Canalizadores - Cascais: Encontre os profissionais ideais | homify

1 Canalizadores em Cascais

Canalizadores em Cascais

Cascais pertence a Lisboa e tem cerca de 210 625 habitantes, distribuídos numa área de 97,40 km2. A vila é, invariavelmente, associada às elites. Foi, desde cedo, o destino escolhido pela Corte e pelos nobres para passar o Verão. A paisagem assim o comprova. Cascais é conhecida pela arquitectura de veraneio, sendo o Palácio dos Duques de Loulé uma das expressões mais altas deste estilo arquitectónico. Actualmente, é um dos principais destinos turísticos em Portugal, tendo chegado ao ponto de se começar a cobrar uma pequena taxa turística nas dormidas locais.

Em termos económicos, Cascais sobressai, entre todos os concelhos de Lisboa, pela proeminência do sector terciário que representa 82% da actividade económica. Os serviços e o comércio são as actividades com mais expressão, dentro deste sector cujo crescimento se deveu, em grande parte, ao aumento do parque habitacional. 

Se mora nesta pitoresca vila e procura um canalizador, não o faça sem, primeiro, ler as informações e as sugestões que incluímos neste texto.

1. O que fazem os canalizadores?

A construção de uma casa ou de um edifício envolve uma panóplia de equipas, especializadas em diferentes áreas. Entre elas, estão os canalizadores. Estes profissionais têm um trabalho absolutamente imprescindível que assenta, nomeadamente, na instalação e na reparação de toda a tubagem que constitui os sistemas de abastecimento de água, de aquecimento e de saneamento. Estes sistemas formam uma rede intrincada, que deve funcionar articuladamente.

A preparação de um canalizador deve abranger todos os tipos de equipamentos e de aparelhos com que estes sistemas interferem. Além do mais, os canalizadores devem saber ler e interpretar as plantas dos edifícios, de modo a compreender de que forma intervirão nos projectos.

2. Que tipos de canalizadores existem?

 Os canalizadores podem ser categorizados da seguinte forma:

Canalizadores residenciais: os canalizadores residenciais são treinados para instalar sistemas de canalização em casas, não tendo, por norma, a experiência e o conhecimento necessários para proceder à instalação, destes mesmos sistemas, em espaços comerciais ou de grande dimensão.

Canalizadores comerciais: os canalizadores comerciais estão aptos a trabalhar com sistemas de grande escala, como os que se utilizam em escolas, em hospitais, em centros comerciais ou em edifícios industriais. É um trabalho deveras complexo, que exige um treino diferente do que é levado a cabo pelos canalizadores residenciais.

Canalizadores de manutenção: os canalizadores de manutenção são muito requisitados. Na maior parte das vezes, as pessoas precisam de um canalizador para resolver problemas que aparecem repentinamente, como o rebentamento de um cano. Nestes casos, entram em acção os canalizadores que se especializam em fazer reparações e manutenção dos sistemas. Estes canalizadores devem ser lestos, para dar respostas eficientes em situações de urgência. Além do mais, é importante terem boas aptidões comunicacionais e interpessoais já que, por oposição aos anteriores (comerciais), lidam mais directamente com os clientes.

3. Para que trabalhos são os canalizadores mais requisitados?

Os canalizadores podem ser chamados por vários motivos, mas há trabalhos mais recorrentes do que outros. Alguns destes trabalhos levam, inclusivamente, a que alguns canalizadores criem tabelas com preços pré-estipulados.

Entre as intervenções mais requisitadas, destacaríamos as seguintes:

  • Instalação de sistemas de canalização;
  • Substituição ou reparação de canos em mau estado;
  • Instalação de electrodomésticos, na cozinha;
  • Instalação de louças sanitárias e de acessórios, na casa de banho;
  • Resolução de infiltrações;
  • Detecção da origem de problemas de humidade e resolução dos mesmos;
  • Reparação de canos que rebentaram;
  • Reparação de fugas de água, averiguando a origem do problema;
  • Resolução de problemas atinentes à baixa pressão das torneiras ou à falta de água quente;
  • Sugestão de soluções para minorar o gasto de água e tornar a casa mais ecológica;
  • Instalação de piscinas e de outros elementos que façam uso de água, no exterior ou no interior da casa (fontes, cascatas, etc.).

