Designers de cozinhas - Porto: Encontre os profissionais ideais | homify

1384 Designers de cozinhas em Porto

Grupo Emme Cozinhas
O Grupo Emme Cozinhas é uma empresa especializada e dedicada ao sector das cozinhas com dois showrooms, a Studio Emme no
Armazem 810
Empresa fabricante de mobiliário de cozinha, banho e armários embutidos
3dogma mobiliário de cozinha
Com o foco principal no mobiliário de cozinha, a 3dogma tornou-se especialista em vários serviços: projeto 3D, acompanhamento
DIONI Home Design
A DIONI Home Design está no Av.João XXI 12  em Lisboa para o ajudar a concretizar o seu espaço de sonho. Com o nosso know
Kitchen In
Cozinhas criativas, inteligentes, únicas… Kitchen in é um espaço perto de si onde tudo gira em redor da cozinha.  Cozinhas
Gonçalrochas - Cozinhas - Love Kitchen
A Gonçarochas, é uma empresa dedicada á produção de cozinhas, roupeiros e móveis de casa de banho, com mais de 25 anos de
PEDROSA & PACHECO LDA
A Pedrosa & Pacheco Lda é uma empresa dedicada ao fabrico e comercialização de mobiliário de todo tipo. Trabalhando
Ferreira e teixeira da silva
fabricante e designer de mobiliario de cozinha
Pedini Porto
A PEDINI tem um papel de liderança na história do mobiliário de cozinha há mais de cinquenta anos. Dos primórdios do fabrico
Area design interiores
“A cozinha é o coração da casa, é tradição e faz parte das nossas memórias.  É um espaço maravilhoso onde a magia acontece
Leiken - Kitchen Leading Brand
Fundada em 1998, a Leiken resulta do esforço para oferecer ao mercado um produto único e de qualidade absolutamente superior
i9 Design
Criação e produção de mobiliario de Cozinha, Roupeiros e Banhos à Medida dos clientes
DOME KITCHENS
A marca DOME® tem o seu valor assente numa longa história de família, que há mais de 65 anos tem passado o seu know-how
DCASAIDA
Somos uma empresa especialista em remodelação de interiores, direccionada para cozinhas, roupeiros, móveis de wc e móveis
Traços Intemporais Lda.
A Casa Design é uma empresa com larga experiência no mercado relativamente a Cozinhas, Electrodomésticos e Remodelação de

Porto – o peso da capital do Norte


O Porto está na moda! Esta cidade vibrante, cheia de vida e de história atrai, actualmente, cada vez mais turistas e residentes pelo seu carisma incomparável e pela sua beleza intemporal. Terra de gente orgulhosa e resiliente, mas muito acolhedora, capaz de nos fazer sentir em casa, com o seu sotaque carregado e a sua maneira de ser tão aberta.
A história da cidade vem de longe e o seu peso, no nosso país, não diminuiu com o tempo, sendo a segunda cidade com maior importância e a chamada "capital do Norte". Portugal tem este nome por causa do antigo nome do Porto, Portus Cale e a cidade foi a capital do Condado Portucalense, berço da nação.

Mas é impossível falar do Porto e não falar do rio Douro e do vinho! O Douro, essa artéria vital no comércio e no transporte de pessoas, que marcou o desenvolvimento da região pela produção do vinho do Porto, um néctar mundialmente conhecido e que tanto desenvolveu a economia portuguesa. O rio marca a vida e a paisagem do Porto, sendo parte integrante da sua imagem de marca e da sua essência.

O seu património arquitectónico, em especial o seu Centro Histórico (considerado Património Mundial), atrai visitantes de todo o mundo e define a identidade da cidade. Recentemente, tem visto os seus prédios devolutos ganharem uma nova vida. A reabilitação do tecido urbano, preservando memórias e estilos, é a grande prioridade e o crescimento do turismo ajuda a que apareçam cada vez mais pessoas interessadas nesse propósito. Isto estimula, também, o crescimento de empresas na área da arquitectura, da decoração e do design de interiores.
Economicamente, o Porto é uma cidade próspera, em constante rivalidade com Lisboa e, no seu tecido empresarial, tem empresas de todos os tipos e dimensões, com um mercado bastante abrangente. 

Designers de cozinha – o necessário produto dos tempos modernos

Em primeiro lugar, é importante definir o que é um designer de cozinhas, para poder entender a sua importância.
Um designer de cozinhas é um profissional especializado em desenhar e planear cozinhas. Podemos dizer que é, no fundo, um designer de interiores que se dedica, essencialmente, a este espaço tão importante das nossas casas.

Longe vão os tempos em que os materiais de construção eram comuns a todos os espaços da casa. Actualmente, fruto da evolução dos materiais e técnicas construtivas, mas também da evolução das vivências humanas, é possível escolher materiais diferenciados em função das características dos espaços. A cozinha, pela natureza das tarefas ali desempenhadas, é um espaço que requer um cuidado especial.
Vapor de água, gordura, embates, utilização intensa, grande quantidade de equipamentos eléctricos... Tudo isto são condicionantes às escolhas a fazer para a construção de uma cozinha, tornando imprescindível a aquisição de conhecimentos adequados e a sua actualização permanente, abrindo as portas à especialização dos designers de cozinha.

