Cascais – de estância balnear a vila do futuro
Viver em Cascais é viver ao pé do mar e essa proximidade sempre marcou a vida da povoação, desde os tempos em que as cascas dos moluscos se acumulavam na praia (facto que acabou por dar o nome à localidade), até à actualidade histórica, com os seus banhos de mar e o seu turismo intenso.
Em 1870, a vila tornou-se estância de veraneio da família real, a partir do momento em que o rei D. Luís decidiu instalar-se ali para passar os verões junto ao mar. Com a família real vieram várias famílias aristocráticas que, rapidamente, ali construíram as suas moradias de férias. Este facto define a malha urbana de Cascais até hoje pois, nessa altura, a arquitectura começou a ser fortemente marcada por estruturas de luxo, como palacetes e chalés, que ainda hoje se mantém.
Hoje em dia, viver em Cascais ainda é sinónimo de exclusividade e de uma vida de luxo, mesmo que em algumas das suas áreas esse glamour não seja tão evidente. À sua arquitectura histórica, vieram somar-se muitas obras de arquitectura moderna, discretas e privadas, mas ricas e luxuosas.
Tecnicamente, a urbe de Cascais corresponde à dimensão de uma cidade, mas tem resistido a ser elevada a essa categoria, por motivos turísticos. A localização da vila, a poucos minutos de Lisboa, o seu clima, beleza natural e a proximidade do mar, fazem de Cascais uma morada bastante cobiçada e, por isso, também muito valorizada. A manutenção como vila ajuda a acentuar esse carácter, pequeno e restrito.
Nos últimos anos, a vila tem-se renovado e reinventado, apostando na tecnologia para dar as melhores condições de vivência aos seus cidadãos, colocando imensos serviços à sua disposição e à distância de um toque num ecrã, ganhando assim o título de "smart city".
Por tudo isto, Cascais é hoje um pólo à volta do qual gira uma imensidão de empresas, que fornecem o que há de melhor a este imobiliário de alto gabarito, desde arquitectos, até decoradores e designers de interiores, fornecedores de materiais, empreiteiros especializados e muito mais.
Designers de cozinhas – a resposta a um mercado exigente
A cozinha é um espaço muito delicado, em qualquer casa. Ali, produzem-se alimentos, com todos os incidentes que isso pode originar, mas também se fazem muitas outras actividades. Aliás, uma cozinha de família é um tudo em um: é sala de jantar, sala de estar, espaço de brincadeiras, lugar para fazer os trabalhos de casa e até hospital, quando alguém se corta!
A cozinha é mesmo um lugar polivalente e muito utilizado, mesmo quando está separada de outros espaços. Quando está em open space, isso é ainda mais evidente, com as actividades ali desenvolvidas a afectar também as restantes áreas.
Por estes motivos, tudo o que concerne às cozinhas tem de ser muito planeado e bem escolhido. E a imagem não pode ser esquecida durante todo o processo.
Um designer de interiores é um profissional especializado em conseguir o melhor layout para a sua cozinha, com os materiais mais adequados e a imagem que mais lhe agrada. É um designer de interiores que se especializou em cozinhas!
Num mercado exigente, como o de Cascais, esta especialização torna-se ainda mais importante para cumprir com as altas expectativas dos clientes. Numa região exigente, com consumidores habituados a padrões de qualidade elevados, não podia ser de outra forma.
O que pode fazer um designer de cozinhas pela minha cozinha?
Já referimos a importância no planeamento, mas agora vamos saber que intervenção tem um designer de cozinhas em cada um dos componentes desse espaço:
Funções do designer de cozinhas
Nem todos os designers de cozinhas trabalham da mesma maneira e nem todos os projectos incluem um envolvimento total mas, normalmente, as funções do designer de cozinhas (que podem ser partilhadas com a empresa construtora) são:
Devo contratar um designer de cozinhas na região de Cascais?
Evidentemente que poderá contratar os serviços de um profissional desta área de actuação em qualquer ponto do país, mas trabalhar com um gabinete desta região vai facilitar-lhe a vida. Os profissionais de Cascais sabem como encontrar os fornecedores de materiais mais convenientes para os seus objetivos, luxuosos ou não. Além disso, se contratar na região, poupa dinheiro em deslocações e transportes de materiais. Mas a grande vantagem será mesmo o conhecimento do mercado e das preferências da vila.
Pode encontrar profissionais desta área aqui mesmo, na homify, em revistas de decoração, em fornecedores de materiais e até nas páginas amarelas, mas tenha em mente que nem sempre podem aparecer com este nome, porque muitas vezes estes designers trabalham na dependência de empresas fabricantes de cozinhas. Quando contratar, garanta que a empresa tem um designer de cozinhas para assegurar um bom resultado.
Como preparar a contratação: