Colocadores de piso - Gondomar: Encontre os profissionais ideais | homify

0 Colocadores de piso em Gondomar

A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Colocadores de piso em Gondomar

Gondomar pertence ao Distrito do Porto. A cidade é pequena, mas o concelho é um dos mais populosos da Área Metropolitana do Porto, com 234 027 habitantes. Gondomar é atravessada por vários rios, entre os quais se destaca o Douro. Tem, por isso, várias praias fluviais que são interessantes durante a época balnear e incentivam à prática de turismo náutico e ligado à natureza.

Mas nem só de rios a rasgar as serras se faz Gondomar. O concelho tem um património cultural fecundo que preserva, até aos dias de hoje, as delicadas, ancestrais e minuciosas artes de trabalhar a talha e a filigrana. Gondomar tem o título de Capital da Ourivesaria, sendo esta a principal actividade do concelho, que era rico em minas de ouro e cuja exploração cessou no início dos anos XX.

A tranquilidade do concelho, a proximidade de Gondomar em relação a cidades como o Porto, Vila Nova de Gaia ou Maia e o custo de vida – ainda – acessível, levam a que muitas pessoas se fixem no município.

Se tem ou procura habitação em Gondomar, existem alguns profissionais a quem pode recorrer para acrescentar valor à sua casa. Entre eles, estão os colocadores de piso. Para clarificar algumas dúvidas em relação a esta profissão, preste atenção aos nossos conselhos. Não se esqueça que um piso bonito e bem instalado pode mesmo fazer toda a diferença!

1. O que fazem os colocadores de pisos?

Um colocador de pisos é, como o nome sugere, o responsável pela instalação de diferentes tipos de pisos em espaços residenciais ou comerciais, podendo ser especializado na instalação de um tipo de piso em específico. No entanto, o mais comum é estes profissionais trabalharem com diversos materiais, como a madeira, o linóleo, o vinil, a cerâmica, os laminados, entre outros.

Um especialista em pisos, deve ajudar o cliente a escolher o melhor tipo de pavimento para cada espaço, estando, também, apto a fazer reparações e a manter as superfícies.

Estes profissionais possuem conhecimentos técnicos e estruturais, mas têm também uma noção estética que pode ser bastante útil para orientar o cliente. O colocador de piso pode fazer com que uma área pequena pareça maior, que uma determinada divisão da casa sobressaia em relação às demais ou trabalhar os materiais de forma a criar desenhos e padrões que resultarão da disposição das peças no chão.

2. Quais são as vantagens inerentes à contratação de um colocador de pisos?

A menos que a sua capacidade para trabalhar na área da construção e da bricolagem seja considerável, a contratação de um colocador de pisos é vantajosa a vários níveis:

Experiência: a experiência que este profissional detém será uma mais-valia nas diferentes fases do projecto. Um colocador de pisos, entre outras coisas, ajudá-lo-á a escolher o melhor revestimento para cada divisão da casa, saberá preparar a base sobre a qual vai ser colocado o material e resolverá qualquer problema que possa surgir. Há factores externos que não se podem controlar e que podem alterar os preços e os prazos. No entanto, a contratação de um colocador de pisos minimizará o risco de haver surpresas, mantendo o projecto dentro do prazo e do limite orçamental estipulados.

Qualidade: o trabalho desenvolvido por um colocador de pisos pauta-se pela excelência e pela qualidade, principalmente por oposição a um trabalho DIY. Os colocadores de piso têm conhecimentos profundos sobre todos os parâmetros do trabalho e sabem como levá-lo a cabo de forma eficiente. Recordamos que um trabalho bem feito evitará que, no futuro, se tenha que gastar dinheiro em manutenção e em reparações.

Optimização do tempo: um colocador de pisos executará o trabalho, dentro das normas e dos prazos, de forma eficaz. Se a instalação for feita por um leigo, a duração do projecto tenderá a estender-se. A contratação de um profissional, pelo contrário, permite optimizar a duração da obra, libertando tempo importante para outras tarefas.

Planeamento: um profissional actualizado deverá mostrar-lhe uma imagem 3D do espaço a ser pavimentado para que tenha uma ideia realista de como ele vai ficar, após a colocação do piso. Os projectos 3D possibilitam que os profissionais mostrem aos clientes que opções têm. O colocador de piso pode, por exemplo, gerar a imagem de uma cozinha e apresentar várias soluções para cobrir o piso da mesma: madeira, cerâmica, cimento queimado, e assim por diante. Assim, os clientes podem escolher e partir para o projecto, sabendo como tudo vai ficar. Ainda no que concerne ao planeamento, é oportuno que a empresa ou o profissional responsável pelo projecto lhe providencie um documento com os prazos.

 

3. Em que outros aspectos pode um colocador de pisos ser-lhe útil?

Para além de colocar o piso, este profissional pode ajudá-lo noutros aspectos.

