O Município da Maia apresenta uma história intensa e importante para o nosso país. Num passado muito longínquo, Maia fazia parte de um grande território entre os rios Douro e Ave. Esteve intimamente ligada à criação de Portugal e no seu processo de independência, por isso, é considerada uma área com grande significado político, social e militar adentro do Portugal proto-histórico.
Quem procurar saber mais sobre a história de Maia, poderá visitar o Museu de História e Etnologia da Terra da Maia, no qual se encontram exposições permanentes e temporárias.
Maia é conhecida pela sua grande zona industrial e onde se encontra, também, o Aeroporto do Porto. Quanto à sua população, esta tem vindo a apresentar um crescimento significativo. Neste momento, conta com, aproximadamente, 135.306 habitantes. Outra curiosidade é que a população de Maia tem um poder de compra superior ao da média nacional, segundo os dados do INE.
Pela sua proximidade ao Porto, as rendas mais baixas e os seus bons acessos, a Maia acaba por atrair profissionais das mais variadas áreas, como no setor da decoração e design de interiores. Se precisar de recorrer a um destes serviços, mantenha-se connosco.
Embora estas duas profissões estejam ligadas e tenham alguns objetivos comuns, existem características próprias que as diferenciam. Para ajudá-lo a perceber, a homify passa a explicar o que cada um faz:
O designer de interiores apresenta, normalmente, um curso de ensino superior, na área de design ou de belas-artes. Este profissional permitirá que faça mudanças mais profundas, de forma a que os utilizadores se identifiquem com o novo espaço. Pode realizar planos em 3D, o que permite ao cliente ter uma ideia clara de como irá ser o projeto final. O designer de interiores planeia, organiza e decora os ambientes interiores, tornando os espaços dignos de uma revista de decoração, como pode ver aqui. O profissional trabalha cada espaço, de forma a torná-lo esteticamente mais agradável, além de aproveitar melhor a área disponível.
O decorador não precisa de ter um curso de ensino superior para exercer a profissão, poderá apresentar (ou não) uma formação de curta duração ou ser um autodidata. As suas funções são mais restritas, uma vez que o seu conhecimento sobre os vários componentes de uma obra é nulo. Assim, o trabalho de um decorador restringe-se à escolha de acessórios, móveis ou cores, de modo a personalizar os espaços interiores e exteriores.
Quando pensar em contratar um profissional para mudar o visual da sua casa, deve ter em consideração o intuito deste trabalho, bem como o serviço que precisa. Se procura um projeto mais aprofundado, que inclui a iluminação, o layout, os revestimentos, a acústica, entre outros, deverá procurar um designer de interiores. No entanto, se pretende dar um "up" na decoração, alterando o estilo, incluir novos detalhes, mudar as cores, etc, o decorador será o profissional mais adequado. Geralmente, o trabalho de um decorador acaba por ser mais acessível, tendo em conta a menor exigência.
Mas, independentemente da sua escolha, ambos devem ser capazes de:
Ressalvamos que, tanto o designer de interiores, como o decorador atuam conforme os seus pedidos e gostos. A sua casa deve ser, sempre, o espelho da sua imagem.
Existem várias razões para procurar os serviços de um decorador ou designer de interiores. Estas são as que consideramos mais válidas:
A homify veio facilitar imenso o mundo das pesquisas, no que toca à área da arquitetura, construção civil e decoração. Por isso, tire partido da nossa ferramenta para aceder aos mais variados contactos profissionais e para obter informações relevantes nesta área.
Não hesite em registar-se na homify e crie os seus próprios livros de ideias, que servirão de Moodboard, com todas as inspirações que mais gostou ou com os profissionais com os quais se identifica mais. É gratuito, fácil e prático. Poderá, ainda, instalar a aplicação da homify no seu telemóvel, esta é uma forma de estar mais perto de nós.
Para encontrar um designer de interiores ou um decorador na Maia, deverá selecionar o profissional que pretende, especificar o seu local de residência na Maia, introduzindo o seu código postal (exemplo: 4465-780).
Rapidamente, será direcionado para diversos perfis de decoradores ou designers de interiores. Se quiser saber mais informações sobre esse mesmo profissional, deve clicar na imagem que vê no seu ecrã. Desta forma, será encaminhado até aos contactos, além de poder ler a descrição da empresa, ver imagens de trabalhos já realizados e analisar experiências de antigos clientes.
A homify é prática e rápida, além de ser uma fonte segura de informação. Os profissionais registados na nossa plataforma são fiáveis e com elevado grau de competência. Mas, como devemos pedir orçamentos a pelos menos três a quatro profissionais, poderá alargar a sua pesquisa a outras fontes.
Por exemplo, poderá usar as suas redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn. Publique um pedido de ajuda e vai ver que, rapidamente, receberá referências da sua rede de contactos.
Não hesite em estender a sua pesquisa através de motores de pesquisa, introduza algumas palavras-chave, como: decorador na Maia; designers de interiores na Maia, etc.
Depois de reunidos os contactos, peça aos seus profissionais um orçamento. Geralmente, os profissionais fornecem-no gratuitamente.
Não é possível dar-lhe valores certos, uma vez que não há uma tabela de preços, para este tipo de serviços. Além disso, existem vários critérios a ter em conta num projeto de decoração ou de design de interiores. Por outro lado, um profissional com maior prestígio e reconhecimento poderá praticar preços mais elevados.
Contudo, para que tenha uma ideia de valores, um serviço de decoração de interiores é de, mais ou menos, 500€. Sem contar com a compra de novos móveis, acessórios, revestimentos, etc.
Saiba que, alguns dos profissionais registados na homify, executam trabalhos de consultoria, sendo esta uma opção mais em conta para mudar a sua casa.
Em que consiste a consultoria?
Neste caso, os profissionais não atuam diretamente, apenas fornecem alguns renders/planos, recomendações de lojas e profissionais, fornecem amostras de tecidos, dão dicas, etc.
No fundo, é uma orientação de como decorar/transformar a sua casa. Todo o trabalho prático será levado a cabo por si.