Designers de casa de banho - Porto: Encontre os profissionais ideais | homify

3 Designers de casa de banho em Porto

Porto – Designers de casas de banho

Quem te vê ao vir da Ponte / és cascata sanjoanina / erigida sobre um monte / no meio da neblina. Quem já não trauteou, uma ou outra vez, a canção Porto Sentido? O bonito poema de Carlos Tê, dedicado à cidade do Porto, está nos ouvidos de todos os portugueses.

 

O Porto é, como sabemos, a segunda maior cidade do país. A região acomoda inúmeras pequenas e médias empresas e é a que mais contribui para as exportações nacionais. É, aliás, a única região cuja exportação supera a importação. Note-se que o distrito beneficia da existência do Porto de Leixões – que movimenta aproximadamente 14 milhões de toneladas de mercadorias por ano (25% do comércio internacional) – e do moderno Aeroporto Francisco Sá Carneiro, o melhor de Portugal no que diz respeito ao espaço na aerogare e o melhor do mundo, na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros.

 

Escusado será dizer que o Porto conta com excelentes ligações a outras cidades e regiões, tanto através de auto-estradas como de linhas de caminho-de-ferro. Na região, a actividade industrial é proeminente em várias áreas: têxteis, calçado, móveis, metalomecânica, entre outras.

Não menos importante é o turismo que já valeu ao Porto vários prémios. Em 2017, a Invicta foi escolhida, novamente, como Melhor Destino Turístico da Europa (prémio que já tinha arrecadado noutros anos, superando cidades tão importantes como Paris, Roma ou Viena).

 

Viver no Porto é, sem dúvida, um privilégio. Se está prestes a encetar um projecto de remodelação ou de construção de uma casa, então vai precisar de profissionais à altura. Entre eles, estão os designers de casas de banho.

1. O que faz um designer de casas de banho?

Contratar um designer de casas de banho pode parecer-lhe dispendioso ou um luxo desnecessário mas este profissional ajudá-lo-á a fazer melhores escolhas, dentro de determinado orçamento. Os designers pensam em detalhes que passam completamente ao lado de quem não é entendido na matéria e conseguem aliar a beleza à qualidade e à funcionalidade. Construir uma casa de banho não é só escolher azulejos ou a louça sanitária. É importante pensar no layout, para que nela se possa circular sem constrangimentos, nos materiais mais adequados a este espaço, que concentra tanta humidade e está sujeito a tão grande desgaste, na ventilação, no isolamento das paredes, na privacidade, na segurança, entre muitas outras coisas. Idealmente, um designer de casas de banho devia projectar todas as casas de banho da sua casa, mas se não quiser ter essa despesa, pode apostar na contratação deste profissional apenas para a casa de banho principal. Vale realçar que os arquitectos e designers de interiores também o podem auxiliar neste projecto mas, o designer de casas de banho tem um conhecimento mais aprofundado e abrangente sobre o espaço.

 

2. Por que preciso de um designer de casas de banho?

De certa forma, a resposta a esta questão já está no ponto anterior. Há inúmeros aspectos nos quais um designer de casas de banho lhe pode ser útil.

 

Considere os seguintes:

    ·    Um designer de casas de banho compreende os detalhes críticos concernentes à estrutura da casa de banho. Sabe como posicionar as janelas e as portas, como distribuir a iluminação no espaço, qual é a paleta cromática que vai funcionar melhor e de que forma pode fazer com que uma casa de banho deixe de ser banal para ser surpreendente;

    ·    Um designer de casas de banho não trabalha sozinho, mas sim com uma equipa. Imagine ter que pensar sozinho na contratação de electricistas, canalizadores ou colocadores de pisos e revestimentos. Encontrar cada um destes profissionais e coordená-los é um bico-de-obra para quem não tem experiência;

    ·    Para além de, por norma, já terem uma equipa preparada, também são uma mais-valia no que diz respeito a supervisionar a obra e, subsequentemente, a confirmar se a execução está a corresponder. Um trabalho mal feito, custar-lhe-á caro no futuro. Mais vale investir no presente e evitar preocupações mais tarde;

    ·    Os designers de interiores são criativos e astutos. Envolvem-se em muitos projectos, já se depararam com imprevistos e conseguem encontrar soluções para os mais intrincados problemas. O design de casas de banho é como que uma subcategoria do design de interiores. É uma área bastante complexa, que exige presença mental, agilidade física e até competências sociais para saber lidar com todos os envolvidos e clientes.

