Designers de interiores e decoradores - Braga : Encontre os melhores profissionais | homify

35 Designers de interiores e decoradores

Área servida

Braga – Juventude e história em sintonia

Braga é uma cidade ímpar. Com uma história que remonta há milhares de anos, para lá da Bracara Augusta romana e um património arquitectónico riquíssimo, Braga é paradoxalmente uma cidade jovem, a mais jovem do país. 

A sua arquitectura histórica é extremamente variada, ainda mais do que no resto do país, com uma primazia óbvia para a arquitectura religiosa. O mais conhecido é sem dúvida o santuário do Bom Jesus de Braga, mas há muito mais. Edifícios medievais, barrocos, neoclássicos… Braga é um cadinho de estilos e um destino óbvio para quem aprecia edifícios históricos.

Mas Braga não ficou parada no tempo. O estádio Municipal de Braga e o Mercado Araújo Carandá, ambos do Arquitecto Eduardo Souto de Moura, são exemplos de arquitectura contemporânea que não podemos deixar de referir.

Em contraste, ainda mais directo com a faceta histórica, Braga é uma cidade moderna, com uma aposta forte na investigação, na tecnologia e no fomento de empresas e actividades relacionadas. A Universidade do Minho é a grande promotora desta revolução tecnológica, trabalhando em parceria com empresas e entidades para esse objectivo.

A região tem uma grande densidade populacional, em especial a área urbana, com uma população jovem e com elevada escolarização, o que aumenta a exigência sobre os diversos serviços. É fácil encontrar uma grande variedade de fornecedores de móveis de alta qualidade e serviços de designers de interiores e decoração topo de gama, por estas paragens!

Designers de interiores ou decoradores são a mesma coisa?

Não! Apesar de aparecerem normalmente associadas e de incidirem sobre assuntos comuns, estas profissões têm abrangências diferentes.

Um decorador é um profissional capacitado para fazer a actualização estética dos espaços, tratando de detalhes e pormenores relativos à parte de acabamento estético. O seu trabalho incide sobre móveis e acessórios, podendo também abranger revestimentos e alguns detalhes mais técnicos.

O designer de interiores é um profissional altamente treinado, normalmente licenciado, para desenhar, ou redesenhar, os interiores dos edifícios, sejam de habitação ou comerciais. Intervém, tanto no layout como na composição dos espaços em si, podendo propor a construção de elementos ou o derrube de paredes, embora não possam fazer alterações estruturais ou de fachada (neste caso, é obrigatória a intervenção de um arquitecto).

Estes profissionais são especialmente vocacionados para fazer actualizações de espaços antiquados ou datados e a dotá-los de características modernas, adaptadas à vida moderna, no que respeita à estrutura e distribuição espacial. Devido à forte componente estética, tanto de formação como de trabalho, estes profissionais fazem muitas vezes também o trabalho de decoração.

Quando preciso de um decorador?

Embora possa prescindir de um decorador ou de um designer de interiores, é sempre útil ter uma visão actual e profissional sobre o tema, evitando correr riscos nas escolhas dos elementos para o espaço que podem vir a arruinar o estilo da sua casa. Dito isto, precisa de um decorador quando pretende dar uma imagem diferente aos seus espaços, seja em casa ou num projecto comercial. Os decoradores têm instinto estético, conhecem as tendências de imagem e normalmente possuem a experiência suficiente para o ajudar a combinar os vários itens, que dão estilo aos ambientes, ajudando a criar uma imagem mais definida e agradável, eventualmente mais actual.

Quando preciso de um designer de interiores?

Também aqui não há qualquer obrigatoriedade legal, mas sim grandes vantagens.

Se adora projectos faça você mesmo, tem mesmo olho para a estética, bem como para as dimensões e para a disposição espacial dos elementos em sua casa, pode tentar fazer sozinho um projecto decorativo ou mesmo um pequeno layout de uma sala ou de uma cozinha. Mas há projectos em que, de certeza, a melhor opção é contratar um designer de interiores.

Se precisa de fazer alterações de fundo para melhorar o aproveitamento dos seus espaços e a habitabilidade geral em sua casa, então precisa de um designer de interiores. 

Precisa de móveis à medida para que sejam mais funcionais, façam um melhor aproveitamento da área e ainda sejam muito bonitos?
Quer tornar a sua cozinha mais prática?
Quer diversificar as actividades de um espaço ou unir várias funcionalidades?

A resposta a todas estas perguntas, e muito mais, está na contratação de um designer de interiores!

Há designers de interiores e decoradores em Braga? Como posso encontrá-los?

Há diversos designers de interiores e decoradores, com gabinete, a trabalhar na cidade de Braga e é muito simples encontrá-los, através de uma pesquisa rápida neste site!

Braga é uma cidade interior, mas muito jovem e cheia de vitalidade. A proximidade de universidades, com cursos nesta área, gera um bom número de profissionais qualificados, jovens e inovadores, que podem ser-lhe muito úteis.

Pode encontrá-los aqui na homify, através de pesquisa em outros sites da especialidade, em revistas de decoração… Pode também procurá-los junto dos seus amigos e familiares, após projectos bem sucedidos.

Que trabalho devo fazer antes de contratar um destes profissionais?

Um passo muito recomendado é procurar na homify imagens que se aproximam do seu ideal para os espaços e criar com elas um, ou mais, livros de ideias. Rapidamente, irá perceber que esta ferramenta é muito prática para organizar as suas ideias e inspirações. Se optar por profissionais homify, tem também a nossa garantia de profissionalismo, podendo entrar em contacto com eles e até pedir orçamentos e opiniões, através da nossa página.

O outro passo fundamental, nesta fase, é perceber as suas expectativas face ao dinheiro que tem para gastar e estabelecer um tecto máximo para o seu projecto. Assim, o profissional saberá, à partida, com o que pode contar e quanto poderá cobrar.

Preciso mesmo de um designer de interiores ou de um decorador de Braga?

Não precisa de ser mesmo de Braga, mas contratar um designer de interiores (ou um decorador) nas proximidades, pode trazer-lhe grandes benefícios. Se o seu projeto é em Braga ou na região circundante e não encontra o seu profissional de eleição, pode expandir um pouco a sua pesquisa e tentar no Porto ou em Paços de Ferreira…  

As distâncias continuam a ser relativamente curtas e o seu custo pouco relevante para o valor final do projeto.

Contratar um profissional próximo da localização do projeto, ajuda a baixar os custos das deslocações, entregas de materiais e mobiliário. Além de, provavelmente, contribuir para que consiga os melhores e mais capazes profissionais para as tarefas a desempenhar, a um preço mais baixo, graças aos contactos que, normalmente, os designers de interiores têm. Por exemplo, se precisa de um móvel à medida para um determinado espaço, o seu designer de interiores, possivelmente, vai conhecer o carpinteiro ideal para o construir, nas redondezas.

Quanto custa contratar um designer de interiores ou um decorador em Braga?


É impossível apontar para valores certos porque não há nenhuma tabela a estabelecer preços para este tipo de serviços. Além disso, a abrangência de cada um dos profissionais é tão diversa que o preço acaba por ser muito influenciado pelo prestígio do próprio gabinete.
No entanto, podemos referir que, apesar de Braga ser uma cidade que está na moda, ainda é uma cidade barata para se viver, sendo possível encontrar habitações a preços atraentes, o que sugere uma política semelhante para o tratamento dos seus interiores.