Designers de interiores e decoradores - Viseu: Encontre os profissionais ideais | homify

13539 Designers de interiores e decoradores em Viseu

Cássia Lignéa
De Viseu para o Mundo, realizamos sonhos há mais de 10 anos.  Temos uma equipa com uma vasta experiência na elaboração de
LA BOISERIE, by Atelier Ana Pereira
LA BOISERIE , é uma marca de design de interiores registada!No Atelier desenvolvemos projectos de arquitectura,remodelações
ADORE DECOR
Loja de artigos de decoração, presentes, fragrâncias para a casa, papel de parede, candeeiros, tapetes e mobiliário.
Ângela Pinheiro Home Design
Quem visita o Atelier denota um estilo clássico contemporâneo, resultante da atitude criativa e elegante, da sua Decoradora.Os
Paloma Agüero Design
De naturalidade Espanhola, vivo em Portugal desde 2012, tendo desenvolvido meu trabalho na área do design na ilha de São
IAM Interiores
A IAM Interiores coloca à sua disposição uma equipa de profissionais qualificados desde arquitetos, designers de interiores
MOYO Concept
Somos um atelier especializada em arquitectura e decoração de interiores, vocacionada para o mercado particular e empresarial
Daisy Dias - Interiores Criativos
Gabinete sediado no PORTO em Portugal, especializado em Projetos de interiores exclusivos para RESTAURANTES, CAFÉS e HOTELARIA
Basic & Chic
A Basic & Chic - Interior Decor é uma marca de design e decoração de vanguarda. Nos seus serviços contempla design de
Tralhas3tralhas
A Tralhas3tralhas é uma loja de comercio de produtos de decoração vintage e design de interiores.  Para além dos artigos
João Andrade e Silva Design
JAS Design é uma empresa de Portugal, fundada em 1980, dedica-se a diversas áreas como o design de interiores e equipamento
Conceicao Lopes
Atelier/loja de decoração, espaço acolhedor, com exposição de moveis, estofo, tapetes, quadros, candeeiros.  Tudo o que
Perfect Home Interiors
A Perfect Home Interiors é um atelier de design de interiores. Sempre sob a orientação da designer in chief, Inês Veiga
amacau lda
Amacau inspira-se na cidade do Porto e no mundo, na natureza e no reaproveitamento consciente de formas e materiais intemporais
Openlife - Decoração de Interiores
Decoração e Design de Interiores. A decoração da sua casa, de um novo espaço, particular ou publico.Trabalho de pojecto
Jorge Cassio Dantas Lda
Jorge Cássio Dantas, formou-se na EBADE – Escola Bahiana de Arte e Decoração, no Brasil e reside no Porto, Portugal, desde
Tangerinas e Pêssegos - Design de Interiores & Decoração no Porto
Decoramos e transformamos os seus espaços interiores e exteriores em locais acolhedores e únicos. Actuamos na zona Norte

Viseu – a melhor cidade para morar (justamente)

Viseu já foi duas vezes eleita como a melhor cidade para viver em Portugal, e quem a conhece percebe bem a razão! É uma cidade maravilhosa, com um paisagismo irrepreensível, composto de edifícios, antigos e novos, e de bonitos jardins, tudo sempre muito bem tratado, com um cuidado raro em algumas cidades portuguesas. Na verdade não há rua ou urbanização que cresça em Viseu sem o devido tratamento paisagístico e a necessária limpeza, o que faz com que a cidade pareça sempre limpa e acolhedora.

Mas, apesar de ser maravilhoso sair à rua com tão boas condições, nem só de paisagem se constrói uma vida boa. Viseu tem um hospital com boas condições, uma escola superior de saúde, um instituto politécnico e algumas das melhores escolas públicas do nosso país, para além de ofertas privadas de ensino.

Em termos de emprego a cidade tem vindo a subir, com a fixação de cada vez mais empresas de vulto na região. 

A arquitectura mais marcante em Viseu ainda é a histórica, com ricos exemplos em que se cruzam várias épocas e vários estilos. Mas a arquitectura moderna também tem a sua presença bem visível, com relevância directa e imediata para o controverso edifício da Segurança Social.

Dos vários eventos que marcam a vida cultural da cidade, o destaque vai para a sua imensa feira anual. A Feira de São Mateus anima Viseu durante um mês, de Agosto a Setembro, acrescentando com o seu colorido à vida agitada da cidade e levando ao interior grandes artistas da música popular.

Se chegou até este texto provavelmente estará à procura de decoradores e designers de interiores, e está no sítio certo! Na homify encontra os melhores profissionais deste ramo, e com certeza na região de Viseu. Mas, antes de continuar a sua busca, tire um pouco do seu tempo para ler esta secção. Aqui vai encontrar várias informações importantes sobre decoradores e designers de interiores e sobre a melhor forma de os contratar.

Designers de interiores e Decoradores – são a mesma coisa?

É muito normal estes profissionais aparecerem na mesma categoria profissional. Acontece na homify e noutras publicações. Isto acontece porque os seus trabalhos são complementares e por vezes acabam por serem parecidos, mas eles têm abrangências diferentes.

Decoradores - estes profissionais podem ou não ter um curso superior, mas normalmente possuem formação em decoração e vários workshops em materiais e estéticas. As suas tarefas têm um âmbito um pouco mais restrito, incidindo especialmente aspectos estéticos das habitações, embora por vezes também contribuam para as tornar mais funcionais. Os decoradores são muito úteis, colaborando consigo nas escolhas de móveis e acessórios para tornar a sua casa ou o seu estabelecimento mais atraente, dando-lhe uma imagem actual, sempre segundo as suas indicações de preferências. Podem ajudá-lo a dar melhor habitabilidade aos seus ambientes, a destacar as áreas importantes e a fazer "desaparecer" algo de que não goste tanto, contando com o planeamento da iluminação e com o posicionamento dos vários elementos no espaço.
Estes profissionais devem ter um sentido estético apurado, capaz de idealizar as melhores combinações de peças e as colocações mais elegantes para os itens que compõem um espaço. A abrangência do seu trabalho vai desde a planificação até à comprar dos elementos necessários, e à supervisão de todos os trabalhos necessários para obter a imagem desejada.

