Vila Franca de Xira é a sede de um concelho que soube conjugar na perfeição a área urbana com todo o espaço natural envolvente. A pouco mais de 20 minutos de distância da cidade de Lisboa, consegue usufruir da beleza do rio Tejo, da Reserva Natural do Estuário do Tejo, do esplendor das Lezírias e da imponência dos Montes da região. Como ribatejana que é, Vila Franca tem bem marcada a tradição tauromáquica, que se faz sentir em todo o munícipio, com o seu ponto alto nas festas do Colete Encarnado, que acontecem todos os anos. Além disto, a gastronomia tão característica e os centros museológicos oferecem a quem por lá passa uma experiência única, da qual nunca ninguém se irá esquecer!
Se tem um imóvel em Vila Franca e pretende fazer intervenções nele, veja como um decorador e um designer de interiores o podem ajudar a valorizar ainda mais este seu bem.
Os conceitos de designer de interiores e de decorador são, por vezes, confundidos. Para que os nossos leitores não tenham dúvidas do que ambos os profissionais fazem, vamos estabelecer aqui as principais diferenças entre os dois:
Tal como falámos anteriormente, devemos começar pelas necessidades do projecto. Este incluiu ou não alterações estruturais no edifício? No caso das remodelações, em princípio irá querer mudar o pavimento, derrubar uma parede para aumentar o espaço útil da divisão ou até criar uma nova divisão ao construir uma nova barreira. Nestes casos, irá ser necessária a intervenção de um designer de interiores ou, em último caso, de um arquitecto de interiores.
Este é um ponto sensível e por isso alertamos desde já que os valores que iremos indicar são apenas valores de referência, que poderá usar para avaliar os orçamentos que lhe forem enviados.
Para começar, e antes de se decidir por qualquer profissional, recomendamos-lhe que peça mais do que dois orçamentos com o mesmo briefing, para que possa comparar e tomar uma decisão o mais consciente possível.
Se estivermos a falar de um designer de interiores, o preço médio de um projecto a nível nacional andará à volta dos €1000. Em relação a um projecto de decoração, não deverá estar a contar com menos de €250. É importante perceber que estes valores podem variar de acordo com várias questões, como por exemplo o grau de complexidade do projecto, a área do espaço a intervencionar ou até o reconhecimento do profissional no mercado.
Para encontrar estes ou outros profissionais para a sua casa em Vila Franca de Xira, poderá optar por uma, duas ou uma combinação das seguintes sugestões que lhe damos:
Em primeiro lugar, se o imóvel que irá sofrer a intervenção se localiza em Vila Franca de Xira, contratar um profissional no concelho facilitará e muito a logística das visitas e das reuniões entre profissional e cliente que irão ser necessárias, ao longo do processo (e principalmente numa fase inicial, para acertar todas as pontas do projecto). Ao contratar em Vila Franca de Xira, irá poupar tempo e dinheiro em deslocações que serão feitas dentro do município (em vez de ter de ir de propósito a Lisboa, por exemplo, tratará de tudo em "casa").
Outra razão, que justifica os benefícios de contratar localmente, é a possibilidade de usufruir de descontos e promoções unicamente acessíveis através dos profissionais em questão, nos estabelecimentos comerciais da especialidade. Ao contratar um decorador do Porto para fazer um trabalho em Vila Franca de Xira, pode correr o risco de ter de pagar portes de envio das peças escolhidas para ter acesso a estes descontos exclusivos.
Além do que já foi referido, contratar in loco irá ajudar a promover a economia local.