Canalizadores - Gondomar: Encontre os profissionais ideais | homify

0 Canalizadores em Gondomar

A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Gondomar – uma cidade com potencial

A especulação imobiliária no Porto, tal como em Lisboa, tem empurrado muita gente para as cidades da periferia e Gondomar é uma delas. Mas isso não é necessariamente uma coisa má!

A exploração do ouro foi um dos factores que atraíram populações para a região e a ourivesaria ainda é uma indústria com bastante relevância para a região. A arte da filigrana define a região e faz mesmo parte do brasão da cidade, em plano central.

A estreita ligação ao rio Douro é uma constante e é um ponto de atracção para potenciais visitantes. Com mais 30 km de margem e várias praias fluviais, conta com as belíssimas paisagens de geografia mais acidentada e serra.

A gastronomia da região está também bastante ligada ao rio, sendo os seus pratos mais icónicos a Lampreia à Bordalesa, o Arroz de Lampreia, o Sável no Espeto e a Açorda de Mílharas

A cidade em si é bastante populosa, mas tem bonitos parques verdes, escolas e edifícios históricos que convidam a ficar.

Viver em Gondomar, como em quase todo o nosso Portugal, tem as suas vantagens e desvantagens, mas se há algo que é inevitável em qualquer região são os problemas de canalização.

Os mais imediatos, que qualquer um se lembra, são os entupimentos em cozinhas e casas de banho, mas há muito mais razões. 

Aqui, vai encontrar bastante informação sobre canalizadores – como contratar e o que esperar do seu trabalho – e também aprender a trabalhar com a homify, por isso fique connosco.

Porquê contratar um canalizador

Praticamente todos nós já tivemos de fazer o papel de canalizador uma vez na vida. Um ralo entupido, uma torneira que não pára de pingar, uma válvula ou uma anilha de borracha que perdeu a estanqueidade… São pequenos percalços que qualquer um pode consertar com relativa facilidade mas, quando as coisas se complicam, é melhor não arriscar em trabalhos amadores.

Sanitas entupidas, canos rotos, infiltrações de origem obscura (que tantos problemas trazem a uma casa) ou mesmo uma canalização feita de raiz, não são trabalhos a encarar de ânimo leve, pois exigem foco e precisão, bem como conhecimentos variados que a maioria não tem.

Já sabe, qualquer pessoa pode trabalhar como canalizador, desde que tenha alguns conhecimentos básicos e jeito, mas os projectos mais delicados ou complexos exigem um profissional qualificado. E não se esqueça que, muitas vezes, os trabalhos mal feitos pagam-se caros, pelo que pode não compensar o risco de fazer você mesmo ou de contratar uma pessoa sem a experiência necessária.

Que formação deve ter um canalizador

A formação é sempre extraordinariamente importante, não só para aprender as ferramentas básicas do ofício, mas também para adquirir competências várias, que vão ajudar a prestar um serviço com melhor qualidade. Algumas das competências que o canalizador deve adquirir em formação são:

  • Respeito pela preservação do ambiente na construção e no tratamento de canalizações (produtos desentupidores, métodos mecânicos alternativos, etc.);
  • Conhecimento das normas de qualidade aplicáveis na actividade de canalizador e a sua importância para o negócio;
  • Regras de segurança e higiene do trabalho obrigatórias;
  • Técnicas e métodos actuais para fazer as redes de canalizações e a sua manutenção;
  • Legislação e regulamentação aplicável ao sector;
  • Preparação e organização do trabalho;
  • Interpretação dos projectos fornecidos por arquitectos e engenheiros civis;
  • Procedimentos de trabalho com o objectivo de optimização do tempo e dos produtos;
  • Informática na óptica do utilizador;
  • Contacto facilitado com os clientes e gestão do tempo;
  • Outras.

O que faz um canalizador

Os canalizadores profissionais dedicam-se a montar, reparar e consertar redes de água, quentes ou frias, redes para aquecimentos e ares condicionados, redes de ar comprimido e redes de condução de águas pluviais e residuais (esgotos).

Em que é que isto se traduz? 

