Designers de interiores e decoradores - Vila Franca De Xira: Encontre os melhores profissionais | homify

4 Designers de interiores e decoradores em Vila Franca de Xira

Área servida

Vila Franca de Xira – um concelho com tradição e história

Vila Franca de Xira é a sede de um concelho que soube conjugar na perfeição a área urbana com todo o espaço natural envolvente. A pouco mais de 20 minutos de distância da cidade de Lisboa, consegue usufruir da beleza do rio Te­jo, da Reserva Natural do Estuário do Tejo, do es­plen­­­dor das Le­zí­rias e da imponência dos Montes da região. Como ribatejana que é, Vila Franca tem bem marcada a tradição tauromáquica, que se faz sentir em todo o munícipio, com o seu ponto alto nas festas do Colete Encarnado, que acontecem todos os anos. Além disto, a gastronomia tão característica e os centros museológicos oferecem a quem por lá passa uma experiência única, da qual nunca ninguém se irá esquecer!

Se tem um imóvel em Vila Franca e pretende fazer intervenções nele, veja como um decorador e um designer de interiores o podem ajudar a valorizar ainda mais este seu bem.

O que faz um designer de interiores? E um decorador?

Os conceitos de designer de interiores e de decorador são, por vezes, confundidos. Para que os nossos leitores não tenham dúvidas do que ambos os profissionais fazem, vamos estabelecer aqui as principais diferenças entre os dois:

  • Designer de interiores: este é o profissional que irá contratar se quiser fazer uma intervenção (estrutural ou não) no seu imóvel. O designer de interiores, tal como o arquitecto de interiores, planeia e organiza todo o espaço, necessitando de criatividade e de alguma veia artística para que o resultado atinja os dois principais objectivos do seu trabalho: a optimização do espaço útil do imóvel, sempre aliada a uma vertente estética. Para isso, este profissional deverá ter conhecimentos não só técnicos, mas também dos materiais mais indicados a utilizar em cada projecto;
  • Decorador: o decorador é o profissional que se foca unicamente na estética do espaço, não englobando no seu projecto intervenções na estrutura do edifício. O seu trabalho recai sobre a criação de espaços visualmente atractivos, através da alteração de elementos específicos, tais como a iluminação, as cores, as texturas ou outros materiais. O grande objectivo deste profissional é a criação de ambientes que agradem o seu cliente e que estejam de acordo com os gostos pessoais deste.

Quero fazer uma remodelação total na minha casa: qual dos profissionais devo contratar?

Tal como falámos anteriormente, devemos começar pelas necessidades do projecto. Este incluiu ou não alterações estruturais no edifício? No caso das remodelações, em princípio irá querer mudar o pavimento, derrubar uma parede para aumentar o espaço útil da divisão ou até criar uma nova divisão ao construir uma nova barreira. Nestes casos, irá ser necessária a intervenção de um designer de interiores ou, em último caso, de um arquitecto de interiores.

Quanto custa um projecto de design de interiores? E de decoração?

Este é um ponto sensível e por isso alertamos desde já que os valores que iremos indicar são apenas valores de referência, que poderá usar para avaliar os orçamentos que lhe forem enviados. 

Para começar, e antes de se decidir por qualquer profissional, recomendamos-lhe que peça mais do que dois orçamentos com o mesmo briefing, para que possa comparar e tomar uma decisão o mais consciente possível.

Se estivermos a falar de um designer de interiores, o preço médio de um projecto a nível nacional andará à volta dos €1000. Em relação a um projecto de decoração, não deverá estar a contar com menos de €250. É importante perceber que estes valores podem variar de acordo com várias questões, como por exemplo o grau de complexidade do projecto, a área do espaço a intervencionar ou até o reconhecimento do profissional no mercado.

Como posso encontrar estes profissionais em Vila Franca de Xira?

Para encontrar estes ou outros profissionais para a sua casa em Vila Franca de Xira, poderá optar por uma, duas ou uma combinação das seguintes sugestões que lhe damos:

  1. Redes sociais: para além de aproximarem as pessoas, as redes sociais também podem funcionar como verdadeiros radares para encontrar o que quer que seja. Para tal, experimente fazer uma publicação onde peça recomendações de decoradores e/ou designers de interiores em Vila Franca de Xira:
  2. Motores de busca: é o mais fácil e intuitivo. Abra o seu browser e pesquise com as palavras-chave correctas. Depois, é só ver na lista infindável de resultados quais os que prefere e entrar em contacto com esses profissionais;
  3. Revistas da especialidade: nem sempre nos lembramos de ir por aqui, mas a verdade é que as revistas de decoração e arquitectura estão cheias de publicidade aos melhores ateliers, os ateliers-sensação ou os mais premiados. Ao consultar uma revista deste tipo, irá ter acesso a imensos profissionais que irão ajudá-lo a tornar o seu sonho realidade! Tenha apenas em atenção a data da publicação, para escolher revistas que sejam o mais recentes possível. Além disso, pode também consultar revistas online, como é o caso da homify;
  4. Estabelecimentos comerciais da especialidade: se quer remodelar ou redecorar a sua casa, com certeza irá precisar de se deslocar a lojas para perceber o que há e se tudo o que quer cabe no seu orçamento ou não. Quando for a estes estabelecimentos comerciais, aproveite para pedir recomendações de profissionais. Muitos deles deixam cartões de visita nos balcões para terem maior visibilidade;
  5. Rede de contactos pessoais: por último, mas não menos importante, sugerimos que pegue no seu telemóvel e veja, de todos os contactos, quem é que o pode ajudar nesta situação. Conhece algum decorador ou designer de interiores? Algum dos seus amigos precisou de um profissional desta área nos últimos tempos? Peça ajuda a quem está lá sempre para si!

Quais as vantagens em contratar estes profissionais em Vila Franca de Xira?

Em primeiro lugar, se o imóvel que irá sofrer a intervenção se localiza em Vila Franca de Xira, contratar um profissional no concelho facilitará e muito a logística das visitas e das reuniões entre profissional e cliente que irão ser necessárias, ao longo do processo (e principalmente numa fase inicial, para acertar todas as pontas do projecto). Ao contratar em Vila Franca de Xira, irá poupar tempo e dinheiro em deslocações que serão feitas dentro do município (em vez de ter de ir de propósito a Lisboa, por exemplo, tratará de tudo em casa). 

Outra razão, que justifica os benefícios de contratar localmente, é a possibilidade de usufruir de descontos e promoções unicamente acessíveis através dos profissionais em questão, nos estabelecimentos comerciais da especialidade. Ao contratar um decorador do Porto para fazer um trabalho em Vila Franca de Xira, pode correr o risco de ter de pagar portes de envio das peças escolhidas para ter acesso a estes descontos exclusivos.

Além do que já foi referido, contratar in loco irá ajudar a promover a economia local.