3. O que considerar antes de contratar um designer de casas de banho?

Contratar um designer de casas de banho exige os mesmos cuidados atinentes à contratação de um arquitecto, de um decorador ou de qualquer outro profissional imiscuído numa obra.

 

Consideramos fundamental conhecer o portefólio de mais do que um designer, porque é através dos trabalhos já levados a cabo que se conseguirá perceber melhor o estilo de cada um e qual se aproxima mais do seu. É importante estar na mesma página que o seu designer no que toca à estética que quer emprestar ao espaço. O designer estará disposto a ouvir as suas ideias mas, dificilmente, abrirá mão da sua visão criativa que, à partida, não quererá comprometer. Esteja aberto a sugestões, mas seja firme em relação àquilo de que não quer, de todo, abdicar. Como diz o ditado: conversando é que a gente se entende e, na verdade, nada como uma boa conversa para perceber que compromissos e cedências se podem fazer. Uma boa ideia é guardar algumas imagens de casas de banho de que gostou para conseguir transmitir melhor o seu ponto de vista e pretensões. Com imagens, ficará tudo mais claro para ambos.

 

Outra coisa que deve fazer é pedir e/ou procurar referências de antigos clientes. Um designer com boas referências levá-lo-á a partir para a obra mais descansado. Se correu bem com outras pessoas, a probabilidade de que tudo corra bem consigo é alta. Alguns designers até podem levá-lo a conhecer projectos já concluídos (se os antigos clientes autorizarem) e assim pode ver, com os seus próprios olhos, os resultados.

 

Definir um orçamento é parte importante do processo. Nunca se deve ficar apenas por um designer e por um orçamento. Contacte, no mínimo, três para poder comparar que preços lhe são apresentados, em função do que lhe é oferecido.

 

4. Porquê contratar um designer de casas de banho no Porto?

Se o projecto é no Porto, então contratar localmente é uma mais-valia porque se evitam ou mitigam os custos de deslocação (tanto os seus como os dos profissionais). O designer vai ter que estar presente na obra e visitá-la várias vezes e o cliente pode ter que se encontrar com ele, em diferentes etapas (para escolher revestimentos, louça sanitária, etc.).

 

Além do mais, um designer de casas de banho do Porto já está familiarizado com a região e, por isso, conhece os fornecedores e sabe onde encontrar os melhores preços e materiais. Em alguns casos, pode até beneficiar de descontos (por exemplo, se já trabalhar há muito tempo com algum fornecedor).

 

5.  Como encontrar um designer de casas de banho no Porto?

Nos grandes centros urbanos, não terá dificuldades em encontrar o profissional de que precisa porque a oferta é muita e variada.

 

Pode iniciar a sua pesquisa pela homify. Temos um sem-fim de profissionais, de áreas diferentes e espalhados por todo o país, pelo que pode procurar o que precisa e afunilar os resultados através da adição do seu código postal ou nome da área servida. Para além de lhe darmos a conhecer diferentes gabinetes, também temos os projectos organizados por álbum e, ainda, os contactos de cada profissional. Pode fazer tudo, sem ter sequer que sair do nosso site!

 

Para além da homify, peça sugestões a amigos ou a familiares que já tenham concretizado um projecto desta natureza. O passa a palavra ainda continua a ser uma fonte de informação que não podemos desvalorizar.

 

Visite, também, lojas que vendem linhas para casas de banho. Algumas delas trabalham com designers e têm à disposição equipas de designers. 

 

Recomendamos, ainda, que faça uma pesquisa pela Internet e em revistas da especialidade.

 

6. Quanto custa contratar um designer de casas de banho?

Há imensos factores que influenciam o preço do trabalho de um designer de casas de banho. O tipo de espaço, o estado de conservação em que se encontra e o prestígio do próprio gabinete, estão entre eles. Como é óbvio, quanto mais envolvido no projecto estiver o designer, mais caro lhe sairá o serviço. No entanto, é um investimento que acrescentará valor à sua casa e que evitará problemas futuros.

Pesquisar imagens relacionadas