Loures – a explosão demográfica marca a paisagem
Loures, terra desde sempre ligada a Lisboa. Dali vieram lavadeiras, artesãos, agricultores e comerciantes que, todos os dias, entravam na cidade para vender o fruto do seu trabalho e que eram fundamentais ao abastecimento da capital.
Os seus ares saudáveis fizeram da região um lugar de eleição, para lazer ou fuga das doenças que proliferavam na cidade, para monarcas e nobres. A sua importância económica e estratégica fez com que Loures ficasse englobada na capital, desde D. Afonso Henriques até ao reinado de D. Maria II, tendo sido elevada a concelho, em 1886.
Em termos arquitectónicos, a cidade tem alguns edifícios interessantes mas, atualmente, a sua urbe é marcada pelo crescimento desenfreado de prédios de habitação e pela construção ilegal.
Apesar de ser visto como uma cidade satélite de Lisboa e um mero dormitório, Loures tem uma economia intensa, com um crescimento significativo e com o comércio e a indústria em destaque. A prova disso é a instalação de grandes superfícies na região, com destaque para o gigante sueco do mobiliário, IKEA.
Em Loures, há muitos serviços e os designers de cozinhas não são excepção, uma vez que a proximidade de Lisboa, com bons acessos e rendas mais baixas, põe à disposição dos profissionais um mercado muito vasto.
Designers de cozinha – necessidade ou moda?
Os designers de cozinha são profissionais que se dedicam, exclusivamente, à concepção e ao planeamento de cozinhas. Muitas vezes, fazem também o acompanhamento da construção, da instalação e a execução dos detalhes decorativos finais.
Podem comparar-se, em tarefas, aos designers de interiores, mas com uma especialização em cozinhas.
Pode nunca ter pensado nisso, mas o design de cozinhas é um mundo, que obriga a vários conhecimentos, desde as características técnicas dos vários materiais (madeira, contraplacados, laminados, azulejos, pedras...) à arquitectura básica, passando pela criação de designs. Devido à actualização de tendências e modas, os designers de cozinhas têm muito que saber e muito que actualizar. E a própria natureza das cozinhas, com tarefas que implicam a produção de calor e de vapor de água, a manipulação de gorduras e os eternos salpicos, faz com que a escolha dos elementos e dos layouts seja crítica, abrindo espaço para essa especialização.
Como é que o designer de cozinhas vai intervir no meu projecto?
Para começar, o designer de cozinhas pode fazer nascer o seu projecto! Sabe aquela ideia difusa sobre o que gosta e o que precisa para a cozinha da sua casa? O designer de cozinhas vai trabalhá-la e melhorá-la, tendo como base os seus gostos e necessidade, e vai dar-lhe forma através de plantas ou renders.
Depois há vários caminhos possíveis:
Tarefas planeadas pelo designer de cozinhas
Há designers de cozinhas em Loures? Tenho vantagens em contratar alguém na zona?
Há, com toda a certeza, designers de cozinha na região de Loures, mas é importante saber que nem todos podem ostentar essa designação. Muitas vezes estes profissionais trabalham para empresas que constroem cozinhas ou para empresas fornecedoras de materiais, pelo que a designação é a da empresa para a qual trabalha. Se for contratar uma empresa destas, certifique-se de que oferece os serviços de um designer de cozinhas experiente.
Contratar na região tem vantagens, nomeadamente a redução das despesas com deslocações e transportes, mas também porque facilita a verificação de referências "in loco". Mas não precisa de se ficar apenas pela cidade de Loures, pois a proximidade com Lisboa e também com outras cidades relevantes, como Odivelas, abre-lhe muito os horizontes de pesquisa, sem perder os benefícios referidos.
Como posso encontrar o designer de cozinhas certo para o meu projecto em Loures?
Embora haja várias formas de procura, estas podem agrupar-se em três categorias:
Etapas usuais do trabalho do designer de cozinhas
Como posso fazer a minha escolha de maneira fundamentada