484 Designers de casa de banho

Área servida

O que é um “designer de casas de banho”? 

Embora seja muitas vezes um compartimento algo esquecido, a casa de banho é na realidade um elemento fulcral para o nosso bem-estar diário. E não podemos deixar de fazer notar que, a par das cozinhas, as casas de banho são os espaços que mais ajudam a vender as casas no mercado imobiliário! Ter uma casa de banho ao nosso gosto, funcional e resistente, é tanto um luxo como uma necessidade, e claro, que isso atrai. 

Mas para fazer a casa de banho perfeita é preciso mais do que intuição e bom gosto. São precisos conhecimentos sólidos em design de interiores, métodos construtivos e materiais! 

Devido às duras condições de humidade e temperatura que uma casa de banho tem de enfrentar na sua vida útil é fundamental que tudo o que a constitui seja durável e resistente, e não apenas bonito. 

Por outro lado é fundamental que na planificação da casa de banho se entre em linha de conta com a interação entre este espaço e os adjacentes, prevendo a dispersão ou a extração da humidade, que de outro modo ali se infiltraria. 

A própria distribuição dos elementos é essencial para tirar o melhor partido do espaço disponível, seja para incluir áreas de arrumação ou para dar a sensação de amplitude. 

Assim, por todos os motivos, na hora de planear uma casa de banho é importante contar com a ajuda de um designer de interiores, sobretudo de um especializado nesta área. Um designer de casas de banho é um profissional focado na conceção de casas de banho, normalmente inserido numa empresa mais abrangente que fornece todos os materiais e acessórios para este espaço, e tem o saber e a experiência necessários para evitar erros de planeamento e construção que lhe podem sair bem caros num futuro próximo.

Como posso ajudar no planeamento da minha casa de banho? 

Se está a equacionar contactar um designer de casas de banho para o ajudar a planear uma casa de banho é importante que tenha uma boa ideia daquilo que pretende ver feito. Faça uma lista dos seus gostos e referências, sem esquecer possíveis ódios de estimação, e discuta-a com o profissional. Ele saberá e irá conseguir a melhor forma de atender aos seus desejos, no espaço de que dispõe e dentro do seu orçamento. 

Comece por pensar em tudo o que precisa de fazer na sua casa de banho. É um espaço apenas para higiene pessoal ou serve também para outros fins, como vestir ou maquilhar? Quantas pessoas utilizam esse espaço em base diária? É uma casa de banho privativa, de suíte, ou familiar? Vai ser utilizada por pessoas com mobilidade condicionada? Vai ser utilizada por crianças? Precisa de guardar ali apenas algumas toalhas ou necessita de um espaço de arrumação mais amplo? 

A resposta a estas questões vai condicionar as escolhas a fazer e a própria distribuição espacial dos vários elementos, pois cada pessoa ou família faz uma utilização diferente da sua casa de banho. 

Uma casa de banho para duas ou mais pessoas vai beneficiar da instalação de dois lavatórios. Se adora preparar-se na casa de banho pode ser importante, não só ter um bom espaço de arrumação para os seus itens pessoais, como um espaço separado para a sanita. A casa de banho utilizada por idosos pode ser muito mais funcional se adicionar elementos para que estes se possam segurar e apoiar. 

Depois deve pensar no estilo e no seu gosto pessoal. Quer uma banheira, ou vive bem apenas com um chuveiro? Que estilo gostaria de ter na casa de banho (minimalista, clássico, moderno… )? Quais são as suas cores e materiais preferidos (azulejo, pedra ou madeira, por exemplo)? Gostaria de incorporar um elemento, mas teme não conseguir harmonizá-lo com o estilo que pretende? 

Escreva as respostas a estas perguntas e todas as dúvidas que tiver, e se possível ilustre tudo com imagens, para que fique mais claro. A homify ajuda-o muito nesta tarefa de organização prévia ao disponibilizar a possibilidade de criar livros de ideias, facilmente editáveis, com os projetos mais inspiradores e os profissionais que os criaram. Percorra o nosso site, escolha as suas imagens preferidas, guarde-as e mostre tudo ao seu designer de casas de banho. Garantimos que o projeto vai ficar mesmo ao seu gosto!

Que tendências atuais posso usar? 

Mais importante que as tendências da moda são as suas preferências, mas obviamente que o mercado tende a satisfazer a procura em função das tendências e por isso é sempre bom manter-se atualizado. 

Há muitas ideias atuais que pode usar, por exemplo: 

O minimalismo é uma grande tendência, com formas muito lineares e depuradas a dar ênfase a peças de destaque, como uma grande banheira ovalada; 

Em contraponto, o luxo com um toque vintage entrou na moda, trazendo consigo grandes candelabros de cristal e banheiras de pernas com garras, a recordar tempos antigos; 

- Na área dos acessórios, torneiras com luzes permitem-lhe ter um spa com cromoterapia na sua própria casa de banho, e interruptores inseridos em elementos de cerâmica permitem-lhe ligar as luzes apenas com um toque nos azulejos; 

- As cores neutras continuam a ser uma aposta segura, intemporal, que agrada a quase todos; 

- Colocar a banheira numa plataforma elevada, de madeira ou azulejos, é uma ideia que surgiu recentemente e que permite dar todo o destaque à área do banho, criando uma atmosfera sofisticada, que tem ganho muitos adeptos; 

- No que toca a arrumação, os armários flutuantes, com gavetas bem compartimentadas para guardar acessórios, continuam a ser um must; 

- O papel de parede na casa de banho é uma forte tendência, mas não se esqueça de pedir a aprovação do seu arquiteto ou designer de casas de banho, pois deve escolher o material certo para aguentar as condições de humidade destes espaços; 

- Os azulejos mantêm-se no topo das preferências no que toca a revestimentos e a instalação de lavatórios duplos começa a ganhar terreno em casas particulares. 

- As soluções à medida estão cada vez mais variadas e dão-lhe um mundo de possibilidades, mas só um designer de casas de banho vai saber criar a resposta certa para o seu caso concreto. 

Aqui vai encontrar uma vasta panóplia dos mais atuais projetos na área do design de casas de banho para se inspirar e copiar, além dos melhores designers da área, com os respectivos portfólios e contatos.