Carpinteiros - Santa Maria Da Feira: Encontre os melhores profissionais | homify

2 Carpinteiros em Santa Maria da Feira

Área servida

Santa Maria da Feira – do Castelo de Conto de Fadas ao crescimento contemporâneo

Santa Maria da Feira é uma cidade que se prolonga numa área que se divide em 21 freguesias e na qual vivem 139 312 habitantes, de acordo com os últimos censos de 2011. Esta cidade apresenta uma localização privilegiada, uma vez que pertence à Área Metropolitana do Porto, ao distrito de Aveiro, à região Norte, bem como à antiga província do Douro Litoral. 

Em jeito de curiosidade, Santa Maria da Feira deve o seu nome a uma feira que era realizada por estas terras, em tempos longínquos. Outro fato interessante prende-se com o século XV, quando foi construído um castelo com uma arquitetura peculiar e singular, comparativamente aos outros castelos portugueses, da época. Assim, o Castelo de Santa Maria da Feira leva-nos a um mundo encantado muito especial e de bonitos contos de Fadas. 

Atualmente, esta cidade apresenta excelentes infraestruturas como o Europarque – um moderno centro de congressos, com uma agenda diversificada de eventos culturais – e o Visionarium – museu de ciência interativo. Destacamos também o Museu do Papel. 

Do papel à madeira, queremos dar-lhe a conhecer profissionais dotados, como carpinteiros qualificados e talentosos. Vamos, de seguida, perceber mais sobre esta antiga profissão, que continua a perdurar nos tempos e sobretudo em Santa Maria da Feira, onde são valorizadas profissões antigas.

Em que consiste a profissão de carpinteiro?

O carpinteiro é um artesão especializado no trabalho da madeira, mas também noutros materiais. Constrói, monta, transforma peças de mobiliário, bem como outras obras e equipamentos, desde a construção de estradas e pontes, passando pela instalação de armários de cozinha. Por isso, deve possuir noções de geometria, ter precisão técnica e um vasto conhecimento de como tratar a madeira.

Cada tarefa de carpintaria é um pouco diferente, mas a maioria envolve os mesmos passos básicos. O profissional trabalha a partir de projetos ou instruções de um coordenador (arquiteto, empreiteiro, designer de cozinha, designer de interiores).

Tem como tarefa a elaboração de um plano para o projeto – mede, marca e organiza os materiais – de acordo com os códigos de construção locais. Posteriormente, cortam e moldam a madeira, o plástico, a fibra de vidro ou o gesso cartonado, auxiliando-se de ferramentas manuais e elétricas, como cinzéis, serras (circulares, tico-ticos… ), berbequins, fresadoras e lixas. Juntam-se a estes materiais, os pregos, parafusos, grampos ou adesivos. 

Por fim, os carpinteiros verificam o trabalho realizado com níveis, regras, prumos, esquadros e equipamentos de levantamento, para fazer os ajustes necessários. Alguns materiais já são pré-fabricados, o que permite uma instalação mais fácil e rápida.

Não há dúvidas que, um carpinteiro é um profissional bastante criativo e com grande resistência física, tendo em conta as circunstâncias e exigências do trabalho.

Quais são as especialidades de um carpinteiro?

Os carpinteiros são profissionais bastante versáteis, já que o trabalho deles pauta-se em diferentes setores da construção:

  • a carpintaria de acabamentos permite valorizar a estética dos edifícios, através das portas, janelas, tetos, decks de madeira, entre outros; 
  • a carpintaria em bruto foca-se na construção de estruturas de imóveis;
  • a construção de móveis é realizada quando um cliente deseja uma peça de mobiliário específica e à medida dos seus ideais e respetivo espaço (mezanino, cama, estante, etc).

Quais são as diferenças entre um carpinteiro e um marceneiro?

Na hora de contratar um carpinteiro, poderá ser confrontado com o trabalho de um marceneiro. Por isso, é necessário clarificarmos as diferenças. 

A marcenaria deriva da carpintaria, sendo que ambos trabalham a mesma matéria-prima – a madeira. No entanto, o marceneiro trabalha exclusivamente na fabricação, conservação e reparação de móveis. Enquanto que o carpinteiro tem um trabalho mais abrangente e deve ter conhecimentos de como lidar com a madeira no seu estado in natura. O carpinteiro tanto pode trabalhar na construção civil e naval (escadas, portas, telhados, soalhos, etc), como na criação de peças de mobiliário. 

Por que deve contratar um carpinteiro?

Trabalhos que requerem conhecimento e especialidade, devem ser sempre entregues a profissionais da área e aptos a realizá-los. Não nos devemos aventurar, tendo por certo que ficaremos mais a perder do que a ganhar. 

Se precisar de um trabalho de arquitetura, alterar o seu chão, as portas (ou até transformá-las), alterar ou modificar os seus móveis de cozinha, construir uma peça de mobiliário especial para uma área mais específica da sua casa, como uma estante, uma cama sob medida, deve procurar um carpinteiro. 

Onde encontrar um carpinteiro em Santa Maria da Feira?

Já todos cometemos o erro de contratar o primeiro profissional que encontramos, mas não devemos fazer isso! Mesmo que conheça bem o serviço do carpinteiro, não custa nada ter uma segunda opinião, bem como ter outro orçamento. 

Se procurar online, tente saber mais sobre o seu trabalho, experiência, qualificações, peça o portfólio e algumas referências de outros serviços prestados. Estes passos são fundamentais antes de tomarmos uma decisão e escolhermos algum profissional.

Para além das recomendações dos seus amigos e familiares, há bons profissionais que divulgam os seus serviços na Internet e redes sociais. Pode, por exemplo, pesquisar alguns carpinteiros em Santa Maria da Feira, diretamente através da nossa plataforma homify. Introduza o seu código postal e aceda a uma vasta lista de contactos.

Quanto custa o serviço de um carpinteiro?

Dar-lhe valores concretos é sempre uma questão abstrata, já que tudo depende do serviço que pretende executar em sua casa, bem como dos materiais que irá usar. Recomendamos que peça alguns orçamentos de carpinteiros da sua área servida, podendo, sempre, alargar a pesquisa às cidades limítrofes. 

Referimos que, um carpinteiro com experiência poderá cobrar mais que um carpinteiro aprendiz ou em início de carreira. Tenha esse cuidado na hora de pedir o seu orçamento e comparar preços.