63 Designers de interiores em Lisboa

Área servida

É difícil descrever esta cidade e capital portuguesa e se não ficar num misto de emoções entre o orgulho e a saudade. Lisboa é muito mais do que uma cidade, é um povo, um ambiente, um lugar a que podemos chamar de casa. Lisboa é menina dos nossos olhos e de todos os que Lisboa visitam. Não é por acaso que se apaixonam por esta cidade, desejam voltar a visitar ou simplesmente se mudam para cá. Temos muito de história mas também muito de cosmopolita. É a cidade mais populosa do país e conta com uma população de 506.892 habitantes. Os limites da cidade, encontram-se limitados dentro dos limites do perímetro histórico, levando à criação de várias cidades ao redor da mesma. Lisboa é também uma das capitais mais amenas da Europa, logo a arquitectura tem de ser especial e única.

Um pouco de história

Apesar da destruição causada pelo grande terramoto em 1755,  Lisboa conseguiu escapar aos bombardeamentos da Segunda Grande Guerra Mundial e por isso mantém ainda erguidos, uma extensa variedade de estilos arquitetónicos.

Qual é a diferença entre um arquitecto e um designer de interiores?

Talvez a maneira mais simples de explicar a diferença é dizer-lhe que o arquitecto é o responsável pelo esqueleto arquitectónico e o designer de interiores e decoradores do restante. Embora o arquitecto possa também actuar como designer de interiores, é ele que faz os estudos e os cálculos necessários para a construção do espaço cumprindo todas as regras de segurança e estilo. É também o arquitecto que orienta e supervisiona as obras e é ele quem vai aprovar, ou não, os materiais usados na construção. O trabalho do arquiteto também pode focar-se no paisagismo e o urbanismo das áreas externas. Para ficar claro, ao arquiteto cabe projetar e construir, e não decorar.

O trabalho do designer de interiores é projetar, organizar e decorar os ambientes interiores, não descurando a harmonia dos elementos como as cores, as texturas, a luz e a sombra. A sua função é trabalhar cada espaço de modo a que o proprietário se identifique e seja de fácil circulação, além de confortável e esteticamente bonito.

O designer de interiores precisa saber bastante sobre materiais e acabamentos, mas também precisa ser bom na gestão de projetos e em liderar equipas. É ele quem, gere o trabalho, contacta fornecedores e encarrega-se para que tudo fique  pronto no prazo estipulado.   

Normalmente, esse profissional visita os ambientes, tira as medidas preliminares e usa softwares para desenhar cada projeto. Além disso, visita lojas e, muitas vezes, as compras são feitas por ele também.   

Precisa de um arquitecto e de um designer de interiores no projecto da sua casa?   

Não tem necessariamente de depender deste dois profissionais para um resultado final assombroso, mas somos da opinião que um trabalho conjunto/parceria entres ambos é o ideal. Apesar das diferenças entre ambos os profissionais, eles complementam-se. Diversos gabinetes de arquitectura contam já com equipas multidisciplinares: arquitectos para os projetos e desenhos da construção e designers de interiores propondo decoração para cada ambiente.   

Como encontrar o designer de interiores mais apropriado ao seu projecto em Lisboa?   

A homify veio sem dúvida ajudar imenso neste processo. Através da nossa página e das milhares de inspirações em formato de imagem estará sempre a par das novidades a nível nacional e internacional. É interessante saber o que se passa no estrangeiro a nível da arquitectura e dos interiores, mas é dos profissionais nacionais que precisamos e recorremos na hora “H”.   

Escolher ou encontrar o profissional mais adequado e apropriado ao seu projecto depende de diversos factores. Primeiro precisa conhecer o currículo e os projectos anteriormente executados pelo profissional, a fim de se identificar ou não com o trabalho. É muito importante que faça uma extensa pesquisa e vá guardando fotografias com as quais se identifica – em “livros de ideias”. Depois de ter um estilo e uma ideia criada, deverá procurar no separador “profissionais” e fazer uma pesquisa pela cidade onde o seu projecto se irá desenvolver. Todos os profissionais que abrangerem a sua localização irão aparecer e poderá pesquisar um a um. Terá acesso aos últimos projectos e a todas as informações necessárias caso precise de o contactar directamente. Quando tiver o primeiro encontro com o profissional escolhido mostre o “livro de ideias” que criou com todas as fotografias que o inspirarão a contactá-lo a fim de pedir ajuda para o seu projecto de sonho. Faça todas as questões e se não ficar satisfeito, procure outro profissional.   

Somos as páginas amarela da arquitectura, design e decoração. Na realidade somos uma plataforma online presente em mais de 30 países que reúne todos os profissionais nestas áreas num único site. Aqui pode pesquisar o tipo de profissional que procura em diferentes cidades e ainda estar a par das novidades através dos mais variados projectos arquitectónicos e de interiores. Pode usar o nosso serviço de “consulta grátis” para pedir orçamentos, usar o “fórum de discussões” para o ajudar a resolver determinados assuntos (como dicas de decoração ou construção) e ainda ficar atualizado e super inspirado com mais de 1.700.000 fotografias. Uma das mais recentes novidades presentes na homify é a loja – se gosta de compras online não pode deixar de ver a oferta que temos para si.

Que tipo de projetos um designer de interiores pode executar?

Um designer de interiores pode ser contactado em diversos casos. Para renovar totalmente os interiores de uma casa do século passado, um apartamento pequeno que precisa de mais espaço ou simplesmente de uma divisão.

Os preços variam muito, tudo difere consoante a área a trabalhar e as condicionantes. Quer apenas umas dicas de como o pode fazer “sozinho” ou vai querer mesmo ajuda profissional do princípio ao fim do projecto? Se os projectos “antes e depois” o fascinam, então não perca mais tempo e deixe a sua casa (bem) entregue nas mãos dos profissionais homify.

Vai mudar materiais? Demolir a parede da cozinha e abri-la para a sala? Ou simplesmente dar um upgrade ao espaço que ficou perdido no tempo? Todos estes projetos são executados por este profissional.

Coisas que deve saber antes de contratar um designer de interiores

- Tenha atenção à formação profissional 

- Verifique o portfólio 

- Solicite indicações de outros profissionais da área como arquitetos e engenheiros 

- Encontre o designer para uma conversa e análise das suas ideias iniciais 

- Não fique com dúvidas em relação a leis e processos contratuais

E ainda:

- Tenha uma ideia do projecto a desenvolver 

- Acredite no profissional 

- Faça pesquisas regularmente e questione-o 

- Seja decidido e não demore muito tempo a avançar com uma decisão

5 Famosos designers de interiores em Lisboa

Menta – creative archictecture

Home Staging Factory

Tendenza

TGV Interiores

Paula Novais – arquitectos e design

Que outro tipo de profissional necessita para realizar um total projecto de construção?

Arquitetos de interiores em Lisboa

Decoradores em Lisboa

Designers de casas de banho em Lisboa

Designers de cozinhas em Lisboa

Arquitetos paisagistas em Lisboa

Jardineiros em Lisboa

Electricistas em Lisboa

Canalizadores em Lisboa

Continua com questões que gostaria de ver respondidas?

Procure profissionais com os quais se identifica e questione-os directamente.