2 Designers de casa de banho em Lisboa

Área servida

Designers de casas de banho – Lisboa

Estamos na capital: Lisboa. A Lisboa bonita, a Lisboa com uma luz especial, a Lisboa com o colorido da paisagem, a resvalar até ao Tejo. É a cidade mais habitada do país, com 506 892 habitantes, e o centro político de Portugal.

Mas, mais do que essencial para o país, Lisboa ocupa um lugar relevante no sistema económico global pelo papel que desempenha em termos financeiros, comerciais, turísticos, artísticos e comerciais. Realce-se, além do mais, a posição proeminente que tem na Europa, posição essa promovida pela existência do maior porto de contentores da costa atlântica e pelo aeroporto, que recebe mais de 20 milhões de passageiros todos os anos.

Não menos importante é a ligação de Lisboa às principais cidades portuguesas, através de uma boa rede de autoestradas e de caminhos de ferro.

Como sabe, Lisboa está na moda (quantas vezes tem lido e ouvido esta afirmação?). É a segunda cidade europeia com maior crescimento, no turismo. Prova disso são os prémios que tem vindo a ganhar consecutivamente. Só em 2018, arrecadou 17 prémios atribuídos pelos World Travel Awards, também conhecidos como Óscares do Turismo.

Apesar dos preços cada vez mais altos, Lisboa é uma cidade onde as pessoas querem ficar. Se está em Lisboa e quer construir ou remodelar a sua casa, vai precisar de um grupo de profissionais à altura. Entre eles, não descure os designers de casas de banho que o vão ajudar a tornar esta divisão mais funcional e esteticamente sedutora.

O que fazem os designers de casa de banho?

No processo de construção de uma casa, estão envolvidas várias pessoas de áreas distintas.

O ideal é começar por entregar o projecto a um arquitecto. A partir daí, surgem as outras categorias de profissionais, que podem até ser sugeridas pelo próprio arquitecto ou já pertencer à equipa do mesmo.

Os designers de casas de banho têm um papel muito útil, à semelhança dos designers de cozinhas. A casa de banho é uma divisão usada diariamente, mais do que uma vez e, consoante o agregado familiar, por mais do que uma pessoa. Por este motivo, está sujeita a um grande desgaste. No entanto, se for projectado por um designer de casa de banho, o espaço trar-lhe-á outras garantias ao nível da funcionalidade e estética. O designer de casas de banho ajudá-lo-á a projectar a área de acordo com o seu orçamento, a determinar a melhor configuração para que a superfície seja aproveitada ao máximo, a eleger os materiais, a procurar fornecedores, a escolher o melhor sistema de ventilação, as cores e os padrões que mais se adequam à divisão, e assim por diante.

Ainda acha desnecessária a contratação de um designer de casa de banho?

 

2. Por que é que preciso da ajuda de um designer de casas de banho?

Todos os dias, através de plataformas como a homify, o Pinterest ou o Instagram e por via de revistas, vemos imagens de casas de banho de sonho. Garantimos-lhe que, por detrás desses resultados, há um processo que envolve pessoas especializadas cujo olhar vai muito mais além do que a nossa perspectiva leiga.

Contratar um designer de casas de banho é ter a certeza de que desfrutará de um espaço desenhado para ser perfeito – ou quase! – e organizado, com vista a uma eficiência optimizada. Podemos ficar tentados a fazer as coisas por nós para poupar dinheiro ou evitar inconvenientes logísticos, mas os proprietários que trabalharam com designers conseguem atribuir muito mais valor às suas casas, para além de fintarem erros que, mais tarde, podem sair caros (um mau isolamento que gera humidade; uma pobre ventilação do espaço; materiais com pouca resistência, entre outros).

Em jeito de resumo: em que aspectos específicos pode um designer de casas de banho ajudá-lo?

·   Pode ajudá-lo a planear um layout eficaz, tendo em conta o espaço e as suas necessidades e estilo de vida (cabine de duche ou banheira? Um lavatório ou dois? Espaço de arrumação com portas ou prateleiras abertas?, etc.);

·   A incorporar o seu estilo em cada elemento. Esqueça casas de banho genéricas e impessoais. O designer conseguirá surpreendê-lo;

·   A escolher materiais, louça sanitária, móveis e objectos de decoração de acordo com o seu gosto e orçamento. Esteja aberto a novas abordagens estilísticas e deixe-se arrebatar!;

·   A ficar a par das novas tecnologias para que usufrua de todo o conforto;

·   A coordenar uma equipa com electricistas, canalizadores, peritos em iluminação, carpinteiros, colocadores de pisos, entre outros;

·   A ir ao detalhe. No fim, o valor de um espaço reside nos detalhes e os designers sabem-no.

         

3. Como escolher um designer de casas de banho?

A premissa para escolher um designer de casas de banho é igual à da escolha de qualquer outro profissional que pretenda envolver num projecto da sua casa.

Deve, antes de mais, analisar vários portefólios e seleccionar aqueles com cujo estilo  mais se identifica. Depois de escolher alguns dos seus designers preferidos, sugerimos que marque encontros presenciais para discutir ideias. Quão bem comunicam? O designer parece-lhe uma pessoa disponível? Isso é importante. Certifique-se, também, de que o profissional percebeu exactamente aquilo que espera do projecto e que vai criar algo à sua medida. Lembramos, no entanto, que os designers têm a sua própria visão e gosto pessoal e que um gabinete prestigiado se pode dar ao luxo de recusar um trabalho, se não entrar dentro de uma esfera que lhe interesse. Mas não desanime. Comunicação é tudo e, havendo flexibilidade, há sempre forma de se chegar a consensos e compromissos. 

No fim, não se esqueça de pedir vários orçamentos para poder ter margem de manobra e termo de comparação. Analise-os cuidadosamente e tome uma decisão que lhe pareça razoável.

 

4. Porquê e como contratar um designer de casas de banho em Lisboa?

Se há cidade com muita oferta, essa cidade é Lisboa. Contratar, localmente, é uma mais-valia, na medida em que os profissionais já conhecem a realidade da cidade, logo, já sabem onde estão os melhores fornecedores e onde encontram materiais a preços mais competitivos. Além do mais, podem deslocar-se à obra com facilidade, pelo que poupará em custos de deslocação.

Para encontrar um designer de casas de banho em Lisboa, pode começar pela nossa plataforma. Na homify, reunimos um largo número de profissionais de todas as áreas espalhados pelo país. Basta, por isso, escolher a categoria que quer e adicionar o seu código postal e/ou nome da área servida. Depois, só tem que consultar os portefólios – também disponíveis no nosso site e organizados por álbum – e entrar em contacto com os designers que entender.

Além da homify, pode fazer a sua pesquisa pela Internet e redes sociais. As lojas que vendem linhas para casa de banho também lhe podem ser úteis, nesta fase da procura. É muito provável que as lojas tenham designers à disposição ou que, pelo menos, lhe passem alguns contactos. O mesmo se aplica aos fornecedores.

Não se esqueça de pedir uma sugestão aos seus amigos, familiares e colegas. É provável que já tenham trabalhado com estes profissionais e tenham boas indicações.