O que faz um designer de cozinhas no seu trabalho?

Um designer de cozinhas vai ajudá-lo a conseguir a melhor disposição dos elementos da sua cozinha, tornando-a mais prática e funcional, em função do espaço disponível e das suas necessidades. Simultaneamente, vai zelar para que esteticamente a cozinha seja totalmente do seu agrado.

Vejamos que actuação tem um designer de cozinhas nas diversas facetas deste espaço:

  • Layout – o profissional vai ordenar a disposição dos armários, das mesas, das áreas de trabalho e, eventualmente, dos electrodomésticos para que o espaço apresente boas condições de passagem e de trabalho, sem cruzamentos de tarefas e de vias que possam pôr em causa uma utilização confortável;
  • Composição dos armários e áreas de trabalho – o designer de cozinhas ajuda-o a obter o melhor do espaço que tem, planeando as áreas de arrumação, estabelecendo as medidas dos vários componente e os acessórios necessários para que se tornem mais funcionais (sistemas de organização). Vai também aconselhá-lo na escolha dos materiais, das texturas e na disposição de armários e bancadas para que todos os elementos fluam entre si, formando um conjunto agradável e resistente, em função dos seus gostos.
  • Tomadas e iluminação – em função da distribuição de todos os elementos e das áreas de trabalho, estes profissionais vão aconselhar o número de tomadas necessário e as suas localizações, tornando a sua cozinha mais fácil de utilizar. Ajudam-no, também, a criar um bom sistema de iluminação, com pontos de luz suficientes, adequados tanto à execução das tarefas como à melhoria da estética.
  • Revestimentos de parede, tectos e pavimentos – além de aconselhar na parte estética, os designers de cozinhas também lhe vão apontar as características técnicas de resistência e durabilidade em função da localização, um pouco à semelhança do que fazem os designers de casas de banho.
  • Electrodomésticos – podem aconselhar os melhores equipamentos em função das suas necessidades, determinar a sua localização e criar o espaço para os integrar no conjunto.
  • Decoração – os designers de cozinhas podem e devem aconselhá-lo sobre os melhores acessórios decorativos e funcionais para obter a imagem desejada.

Etapas possíveis do trabalho do designer de cozinhas

  1. Reunião com os clientes para assentar preferências – Nesta altura é importante que já saiba aquilo que pretende ter na sua cozinha. Para isso é aconselhável fazer um trabalho de pesquisa prévio, que poderá levar a cabo no nosso site, em revistas de casa e decoração ou mesmo em panfletos de marcas.
  2. Visitar os espaços para conhecer as condições preexistentes, tomando as necessárias notas e fotografias.
  3. Apresentar os planos (de preferência mais do que um, para dar escolha ao cliente) para o espaço, sob a forma de desenhos ou renders.
  4. Fazer eventuais alterações solicitadas.
  5. Apresentar um caderno de especificações para a execução do trabalho;
  6. Apresentar um orçamento detalhado para os vários elementos do projecto e que inclua o preço dos seus serviços.
  7. Contratar as equipas necessárias para a construção e instalação de todos os elementos.
  8. Supervisionar a execução do projecto, contribuindo para ultrapassar eventuais dificuldades;
  9. Fazer o acompanhamento após entrega, zelando para que qualquer problema que surja seja rapidamente resolvido pelas empresas intervenientes, se assim ficar estabelecido em contrato.

Não encontro designers de cozinhas no Porto. O que posso fazer?

Há designers de cozinhas em todo o país, e no Porto também, claro! Na nossa página pode encontrar alguns, mas a sua pesquisa pode também incluir empresas fabricantes de cozinhas, desde que se certifique de que estas empresas fornecem o serviço de um designer de cozinhas. Muitas vezes, estes profissionais trabalham com as empresas de construção de cozinhas ou na sua dependência, causando alguma confusão na sua procura.

Se o seu projecto está localizado na cidade do Porto, tem toda a conveniência em contratar por aí, mas pode, e deve, alargar a pesquisa às cidades vizinhas, como Matosinhos ou Vila Nova de Gaia, para ter mais escolha sem aumentar, significativamente, as despesas de transporte, deslocações e entregas.

O que devo fazer antes de contratar um designer de cozinhas no Porto?

  • Pesquise – ter uma boa carteira de profissionais e os respectivos contactos é fundamental na hora de pedir orçamentos. Não se esqueça de escolher profissionais com trabalhos cujas características lhe agradam, pessoalmente. Peça referências pessoais e, se possível, conheça alguns trabalhos já terminados.
  • Peça vários orçamentos – a pressa é inimiga da perfeição! Contacte diversos profissionais e peça mais do que um orçamento para poder ter uma base de comparação. Evite escolher apenas baseado no preço e compare todos os aspectos das propostas, com especial enfoque à qualidade dos materiais (segundo as suas características técnicas). Lembre-se de que por vezes o barato sai caro!
  • Peça um contrato detalhado – negoceie um contrato detalhado, com os níveis de envolvimento do designer e, se possível, inclua uma garantia válida após a entrega do trabalho, para prevenir o arranjo de defeitos que possam vir a surgir, no futuro.
Pesquisar imagens relacionadas