Designers de interiores – estes profissionais têm funções mais abrangentes e costumam apoiar.se em formações superiores na área do design, que lhes garantem boas competências nas áreas do desenho e da planificação dos espaços interiores de edifícios. À semelhança dos decoradores, os designers de interiores podem fazer projectos de iluminação e envolvem-se nas escolhas estéticas e funcionais para os espaços, mas focam-se mais na distribuição espacial e em criar elementos para os funcionalizar. 

Eles podem assistir na escolha dos materiais de revestimento, como azulejos ou pavimentos, dos acessórios de iluminação e de muitos outros elementos necessários ao projecto, sendo normalmente responsáveis por coordenar as equipas que os instalam, trabalhando para que tudo corra sem percalços de qualquer espécie e se consiga atingir o objectivo proposto na planificação. 

Os designers de interiores podem sugerir alterações a partes de edifícios que não interfiram com a sua estrutura, podendo sugerir o derrube de paredes interiores que comprovadamente não sejam paredes-mestras.
Estas funções são por vezes o arquitecto assumidas pelos arquitectos de interiores, ou pelo arquitectos,  se estes tiverem formação adequada na área do design e da decoração. Actualmente é costume haver gabinetes multidisciplinares com profissionais de várias áreas que trabalham em conjunto para lhe fornecer uma resposta mais completa, sobretudo quando se tratam de reformas extensas. Um designer que proponha alterações estruturais pode solicitar a ajuda e a aprovação de um arquitecto.

O que devo fazer antes de solicitar uma proposta a um designer de interiores ou de um decorador?

1º Informação – antes de contactar os profissionais é importante definir bem as suas expectativas e gostos. Estabeleça se prefere azulejos ou tinta, papel de parede ou pedra, escolha as cores e os materiais da sua preferência. Para este fim pode utilizar descrições ou imagens, um livro de recortes ou um moodboard. Enquadre o seu projecto num estilo, percebendo se prefere rústico, moderno, ou ecléctico, ou outro.

2º Defina objectivos - faça uma descrição detalhada do tipo de projecto que pretende e coloque alguns objectivos, mesmo que depois estes possam ser modificados. Ideias como arranjar mais espaço no quarto, obter mais arrumação na cozinha ou mudar o estilo de uma divisão são bons exemplos.

3º Faça um livro de ideias na homify – esta funcionalidade da homify permite-lhe juntar imagens que ilustram as suas preferências e comentá-las com as suas notas pessoais. Depois só tem de o mostrar aos profissionais seleccionados. Através destas imagens pode também entrar em contacto com os profissionais responsáveis pelo projecto e pedir orçamentos.

O designer de interiores ou o decorador vai pegar nestas indicações e elaborar um projecto, usando softwares apropriados, podendo oferecer-lhe alternativas em função do seu orçamento ou de algum impedimento.

A homify não faz projectos nem vende nada, mas oferece-lhe inspiração e artigos diários com as melhores ideias e sugestões. 

4º Pesquise outras fontes – apesar de a homify pôr à sua disposição centenas de profissionais altamente qualificados, não se limite ao nosso site. Explore a Internet nas suas múltiplas facetas, desde os motores de busca (Google, Explorer...) até às redes sociais (Facebook, LinkedIn...), passando por sites da especialidade e por fóruns de discussão.

5º Procure opiniões de anteriores clientes – através dos meios de pesquisa ou pelo método tradicional de perguntar directamente.

6º Peça orçamentos – não se limite a um profissional, peça pelo menos três orçamentos para ter escolha e avalie-os no seu todo, evitando olhar apenas para o valor final. Avalie em especial a abrangência proposta.

Qual a vantagem de contratar na região de Viseu?

O trabalho destes profissionais baseia-se em apresentar-lhe propostas de materiais e elementos para conseguir o estilo e o visual que mais lhe agrada, mas também indicar ou contratar os profissionais mais indicados para proceder à sua execução. Ao contratar em Viseu estará a usufruir dos seus conhecimentos sobre os fornecedores e os profissionais da região, podendo conseguir melhores preços. 

Por outro lado estes profissionais terão conhecimento das preferências regionais, sendo possível proporcionar-lhe um serviço mais personalizado. E não podemos esquecer o factor proximidade, que além de baixar os custos em deslocações e entregas de materiais, ainda lhe permite um contacto mais próximo com os designers e decoradores..

Quanto custa o trabalho de um designer de interiores e de um decorador em Viseu?

O preço do trabalho dos designers de interiores é bastante uniforme no nosso país, embora não seja de excluir a existência de discrepâncias, tendo em conta o mercado, mais ou menos luxuoso. Em média o serviço de um designer de interiores custa cerca de 600€, num intervalo entre os 250€ e os 1000€, mas isto é apenas indicativo, sendo necessário orçamentar o seu caso específico para perceber o preço final.

O trabalho de um decorador custa valores de aproximadamente 500€, variando entre os 250€ e os 2500€. 

Os orçamentos podem contemplar todo a execução do projecto, incluindo compras, obras e acompanhamento, ou apenas o trabalho dos profissionais.

Pesquisar imagens relacionadas