Em termos de área, Matosinhos não é imenso, mas em termos populacionais está bem recheado e intensamente urbanizado.
Situado a Norte do Porto e com uma generosa faixa costeira, este pequeno município pertence à Área Metropolitana do Porto e tem o maior porto artificial de Portugal, o Porto de Leixões.
A presença do Mosteiro de Bouças definiu a sua localização e pensa-se que já no ano 900 ali existia uma povoação, embora só em 1853 tenha sido criada a vila de Matosinhos.
A proximidade do mar ditou a gastronomia, mas foi o desenvolvimento urbano que moldou a paisagem, com grande primazia para os edifícios de habitação.
Em Matosinhos, a arquitectura moderna ganha uma expressão importante ou não fosse o berço do famoso Arquitecto Álvaro Siza.
As obras de Siza, em especial a Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés, marcam a cidade com o carisma dos afectos que só se ganham com o crescimento.
Além de Siza, podem apreciar-se obras de Fernando Távora, Alcino Soutinho e Souto Moura, não menos impressionantes.
Todo este entusiasmo à volta da arquitectura moderna cria, em Matosinhos, um gosto particular pela arquitectura, pelo design de interiores e pela beleza em geral, fazendo com que ali haja, muito provavelmente, mais profissionais dedicados a estas actividades.
Por esta altura já se devem ter instalado algumas dúvidas quanto ao profissional certo para o seu projecto e quanto às competências de cada categoria profissional mas, como sempre, a homify está cá para ajudar, por isso vamos clarificar as coisas:
A escolha do profissional depende, exclusivamente, da abrangência do seu projecto. A contratação de um designer de interiores ou de um decorador tem como finalidade máxima o seu conforto, livrando-o da pressão de elaborar um projeto, de comprar materiais, de orientar e gerir profissionais, economizando-lhe tempo e muitas vezes dinheiro, por isso é fundamental ponderar bem a escolha da categoria certa:
- Precisa de fazer obras estruturais? Quer construir algo novo? Contrate um arquiteto!
- Quer remodelar o interior de sua casa, mudar a distribuição dos compartimentos, torná-los mais amplos, renovar a casa de banho, construir armários de embutir ou melhorar a iluminação? Contrate um designer de interiores!
- Precisa de uma mudança rápida, que pode incluir o layout e o posicionamento dos elementos ou a mudança de alguns revestimentos? Está cansado do estilo de sua casa e pretende uma imagem renovada? Contrate um decorador!
- O arquitecto, em princípio, poderá assumir as tarefas de designer de interiores e de decorador. E o designer de interiores poderá fazer um projecto apenas focado na decoração. Mas, na era da especialização, o mais importante é prestar o melhor serviço possível e a abrangência demasiado grande não permite excelência, pelo que o natural é a cooperação entre profissionais, para um resultado mais completo, especialmente em projectos de maior dimensão.
Depende muito da sua personalidade. Em teoria não será muito aconselhável deixar o projeto totalmente ao critério do profissional… Não é que ele vá fazer algum mau trabalho (embora isso também possa ser verdade), mas o certo é que o resultado final não espelhará a sua personalidade. Vai ficar com uma casa bonita, mas segundo os critérios da outra parte!
Ainda assim há pessoas com tão pouco jeito, tempo ou vontade, ou com tanta confiança no profissional escolhido que, realmente, deixam todo o projeto ao critério do designer.
O mais normal, porém, é o cliente envolver-se na parte estética do projeto e aprovar as alterações funcionais propostas. Assim, para que tudo fique exatamente ao seu gosto, ainda antes de escolher com quem vai trabalhar, deve estabelecer bem aquilo que pretende: faça uma lista de tudo aquilo que lhe agrada, em termos de cores, materiais e texturas. Escolha o estilo mas guarde espaço para inovações. Escreva o que lhe agrada mas seja muito direto sobre o que não lhe agrada mesmo… Afirmar que adora a cor azul não vai impedir o profissional de usar o verde, a não ser que especifique que detesta essa cor, por exemplo.
Use a ferramenta de criação de "livro de ideias", da homify, para facilitar estes passos!
Um designer de interiores ou um decorador pode operar a partir de qualquer ponto do país mas, se o seu projecto é na zona de Matosinhos, tem muitas vantagens em contar com um profissional que trabalhe nas proximidades. Porquê? Porque o trabalho destes profissionais, bem como de todos os outros envolvidos no projecto, pressupõe viagens até ao local e, por conseguinte, custos de deslocação, que serão incluídos no orçamento que lhe for apresentado.
E não podemos esquecer que, para executar um projecto desta natureza, é importante envolver profissionais de outros ramos, como construtores, empreiteiros, fornecedores de móveis e, eventualmente, arquitetos. Um bom designer ou decorador vai conseguir apresentar-lhe as soluções e os profissionais mais adequados e ao melhor preço, também da região, baixando os custos das entregas e dos próprios trabalhos.
Por fim, um determinado contexto social influencia diretamente os gostos da população nele inserida. São as chamadas "modas" regionais, geradas por contacto directo entre as pessoas. Se isso existir na sua região e estiver na sua lista de desejos, um designer de interiores, na zona do seu projeto, saberá satisfazer essa necessidade.
Atualmente, a maior fonte de informação é mesmo a internet e é por isso que está a ler este texto! Aqui, na homify vai encontrar profissionais da zona de Matosinhos e não só. Vai encontrar também profissionais de cidades próximas, como o Porto ou Vila Nova de Gaia, que provavelmente não vão sair mais caros pela distância. Também pode adquirir revistas de arquitetura e decoração, que normalmente são boas montras para estes profissionais.
Outra forma, bastante eficaz, de procurar profissionais de decoração e design de interiores à sua medida, é indagando junto de amigos e conhecidos que tiveram projetos de design de interiores e pedir contactos e referências.