Designers de casa de banho - Odivelas: Encontre os melhores profissionais | homify

3 Designers de casa de banho em Odivelas

Área servida

Odivelas – Enquadramento socioeconómico

A região de Odivelas já é habitada desde os tempos pré-históricos, como comprovam os dólmenes, os castros e os vestígios romanos e árabes que por ali se encontram. No entanto a povoação em si só surgiu no século XIV com a construção do mosteiro de S. Dinis e S. Bernardo, ordenada pelo rei D. Dinis.


Cidade desde 1990, a vida e o crescimento de Odivelas estiveram desde sempre ligados à actividade populacional da capital, ali ao lado. Durante muito tempo foi considerada como dormitório de Lisboa e o seu tecido urbano, com uma maioria de edifícios de habitação reflecte essa realidade. No entanto, nos últimos anos, a melhoria das infra-estruturas e condições de acessibilidade tornaram a região mais apetecível para a actividade empresarial e as empresas começaram a instalar-se com especial referência para as áreas dos serviços, comércio e construção civil.


A proximidade da capital faz com que muitos dos serviços prestados em Odivelas provenham dali, mas isso não significa que muitas vezes não ocorra o oposto.
Odivelas é uma cidade densamente povoada e por isso um mercado apetecível, com grande predominância de população pertencente à chamada classe média, onde não será difícil encontrar bons profissionais de design de casas de banho.

Designers de casas de banho – o que fazem


O trabalho do designer de casas de banho trata de projectar, organizar e decorar os ambientes de casa de banho, não esquecendo a harmonia de todos os elementos, combinando cores, materiais, formas e texturas, luz e sombra. A sua função é trabalhar o espaço da casa de banho de maneira para que os proprietários se identifiquem com ele, tornando-o funcional e prático, mas também, confortável e esteticamente agradável, além de resistente e duradouro.
Assim é fácil de perceber que a função do designer de casas de banho vai muito mais longe do que a simples imagem. Estes profissionais são especialmente úteis em renovações de casas de banho, onde é preciso encontrar as melhores soluções com uma base de trabalho preexistente, que muitas vezes não é a mais favorável.

Atribuições do designer de casas de banho

  • Compreender as necessidades e expectativas do cliente para o espaço a trabalhar;
  • Estudar o espaço e as condições preexistentes;
  • Apresentar as melhores e mais adequadas soluções para cada caso em específico sob a forma de esboços, plantas ou renders;
  • Apresentar, de preferência, mais do que uma solução;
  • Apresentar todas as especificações devidas ao projecto, incluindo materiais e técnicas de aplicação;
  • Apresentar um orçamento detalhado que inclua o preço dos seus serviços e de cada um dos elementos a incluir no projecto até se obter a imagem pretendida;
  • Acompanhar a execução do projecto, ajudando a ultrapassar eventuais dificuldades que surjam no decorrer do mesmo.

Porque preciso de um designer de casas de banho, no meu projecto?

Numa construção de raíz, o design das casas de banho é muitas vezes projectado pelo próprio arquitecto que desenvolveu o projecto, que frequentemente se socorre da ajuda de outros profissionais, podendo incluir também um designer de casas de banho.

Numa remodelação de casa de banho pode não ser necessário um arquitecto, mas contar com a ajuda de um bom designer de casas de banho pode revelar-se muito importante.

A casa de banho é um ambiente que precisa de ser muito bem planeado para evitar problemas graves no futuro e gastos desnecessários.  Ao contrário de uma sala de estar, por exemplo, que tem uma atmosfera estável, ali a humidade é um factor de pressão sobre os materiais e estes têm de ser criteriosamente escolhidos. Por outro lado, é uma divisão muito frequentada, com diversas actividades, que vão desde as necessidades básicas ao banho diário, passando pela maquilhagem e até por pequenos curativos, pelo que a distribuição dos elementos no espaço deve ser bem optimizada.

Consegue imaginar as consequências da escolha de um material pouco resistente para a área de duche? Ou acabar o projecto e perceber que lhe falta arrumação

A contratação de um designer de casas de banho vai diminuir muito este tipo de reveses, mas também erros na escolha de canalizações e maus acabamentos, por exemplo.

Pode fazer o seu próprio design de casas de banho? Pode, mas arrisca-se a gastar mais dinheiro e a acabar com uma casa de banho menos interessante!

Como posso encontrar designers de interiores em Odivelas?

Há três maneiras principais de descobrir o profissional certo: fazendo pesquisa na internet, fazendo pesquisa junto de fornecedores de materiais de construção e de materiais de casa de banho, ou através do famoso passa palavra.

Na homify, encontra uma ferramenta muito útil, que lhe permite seleccionar os seus projectos favoritos e entrar de imediato em contacto com os profissionais, mas na internet pode encontrar mais.

Muitas vezes os fornecedores de equipamentos para a casa de banho oferecem o serviço de design, mas neste caso deve certificar-se de que os profissionais responsáveis pelo design têm um bom portefólio, que o faça sentir-se seguro na escolha. A pesquisa pode ser feita directamente junto das empresas, passando pela marcação de uma reunião com o profissional responsável, por exemplo.

Se vive em Odivelas possivelmente conhece alguém que já fez um projecto de casa de banho e nesta área as referências pessoais, que podem mesmo envolver a visita ao projecto acabado, têm um valor inestimável.

Quem vantagens tenho em contratar um designer de casas de banho, em Odivelas?


Se o seu projecto é na área de Odivelas e reside nesta cidade, tem muitas vantagens em contratar, localmente. Os profissionais conhecem a realidade socioeconómica da cidade e os vários fornecedores na região, podendo ajudá-lo a encontrar as melhores soluções aos preços mais ajustados. Pode ainda poupar em custos com deslocações, suas e dos profissionais.

Mas não se esqueça de que Odivelas uma cidade satélite de Lisboa, que fica também muito próxima de outros grandes pólos habitacionais, como Loures, e que conta com excelentes acessos, pelo que deve também procurar profissionais nas cidades vizinhas, tendo o cuidado de comparar as características e os preços das várias propostas.