4. O que considerar antes de contratar um canalizador em Cascais?

A maior parte das pessoas possui noções básicas para solucionar os problemas de canalização rotineiros, como um ralo entupido ou uma torneira que pinga. No entanto, a inexperiência pode levar a que se cometam erros crassos quando se trata de problemas de maior dimensão ou que exijam uma intervenção rápida. Para ter a garantia de que determinado trabalho vai ficar bem feito, contrate um canalizador, mas não sem antes considerar os aspectos que seguem:

  • Quando nos vemos a braços com um problema de canalização repentino, tendemos a pegar no telemóvel ou no computador e a ligar para o primeiro número que aparece. Porém, se não for o caso, há tempo para fazer uma pesquisa ponderada e para contratar um profissional experiente e bem qualificado. Para se sentir mais seguro, opte por um canalizador que tenha, pelo menos, três anos de experiência;
  • Não se limite a pedir apenas um orçamento. Pesquise algumas empresas na sua zona de residência e peça alguns orçamentos para poder comparar os preços praticados. Opte pela proposta que lhe parecer mais razoável, no que diz respeito à relação qualidade/preço e à abrangência do serviço;
  • Procure o feedback deixado por antigos clientes. Quando as empresas têm página nas redes sociais, é fácil aceder às opiniões das pessoas que já recorreram ao serviço;
  • Tente perceber qual é a área de especialização do canalizador, ou seja, que tipo de trabalhos ele desenvolve com mais frequência. Contrate alguém que tenha experiência a fazer aquilo que procura;
  • Certifique-se de que o canalizador lhe oferece algum tipo de garantia. Se, por exemplo, surgir algum problema após a instalação de um sistema de canalização, é oportuno que a empresa responsável pelo trabalho o assuma e repare, sem custos adicionais;
  • Vale sempre a pena lembrar que o canalizador e todos os profissionais envolvidos  no projecto devem estar cobertos por um seguro de trabalho.

5. Como pode encontrar um canalizador em Cascais?

 Na homify, reunimos projectos levados a cabo por profissionais de todo o mundo. Utilize o nosso site para tirar ideias para a sua casa e para encontrar o profissional adequado para o projecto que pretende. Damos-lhe acesso, na nossa plataforma, a uma galeria extensa com imagens que podem ser filtradas por espaço, por estilo e por localização. Todas elas estão associadas ao nome do profissional e todos os profissionais têm a sua própria página, onde se podem encontrar os contactos úteis, a morada e os links para os sites e/ou as redes sociais.

Mas há mais: os utilizadores podem registar-se, gratuitamente, na nossa plataforma e criar os seus próprios álbuns, com as imagens de que mais gostam. Assim, não é preciso estar a guardar os links ou a salvar as imagens no computador. Basta adicioná-las a um álbum e já está! Aconselhamo-lo a dividir os álbuns por temas, para encontrar facilmente as imagens que guardou.

Para além da homify, pode, também, procurar um canalizador através do Google e das redes sociais. No Instagram e no Facebook, basta fazer uma publicação a pedir uma recomendação para que ela chegue a muitos dos seus amigos ou seguidores. Na sua rede de contactos, haverá, por certo, alguém que tem o contacto de um canalizador.

Não usa redes sociais e pouco recorre ao computador? Então, pergunte directamente aos seus amigos, familiares, vizinhos e, se for o caso, ao seu senhorio. Não se esqueça, ainda, de indagar junto das lojas de construção, onde estes profissionais se abastecem. É provável que algumas destas lojas prestem serviços na área da construção, o que pode contemplar a canalização.

Pesquisar imagens relacionadas