Um dos serviços prestados por um colocador de pisos tem a ver com a preparação do espaço antes de se iniciar a obra. Esta preparação passa, por exemplo, pela remoção dos móveis e/ou do piso pré-existente, o que facilita a logística e a organização do cliente. No fim do trabalho, um bom profissional certificar-se-á de que o espaço é deixado limpo e arrumado.

Os colocadores de pisos são, também, contratados para fazer a manutenção e a reparação de pavimentos. Por vezes, pode ser apenas necessário que um piso seja lixado e polido ou que se substituam algumas peças sem que as novas destoem no conjunto e pareçam remendos. Estes trabalhos, embora possam parecer pequenos, devem ser feitos por pessoas experientes.

Estes profissionais podem, ainda, responsabilizar-se pela compra e pelo transporte do material escolhido. É provável que já tenham fornecedores aos quais recorrem com frequência e que consigam preços mais competitivos.

No caso de contratar uma empresa especializada num tipo de piso, o processo torna-se mais fácil já que tudo acontecerá dentro do contexto dessa empresa, sem que haja dependência de terceiros.

4. O que ter em conta ao contratar um colocador de piso em Gondomar?

Na hora de escolher o profissional a contratar, existem factores importantes que deve ter sempre em conta:

Anos de experiência na área: um profissional que acabou de começar não é, necessariamente, menos apto do que um profissional com mais anos de experiência. Em boa verdade, esta questão é relativa. No entanto, e para que se sinta mais seguro, pode optar por trabalhar com um profissional que tenha, pelo menos, três anos de experiência. A experiência dá arcaboiço para enfrentar os problemas de forma diferente e para descobrir soluções engenhosas e criativas, que contribuirão para a qualidade do resultado.  

Orçamento: os custos são importantes para se tomar uma decisão. Peça sempre mais do que um orçamento para avaliar a relação qualidade/preço e escolher o profissional cuja oferta melhor se enquadra às suas condições. O orçamento mais baixo nem sempre é a melhor opção. Por vezes, a curto e médio-prazo, a despesa pode acabar por ser ainda maior. Opte por um profissional que pratique preços competitivos e justos e olhe para esta despesa como um investimento.

Processo de trabalho: a forma como se vai desenvolver o processo de instalação do piso é fundamental para escolher o profissional mais adequado. Procure saber quais são os prazos praticados, como é feita a limpeza das áreas intervencionadas, como se lidará com o recheio da casa quando o trabalho começar e quais os materiais e os revestimentos que vão ser utilizados. Conhecer o processo de trabalho possibilita ao cliente controlar a obra de perto e perceber se está tudo a correr como desejado.

Seguro: não nos cansamos de lembrar aos nossos leitores que a Lei obriga a que os trabalhadores estejam protegidos por um seguro de acidentes de trabalho. Se acontecer alguma coisa a um trabalhador não assegurado, é o contratante que tem que assumir a responsabilidade. 

5. Como encontrar um colocador de pisos em Gondomar?

Os colocadores de piso são profissionais especializados numa área muito específica da construção. Por este motivo, pode não ser fácil encontrar um. Além do mais, Gondomar é um meio relativamente pequeno, pelo que poderá ser preciso alargar a sua pesquisa a cidades adjacentes como o Porto.

A que meios pode recorrer para encontrar um colocador de pisos, em Gondomar?

Online: a Internet é, hoje em dia, um dos maiores espaços de promoção e de publicidade para um profissional. Os colocadores de piso não serão a excepção. A homify PT ajuda os profissionais portugueses a promover os projectos e, por consequência, presta um serviço a todos os que procuram especialistas nas mais diferentes áreas (colocação de pisos, arquitectura, design de interiores, entre outras). Na nossa plataforma, tem acesso aos nomes das empresas, a álbuns com fotografias de projectos já executados e a todos os contactos úteis. No online tem, ainda, as redes sociais, como o Instagram, o Facebook e o LinkedIn, onde várias empresas e profissionais autónomos se divulgam.

Lojas de materiais e empresas da área: as lojas que comercializam materiais para pisos, assim como as empresas da área, são um bom sítio para pedir dicas sobre colocadores de piso. Habitualmente, estes locais têm listas de profissionais que aconselham aos seus clientes e com os quais trabalham, regularmente. Todavia, embora nem sempre seja assim, estes profissionais podem estar afiliados às lojas ou às empresas e, por isso, serem parciais no que toca à escolha dos materiais e das marcas dos mesmos. Tenha atenção a este pormenor!

Pessoas conhecidas: uma das formas de encontrar um bom profissional é pedir dicas a familiares e a amigos que tenham estado envolvidos em projectos idênticos, anteriormente. Desta forma, conseguirá recolher um feedback interessante junto das pessoas em quem confia.

Pesquisar imagens relacionadas