Designers de casa de banho - Maia: Encontre os melhores profissionais | homify

3 Designers de casa de banho em Maia

Área servida

Maia – a história e o progresso

A história da região da Maia é longa e enlaça-se com a história do nascimento do próprio país. Tal como se verifica com quase todas as povoações, um pouco por todo o nosso Portugal, a região é desde há milénios local de habitação humana, atraída pela sua riqueza de água e outros recursos. Foi ali que nasceram alguns dos personagens mais famosos da independência do Condado Portucalense e do desenvolvimento dos primeiros passos de Portugal, enquanto nação independente.

Actualmente, a cidade da Maia faz parte do Distrito do Porto, posicionando-se na chamada Área Metropolitana do Porto. Casa na sua essência esse passado histórico, de idiossincrasias locais bem vincadas, sobretudo no meio rural, com um desenvolvimento industrial e tecnológico de vanguarda, nas áreas urbanas.

Em termos populacionais, à semelhança dos concelhos vizinhos de Matosinhos ou Porto, a Maia é uma região densamente povoada. A nível económico, a região afirma-se como um mercado competitivo, com actividades diversificadas nos três sectores e, segundo o INE, tem uma população com um poder de compra substancialmente superior ao da média nacional.

Designers de casas de banho – o que são?

Os designers de casas de banho são uma categoria de especialização do design de interiores, surgida da necessidade de dar respostas mais focadas às necessidades destes espaços exigentes. Tal como os designers de interiores, cabe aos designers de casas de banho avaliar as necessidades e gostos dos seus clientes, enquadrando-as nas potencialidades do espaço e elaborar planos para as concretizar.

Normalmente, o trabalho de um designer de casa de banho desenvolve-se nas seguintes etapas:

  • Reunião com os clientes para determinar as necessidades e expectativas relativamente ao espaço a trabalhar e as condicionantes orçamentais;
  • Visita ao espaço para determinar as suas potencialidades e as condições preexistentes;
  • Elaborar planos de acção específicos que incluam esboços, plantas ou renders. Os melhores profissionais apresentam mais do que uma solução, para dar margem de escolha aos seus clientes;
  • Elaborar um documento com as especificações do projecto, para que qualquer pessoa o possa pôr em prática. Este documento deve conter todas as informações relevantes acerca de materiais, técnicas de aplicação e especificidades de equipamentos;
  • Apresentar um orçamento detalhado que inclua o preço dos seus serviços, respeitando o tecto estabelecido pelo cliente;
  • Acompanhar o processo de execução do projecto, apresentando flexibilidade e capacidade de improviso para respeitar os prazos acordados.

Preciso de um designer de casas de banho?


Não é obrigatório, mas em muitos casos é altamente recomendável. A resposta está directamente relacionada com a abrangência do seu projecto e com as suas próprias expectativas.
Se a casa de banho é apenas um dos espaços abrangidos pelo seu projecto poderá precisar de um designer de interiores, que no desenvolvimento do trabalho total poderá recorrer à especialização de um designer de casas de banho.
Se o seu projecto envolve alterações estruturais ou de fachada, é obrigado a contratar um arquitecto. Este profissional poderá igualmente recorrer a um designer de casas de banho, se for necessário (o que é bastante normal, uma vez que os arquitecto costumam rodear-se de equipas multidisciplinares para apresentar um trabalho de grande qualidade).

Vantagens de contratar um serviço com designer de casas de banho

Como já referimos, a casa de banho é um espaço muito delicado. À semelhança da cozinha, ali cruzam-se canalizações de água, esgotos e electricidade, com condições de humidade bastante duras e uma utilização intensa, muitas vezes por toda a família. 

Por tudo isto, é fácil perceber a importância de cada escolha e de cada acabamento.

Planear uma casa de banho pode ser um trabalho muito gratificante, mas também pode trazer-lhe uma boa quantidade de problemas, sobretudo se não tiver os conhecimentos básicos acerca das características dos materiais.

Contratar alguém que conhece a fundo os materiais, as tendências e consegue combinar tudo isso com um sentido prático que lhe permite encontrar os layouts mais funcionais é, à partida, garantia de sucesso.

Estes profissionais vão baixar muito o risco de errar nas dimensões dos equipamentos e materiais escolhidos e de fazer escolhas pouco estéticas ou menos funcionais. Consegue imaginar as consequências de escolher um material de revestimento que não suporta um elevado grau de humidade? Sabe os custos a médio prazo da instalação de canalizações demasiado estreitas para as necessidades de utilização da casa de banho? 

As possibilidades de errar sozinho são muitas, seja no lado funcional, seja no lado estético. Por isso, contratar um designer de casas de banho ajuda a baixar essas probabilidades.

Há designers de casas de banho na Maia? Porque devo procurar aqui?

A questão é legítima porque esta designação ainda não é muito usual no nosso país e provavelmente nunca ouviu falar de nenhum, mas podemos desde já afiançar-lhe que há designers de casas de banho na Maia. Pode é não os conhecer por esse nome. 

Aqui mesmo, na homify, pode encontrar profissionais desta área. Se tiver dificuldades em encontrar os profissionais certos para o seu projecto, nesta região, não precisa de ir muito longe. Experimente procurar no Porto ou em Matosinhos, por exemplo, que são relativamente próximos e provavelmente não trarão demasiados custos adicionais.

Se o seu projecto de design de casa de banho está situado na Maia, terá todas as vantagens de contratar um designer na região evitando, à partida, os custos com deslocações longas. Por outro lado, um profissional da região saberá o que está na moda, onde pode encontrar os elementos necessários para obter essa estética e funcionalidade e quais são os melhores profissionais, na cidade, para executar o planeado.

Quanto custa contratar um designer de casas de banho na Maia?

Como já referimos, esta é uma região muito competitiva, com um bom poder de compra, pelo que provavelmente conseguirá encontrar ali bons negócios. No entanto, é impossível apresentar valores certos porque este tipo de trabalhos não tem uma tabela de preços fixa. Tendo em conta um valor de cerca de 300 Euros por metro quadrado (valor obtido por consulta online), pode contar com um pouco menos de 10% para o designer de casas de banho. É ainda importante referir que, por vezes, este serviço é oferecido pelas empresas fornecedoras dos equipamentos e materiais pelo que, neste caso, o preço está diluído no custo final.