É impossível falarmos de Coimbra, sem que não nos venha à cabeça os estudantes com os seus trajes negros, a Cabra no skyline da cidade ou o fado chorado com o coração em cada esquina. Este é um concelho que vive sob a alçada da grande e reconhecida Universidade de Coimbra, que forma há séculos os mais variados jovens portugueses.
Além da sua tradição académica, Coimbra foi palco de uma das histórias de amor mais bonitas do nosso país - e possivelmente uma com um dos fins mais trágicos de sempre. Foi na Quinta das Lágrimas que homens, a mando do rei D. Afonso IV, ceifaram drasticamente a vida a Dona Inês de Castro, impelindo o seu amado D. Pedro I numa busca incessante por vingança.
Actualmente, passado e presente vivem lado a lado, de mãos dadas, a passo largo para um futuro brilhante como esta cidade sempre nos habituou.
Tem um imóvel em Coimbra e gostaria de lhe dar um refresh, com a ajuda de um designer de interiores ou de um decorador? Veja nos pontos abaixo algumas dicas e ideias de como tirar o máximo partido destes profissionais!
Um designer de interiores é o profissional que se dedica a estudar espaços, com o intuito de fazer intervenções que tirem o máximo partido da área útil do mesmo. Ou seja, o principal objectivo deste profissional é o de tornar um espaço o mais funcional possível, aumentando a qualidade de vida da família que o habita. Para tal, idealiza, planeia e executa projectos que permitam atingir o seu objectivo.
As principais características que pode encontrar num designer de interiores são:
Se, por um lado, o designer de interiores está apto a fazer intervenções a nível estrutural de um imóvel, o decorador foca-se na parte unicamente estética, conjugando objectos, cores e texturas para conseguir um ambiente acolhedor e harmonioso, que agrade a vista do seu cliente. No fundo, a área de intervenção de um decorador é bem mais restrita que a de um designer de interiores, uma vez que não irá alterar a estrutura do imóvel. Este profissional, irá articular os conhecimentos da sua formação e experiência com a identificação e análise das ideias do cliente, principalmente no que se refere aos seus interesses e objectivos finais.
A resposta a esta questão é: depende. E depende mesmo, porque irá sempre depender do que pretende fazer em sua casa.
Imagine que o que pretende fazer é unir a sala à cozinha, criando um único espaço social. Aqui, a ideia será derrubar pelo menos uma parede, com a necessidade de rearranjar ambas as divisões para que se possam integrar da melhor maneira e com a máxima optimização do espaço. Neste caso específico, será necessário um designer de interiores que crie, execute e supervisione todo o projecto, pois estamos a falar de uma intervenção estrutural.
Intervenção decorativa
Apresentamos-lhe outro caso: agora, o que pretende fazer é dar um novo ar ao seu quarto. Quando se mudou para esta casa, aproveitou alguns móveis da casa de familiares ou amigos que já não iriam ser utilizados, mas o que pretende mesmo é ter um espaço à sua medida e com a sua cara. Aqui, o mais indicado será contratar um decorador, que o irá ajudar a perceber que objectos, texturas e cores se conjugam melhor dentro dos seus gostos e da área útil que tem.
Os orçamentos de projectos, quer de um designer de interiores, quer de um decorador irão depender sempre de vários aspectos, tais como:
Como tal, qualquer média de valores pode rapidamente tornar-se inválida, de acordo com o que o seu projecto específico requer. No entanto, para projectos de design de interiores, os valores estão entre os €250 e os €1000, enquanto que um de decoração pode exigir um investimento diferente.
Voltamos a reforçar que estes valores são meramente indicativos, para que consiga ter uma ideia geral do investimento que poderá ter que fazer. O que também lhe sugerimos é que escolha três ou quatro profissionais e que lhes peça orçamentos com um mesmo briefing. Depois, terá que comparar os valores de todos e perceber qual é que se adequa melhor às suas necessidades, tendo em conta as suas exigências e o orçamento que pretende atribuir ao projecto.
Antes de contratar qualquer um destes profissionais, deverá ter em consideração alguns aspectos. Na verdade, deverá tê-los em consideração sempre que quiser fazer qualquer tipo de intervenção em sua casa, pois isso irá facilitar imenso no momento da concretização da intervenção.