Designers de interiores e decoradores - Gondomar: Encontre os profissionais ideais | homify

71 Designers de interiores e decoradores em Gondomar

Gondomar – a cidade do coração de ouro

Gondomar é uma região habitada há milénios e tornou-se num centro de extracção de ouro no séc. II a.C. O ouro, e mais especificamente a produção de filigrana, tornou-se a imagem de marca do concelho, originando uma indústria com bastante peso na economia local, até aos dias de hoje.
Actualmente, Gondomar é um concelho onde pode ser muito agradável viver. As suas belíssimas paisagens, as várias praias fluviais da sua longa relação com o rio Douro, os jardins e os parques,  os equipamentos culturais e desportivos, com casas a preços muito mais baixos do que no Porto, têm atraído muita gente. Aliás, a proximidade do Porto é um motor do crescimento de Gondomar, havendo muita gente que vai e vem todos os dias.
Gondomar foi a cidade europeia do desporto em 2017, o que trouxe vários emblemas desportivos. Mas, o mais marcante continua a ser o Pavilhão Multiusos de Gondomar, projectado em 2007 pelo arquitecto Siza Vieira.
Se tem uma casa em Gondomar,  poderá remodelá-la exactamente como sonhou e será, provavelmente, por isso que chegou a esta secção.
Os designers de interiores e os decoradores podem ser a chave para a casa dos seus sonhos e a homify vai ajudá-lo a encontrar os melhores desta região. Mas, antes de continuar a sua pesquisa, saiba mais sobre estes profissionais.

Designers de interiores e decoradores – semelhanças e diferenças

Os designers de interiores são também muitas vezes chamados de arquitectos de interiores e isso deixa alguma margem para interpretações dúbias entre o que faz um arquitecto e o que faz um designer de interiores. Para complicar ainda mais, há a figura do decorador, que aparece muitas vezes como alguém capaz de fazer design de interiores, sendo que estes profissionais também costumam ser erroneamente confundidos com decoradores. Ficou confuso? É natural, a abundância de designações para cada profissão presta-se a isso mesmo mas, na realidade, as atribuições de cada profissional são distintas, embora se possam tocar em vários aspectos!
O arquitecto é aquele profissional que após uma licenciatura universitária fica habilitado a projectar, desenhar e estruturar projectos de edifícios. Ele vai fazer a planta e o desenho exterior da construção, e muitas vezes também do interior. No entanto, para esta função, normalmente, fazem uma especialização, passando a ser chamados de arquitectos de interiores. O arquitecto pode optar por desenhar tudo sozinho mas, com a crescente especialização, muitas vezes solicita a colaboração de um designer de interiores ou de um arquitecto com especialização, para que os projectos fiquem mais actuais e dentro dos gostos e necessidades dos futuros utilizadores do espaço. Os arquitectos conhecem a fundo as legislações sobre arquitectura, construção e urbanismo e desenham tudo, desde a estrutura até à canalização, tendo em vista o cumprimento desses requisitos.
O designer de interiores é também um profissional muito qualificado, na maior parte das vezes também licenciado, embora em áreas distintas. Apesar de não ser obrigatório, na maior parte dos casos, os designers de interiores têm licenciaturas específicas em design de interiores, ou outras complementares.
Um designer de interiores pode ser o responsável pela concepção dos interiores de base, em fase de projecto para construção, ou pode ser o motor de uma reconfiguração dos interiores de uma casa usada. Ele vai projectar tudo, desde a configuração dos compartimentos, à sua interacção, à funcionalidade, mas também o layout, a disposição dos seus elementos e até o projecto de iluminação. Pode até sugerir o derrube de paredes, desde que essa opção seja avalizada por um arquitecto, pois não está legalmente autorizado a fazer alterações estruturais. Ajuda na escolha das cores, dos materiais e das texturas, que vão dar o acabamento personalizado aos seus interiores, um bom isolamento sonoro e uma excelente disposição dos compartimentos com essa finalidade. É, portanto, um elemento chave na obtenção de interiores perfeitos!

