faz também a pesquisa de profissionais. Assim terá imagens concretas das suas aspirações para discutir com o designer de interiores que escolher!