14 Designers de interiores em Braga

Área servida

Arquiteto, designer de interiores ou decorador? Qual escolher? 

Já não se identifica com os interiores da sua casa? Sente que a sua casa parou em 1980? A cozinha confinada entre quatro paredes parece-lhe cada vez mais pequena? Não sabe bem como desenhar os interiores da sua casa nova e tem receio de cometer erro? Contrate um designer de interiores! 

Nestas, e em muitas mais situações, quando se trata de desenhar ou redesenhar interiores estes profissionais são uma aposta segura. Mas nós sabemos que por vezes a realidade não é clara… Com uma grande sobreposição de funções, e alguma confusão à mistura, por vezes é difícil perceber se devemos contactar um arquiteto, ou até se um decorador dará conta do recado. 

Na verdade a distinção é bastante simples: 

- O arquiteto é o responsável por desenhar toda a estrutura da casa de maneira a que ela se viável e segura. Pode também desenhar os interiores se isso for do se agrado. Muitos arquitetos fazem formação em design de interiores para darem uma resposta mais global aos seus clientes, ou trabalho em parceria com designers de interiores e decoradores. Só o arquiteto poderá ditar qualquer alteração estrutural a um edifício, seja na fase de construção ou posteriormente. 

- O designer de interiores é um profissional altamente treinado, normalmente licenciado, para desenhar, ou redesenhar, os interiores dos edifícios, sejam de habitação ou comerciais. Ele vai trabalhar consigo, em função dos seus gostos, para criar em sua casa espaços funcionais e práticos, mas também harmoniosos do ponto de vista estético, que cumpram todos os seus requisitos. Intervém tanto no layout como na composição dos espaços em si, podendo propor a construção de elementos ou o derrube de paredes, embora não possam fazer alterações estruturais ou de fachada. 

Estes profissionais são também excelentes a fazer atualizações de espaços antiquados ou datados e a dotá-los de características modernas, adaptadas à vida atual. Devido à forte componente estética, tanto de formação como de trabalho, estes profissionais fazem muitas vezes trabalho de decoração. 

- Um decorador é um profissional capacitado para fazer a actualização estética dos espaços, tratando de detalhes e pormenores da parte de acabamento estético.

Quais são as vantagens de ter um designer a desenhar os interiores da minha casa? 

O mais normal é pensarmos que conseguimos fazer tudo sozinhos, que não precisamos de ajuda especializada, e no que concerne ao design de interiores isso até pode ser possível se puder despender de muito do seu tempo e tiver realmente jeito para este tipo de trabalhos. Além disso existe a ideia enraizada de que contratar um designer de interiores é uma opção cara, apenas acessível a pessoas com muito dinheiro. 

Mas o que realmente é uma verdade incontestável, é que nesta equação muitas vezes esquecemo-nos de pôr um número elevado de fatores que tornam a contratação destes profissionais, mais do que uma opção acertada, quase uma necessidade. 

A verdade é que para a maioria de nós o design de interiores é um mundo novo, cheio de erros para cometer e de trabalhos para os quais não temos tanto tempo assim. 

Quem nunca se viu confrontado com uma parede ou uma disposição numa sala de estar que simplesmente está errada? Já se viu na situação de gostar de poder voltar para trás na compra de determinados azulejos? Imagine o caro que será reparar os erros que pode cometer por falta de experiência… Tudo isto é evitável com a contratação do designer de interiores certo, e aí o seu investimento vai de certeza compensar! 

O que devo fazer antes de escolher um profissional? 

Contratar o designer de interiores pode, no entanto, não ser um processo isento de trabalho. A escolha deve ser feita com critério e cuidado, pois é importante haver empatia de parte a parte: – afinal vai partilhar muita da sua intimidade com o profissional, sem esquecer que lhe vai entregar as chaves da sua casa! 

Assim, é muito importante começar por estabelecer quais os seus objetivos para o projeto:- faça uma lista com as suas preferências no que toca a cor, materiais, texturas e estilos, e ilustre-a com imagens de projetos que correspondem às suas preferências. Tão importante como mostrar o que gosta, é mostrar aquilo de que não gosta mesmo! Inclua essa informação na lista que fizer e se possível ilustre com imagens. Fazer um, ou mais, livros de ideias na homify vai de certeza ajudá-lo muito nesta tarefa! 

Depois faça um bom trabalho de pesquisa: – procure profissionais em Braga através de diversas fontes, como revistas da especialidade e a internet. Estude os seus portfólios, comparando-os entre si, e com o que estabeleceu como critério para o seu projeto. Também nesta tarefa a homify lhe é muito útil ao colocar à sua disposição um grande número de profissionais de design de interiores, com exemplos dos respetivos trabalhos.  

Quando tiver uma ideia dos profissionais que gostaria de contratar tente encontrar referências que validem os seus trabalhos.

Há designers de interiores em Braga? Como posso encontrá-los? 

Há diversos designers de interiores com gabinete a trabalhar na cidade de Braga e é muito simples encontrá-los através de uma pesquisa rápida neste site! 

Braga é uma cidade interior, mas muito jovem e cheia de vitalidade. A proximidade de universidades com cursos nesta área gera um bom número de profissionais qualificados, jovens e inovadores, que podem ser-lhe muito úteis. 

Preciso mesmo de um designer de interiores de Braga? 

Não precisa de ser mesmo de Braga, mas contratar um designer de interiores nas proximidades pode trazer-lhe grandes benefícios. Se o seu projeto é em Braga ou na região circundante, e não encontra o seu profissional de eleição pode expandir um pouco a sua pesquisa e tentar no Porto, ou em Paços de Ferreira…  

As distâncias continuam a ser relativamente curtas e o seu custo pouco relevante para o valor final do projeto. 

Contratar um profissional próximo da localização do projeto ajuda a baixar os custos com deslocações e entregas de materiais e mobiliário, além de provavelmente contribuir para que consiga os melhores e mais capazes profissionais para as tarefas a desempenhar, a um preço mais baixo, graças aos contactos que normalmente os designers de interiores têm. Por exemplo, se precisa de um móvel à medida para um determinado espaço, o seu designer de interiores possivelmente vai conhecer nas redondezas o carpinteiro ideal para o construir.