  • Em instalações de canalizações de água e esgotos em casas de banho, cozinhas, piscinas, jardins (para regas), etc.;
  • Em intervenções de emergência para reparações das canalizações;
  • Em roços rasgados e em substituições de canos;
  • Em aparatos para condução das águas dos ares condicionados;
  • Em montagens de válvulas, torneiras, sifões;
  • Outras.

O que devo fazer quando chamar um canalizador em Gondomar?

Basicamente há duas formas de chamar um canalizador: em emergência ou para uma intervenção planeada.

A intervenção em emergência é aquela que fazemos quando chegamos a casa e temos a cozinha inundada ou quando a criança da casa deitou os brinquedos para a sanita. É uma intervenção rápida que pode sair cara, até pode ter de pagar taxas de emergência, se o pedido for feito fora das horas de expediente. Ainda assim há empresas especializadas em actuações de emergência, sobretudo em cidades grandes como Gondomar.

A intervenção planeada faz-se quando há algum tempo para procurar os profissionais certos, pedindo orçamentos e escolhendo cuidadosamente.

Em ambas as situações há algumas medidas a tomar em sua casa:

Em caso de emergência

  • corte o fornecimento de água à secção afectada e, de preferência, à casa toda;
  • recolha o máximo de água possível do pavimento e os resíduos vazados, para facilitar o trabalho ao profissional, pois quanto mais depressa ele reparar o problema, mais depressa pode retomar a sua vida. Mais, se o trabalho for à hora, pode poupar algum dinheiro;
  • retire os móveis ou outros elementos que possam impedir um trabalho eficiente;
  • evite medidas drásticas amadoras, que possam pôr em causa a integridade dos canos, das loiças sanitárias ou de qualquer outro componente do sistema;
  • impeça o acesso ao compartimento até à chegada dos profissionais.

Em intervenções planeadas

  • peça mais do que um orçamento, para poder escolher o melhor profissional para si;
  • compare os orçamentos, tendo em conta os serviços propostos e não apenas o preço;
  • depois de escolher, celebre um contrato e inclua não só os valores, mas o tipo de materiais a utilizar, a mão de obra envolvida, as datas previstas para o início e para a conclusão, e a obrigatoriedade de cumprimento dos requisitos de segurança e higiene no trabalho;
  • desimpeça o espaço a intervencionar, retirando os móveis e outros elementos que se possam degradar ou atrapalhar o trabalho dos canalizadores;
  • se necessário e se se for possível, forneça a planta da canalização original.

Como posso encontrar um canalizador em Gondomar e como é que a homify me pode ajudar nesta tarefa

Nas várias redes sociais, encontra muitos profissionais que pode contactar para pedir orçamento. Mas também pode optar pelo velho método da recomendação pessoal e por usar os cartões publicitários que enchem as caixas de correio.

Contrate na sua cidade, pois uma vinda de longe pode aumentar, substancialmente, os custos do trabalho.

A homify pode ser-lhe muito útil na procura de profissionais, canalizadores ou outros profissionais.

Aqui, encontra muitas imagens acompanhadas dos contactos dos respectivos autores, para se inspirar e pedir um orçamento, se assim o desejar. Se não for esse o seu propósito, pode apenas criar livros de ideias com as imagens que encontrar e mostrá-las ao profissional escolhido. Só tem de se inscrever e começar a procurar!

Se é canalizador, provavelmente já percebeu as vantagens de estar inscrito na homify. Esta plataforma serve como uma montra directa para o seu trabalho, ajudando a angariar clientes.

Quanto custa contratar um canalizador em Gondomar

Os preços do trabalho do canalizador dependem directamente da extensão e da dificuldade da intervenção. Se for apenas um entupimento ligeiro, que desaparece com o uso de uma bicha, será, com certeza, mais barato do que se tiver de despontar a sanita.

Ainda assim, em média, uma intervenção de emergência custa entre 30 e 150 Euros. Uma instalação planeada tem mesmo de ser alvo de orçamento detalhado e personalizado.

Pesquisar imagens relacionadas