O decorador é um profissional que pode ajudá-lo com tudo o que é necessário relativamente à parte estética da sua casa. Ajuda encontrar a imagem perfeita para o seu lar, sem alterar a configuração dos espaços. Muitas vezes, o designer de interiores, por ter uma formação abrangente, que também inclui a área da decoração, acaba por fazer esse trabalho. Se quer dar um ar renovado à sua casa, sem grandes alterações, um decorador pode ser uma opção acertada.

O que é a homify e como pode ajudar-me?

Por vezes, há algumas dúvidas sobre o que é a homify e sobre como utilizar esta ferramenta correctamente. 

A homify é uma plataforma que agrega milhares de trabalhos de profissionais de diversas áreas e os seus respectivos contactos. Aqui, vai encontrar trabalhos de decoração, design, arquitectura, jardinagem e muito mais, além de artigos com as melhores dicas e sugestões.

A homify não faz projectos nem vende casas. Para os clientes, somos uma fonte de inspiração e de ideias sem fim, que permite encontrar os projectos mais emblemáticos e guardá-los, além de facilitar o contacto com os profissionais que os criaram. Para as empresas e profissionais, a homify é uma montra onde podem expor os seus trabalhos e assim angariar mais clientes. 

Para desfrutar de tudo o que temos para lhe oferecer, só tem de se inscrever e começar a pesquisa de imagens. Sempre que encontrar alguma que lhe agrade, guarde-a num livro de ideias, faça os comentários que achar necessários e depois mostre o livro ao profissional escolhido para fazer o trabalho. Se encontrar um projecto que lhe agrade, pode entrar em contacto com o seu autor clicando sobre o ícone anexado a cada imagem.

Quais são as mais-valias de ter um designer de interiores ou um decorador no meu projecto?

Todos queremos ter a casa perfeita onde nos sintamos à vontade, que traduza a nossa maneira de ser, e que sintamos como nossa em todos os aspectos. Mas, embora às vezes tenhamos uma vaga ideia daquilo que pretendemos, nem sempre sabemos como atingi-lo, ou sequer se é adequado do ponto de vista funcional. Afinal, quem nunca reparou nas características de uma casa, que provavelmente pareceram uma boa ideia de design a alguém, mas que se vieram a revelar como desastres para o seu funcionamento?
Contratar um designer de interior ou um decorador pode trazer-lhe uma série de benefícios bastante superiores ao gasto que possa ter com ele. Embora possa ser uma figura dispensável até certo ponto, o designer de interiores ou o decorador vai ajudá-lo a tomar as decisões mais acertadas e a escolher os materiais certos, com a melhor relação qualidade preço, evitando layouts pouco funcionais, iluminações desadequadas que não valorizam os espaços, ou escolhas de cor que prejudicam a harmonia do interior.
Por outro lado, nos nossos dias agitados um projecto de renovação de interiores pode significar um dispêndio de tempo a que não podemos ceder. Contratar um destes profissionais é garantia de muito menos stress para si, pois ele vai fazer todo o processo do projecto, desde a sua concepção até à compra dos materiais, e à contratação e supervisão dos trabalhos necessários à sua realização.Além de tudo isto é importante dizer que o olhar treinado destes profissionais pode melhorar muito a imagem da sua casa e até aumentar-lhe o valor de mercado.

Porquê escolher um profissional na região de Gondomar?

Há vários profissionais ligados a projectos de design de interiores, que não apenas os designers ou os decoradores. Além do responsável pela elaboração e execução do projecto, que será o designer de interiores ou o decorador, serão também precisos canalizadores, carpinteiros, construtores, fornecedores de materiais, de mobiliário e acessórios, e até por vezes arquitectos. Além disso, desde o seu início até à sua conclusão, o processo exige sempre deslocações destes ao local.
Ao contratar um profissional da região estará a garantir uma diminuição dos custos de deslocação e entregas, bem como a assegurar uma rede de conhecimentos que o próprio designer terá na região e que poderá agilizar os trabalhos, diminuindo o seu tempo de execução.
Na zona de Gondomar, bem como no vizinho Porto, há imensos designers de interiores e decoradores com muitos estilos de trabalho diferentes, pelo que terá a vantagem de poder escolher competitivamente.

Pesquisar imagens relacionadas