Carpinteiros - Amadora: Encontre os melhores profissionais | homify

2 Carpinteiros em Amadora

Área servida

Amadora – do outro lado da capital

A Amadora é um concelho português que faz fronteira com uma das maiores freguesias de Lisboa: Benfica. Estando tão perto da capital, é ainda um sítio onde podemos encontrar rendas mais acessíveis, pelo que é a escolha de milhares de pessoas, no momento de procurar casa para comprar ou arrendar.

A maior parte das pessoas não sabe, mas a Amadora foi o primeiro município a ser criado após o 25 de Abril de 1974. Até ao dia 11 de Setembro de 1979, a Amadora era uma freguesia do concelho de Oeiras. E foi precisamente nesta altura que o concelho teve uma explosão no seu crescimento demográfico, explosão esta que se deveu a vários factores como a industrialização desta área (mais fábricas que atraíram mais pessoas), a electrificação da rede férrea de transportes (o que facilitava a mobilização da população para a periferia da capital) e os largos contingentes migratórios. Por todas estas questões, a Amadora foi crescendo abruptamente na segunda metade do século XX, o que levou a uma desorganização urbanística característica das áreas limítrofes de uma grande cidade.

Actualmente, vemos que o concelho apostou em melhorias nas infraestruturas, oferecendo mais espaços verdes à população e melhores condições dos edifícios existentes. Há uma maior preocupação em ordenar o território para que o concelho continue a atrair mais e mais pessoas, especialmente população jovem que se queira fixar na região da grande Lisboa. Desta forma, investe-se em comércio e serviços, nos espaços industriais e na segurança da população.

Se reside na Amadora ou se o projecto de carpintaria que pretende fazer é nesta zona, saiba mais sobre esta questão e descubra como contratar um carpinteiro neste concelho!

O que faz um carpinteiro?

O carpinteiro é o profissional responsável por trabalhar a madeira (em estado bruto ou maciça), com o intuito de a tornar em peças úteis para a construção de algo, como telhados, soalho, móveis, etc. O carpinteiro é também o profissional que faz ornamentos em madeira ou trabalhos maiores, como a carpintaria naval. No entanto, e apesar de inicialmente ter trabalhado mais com madeiras nobres como o cedro, a cerejeira ou o mogno, actualmente um carpinteiro trabalha com outros derivados de madeira, como o OSB, o aglomerado, o MDF, o laminado de melamina ou folhas de madeira. Um bom carpinteiro tem de ser capaz de trabalhar com diversas ferramentas (serra circular, formão, serrote ou prumo, entre outras).

Que tipo de trabalhos posso pedir a um carpinteiro para fazer?

Basicamente, tudo o que seja feito em madeira (ou seus derivados) pode ser pedido a um carpinteiro. Normalmente, pensamos em mobiliário (aparadores, guarda-roupas, mesas, etc.), mas há muitos outros projectos onde este profissional pode ser uma mais valia. Se quiser, por exemplo, fazer uma cozinha de raíz, é boa ideia contratar um carpinteiro para todo o projecto, de maneira a que o resultado final seja efectivamente o que esperava. Pode também usufruir dos serviços deste profissional em outros projectos, como escadas, casas de arrumos, revestimentos de parede, pavimentos… no fundo, tudo o que seja possível fazer com madeira.

Se estiver na Amadora ou se o meu projecto for neste concelho, onde posso encontrar um bom carpinteiro?

Para encontrar um carpinteiro na zona da Amadora, pode optar por uma (ou várias) das seguintes opções:

    -       pedir conselhos aos seus amigos ou familiares: com certeza que conhece alguém que já precisou dos serviços de um carpinteiro. Desta forma, uma das maneiras mais fáceis e seguras de encontrar um bom profissional (carpinteiro ou outro) é o de pedir contactos à sua rede pessoal e/ou profissional, conseguindo imediatamente opiniões sobre o mesmo, dadas através da experiência dos seus amigos, colegas ou familiares;

    -       pesquisar na Internet por contactos de profissionais: se em qualquer motor de busca colocar as palavras-chave certas, poderá encontrar imensos resultados e depois disso será apenas necessário contactar os profissionais selecionados;

    -       pedir recomendações nas redes sociais: LinkedIn, Facebook, Instagram… as redes sociais não servem apenas para contactar os amigos, podem também ser utilizadas para pedir opiniões e recomendações sobre várias coisas, incluindo profissionais. Desta maneira, poderá fazer uma ou várias publicações de maneira a conseguir contactos do profissional que procura;

    -       consultar a homify: no nosso site, na secção Carpinteiros, poderá encontrar vários profissionais a nível nacional. Se o seu projecto é na Amadora, poderá utilizar o filtro Amadora para que lhe sejam apresentados apenas os resultados para esta zona do país. Neste caso, terá ainda a vantagem de poder ver fotografias de alguns projectos de cada profissional, conseguindo seleccionar assim aquele(s) que mais se enquadram nos seus gostos pessoais.

É muito caro contratar um carpinteiro na Amadora?

O ser caro é muito relativo. Se estivermos a falar do valor da peça final, provavelmente ficará muito mais satisfeito com o resultado alcançado por um profissional do que por um amador. Assim sendo, muitas vezes o valor que gastamos em determinada peça pode ser avultado, mas a verdade é que nada paga a satisfação final do cliente. No entanto, o que na homify sugerimos é que peça sempre mais do que um orçamento, com vista a poder decidir pela melhor opção, baseando-se em valores e (se possível) em imagens de projectos anteriores.

Tenho que ter espaço em casa para o carpinteiro fazer as suas peças?

Em princípio, as peças serão feitas na carpintaria do profissional ou pelo menos preparadas lá para serem aplicadas in loco. De qualquer maneira, o melhor mesmo é falar com o profissional seleccionado e acordar com ele quais as necessidades que irá ter, em termos de espaço na sua casa, para que não haja grandes surpresas.