Canalizadores - Almada: Encontre os melhores profissionais | homify

2 Canalizadores em Almada

Área servida

Almada – a margem sul em todo o seu esplendor


Há quem ache que só vive em Almada quem não tem dinheiro para viver em Lisboa, mas isso não é bem verdade… É certo que o urbanismo nem sempre é o mais harmonioso, mas também há zonas maravilhosas dentro do concelho. Em tom de curiosidade, sabia que o hip hop português nasceu com os Black Company no Miratejo, um bairro social conhecido nesta zona?

Há quem olhe com desdém para a margem sul, apelidando a zona de deserto, dormitório ou outros sinónimos, mas viver em Almada chega a ser 50% mais barato do que em Lisboa e só isso é um bom motivo para fugir da capital!

Mas há mais! As praias da Caparica estão ali mesmo à mão, há comércio, há bons restaurantes, há parques para passear e até um Cristo Rei a abençoar o burgo. Não são motivos para adorar Almada?

Seja na modesta Almada ou na excessivamente cara Lisboa, se vive em casa própria, alugada ou emprestada, o mais certo é um dia poder vir a ter problemas com as canalizações. E quem é que chamamos nessa altura? Não, não são os caça fantasmas, são mesmo os canalizadores.

Se chegou até aqui, provavelmente está à procura destes verdadeiros salva-vidas. Pode continuar a sua pesquisa mas, se puder, tire um pouco do seu tempo e venha saber como a homify o pode ajudar a contratar o profissional certo para si.

Como usar a homify em seu proveito

A homify pode ser-lhe muito útil, não só na busca de um canalizador, mas em todos os aspectos da sua casa. É uma plataforma que tem vindo a recolher milhares de profissionais, que aqui mostram o que fazem de melhor. Para eles, a homify serve como uma montra, onde podem angariar clientes, mostrando o seu portefólio.

Para si, a homify é uma fonte de inspiração e uma plataforma de contacto com esses profissionais. Só precisa de se inscrever e começar à procura das imagens com que mais se identifica, guardá-las num livro de ideias para mostrar ao profissional escolhido ou simplesmente entrar em contacto com o autor da imagem para pedir algo semelhante (cada imagem tem anexada um link para os contactos do profissional que a criou).

O que são e o que fazem os canalizadores?


São os profissionais que se dedicam a fazer a montagem, a reparação e a conservação de redes de águas (quentes ou frias), de aquecimentos e ares condicionados, de ar comprimido ou de condução de águas pluviais e residuais. Para isso, seguem regulamentos técnicos específicos e as medidas de segurança e higiene aplicáveis. 

Que tipos de canalizadores existem?


Só existe um tipo de canalizador e, quando há lugar a formações, os futuros profissionais saem com capacitação para actuar em todas as áreas que abrangem este tipo de serviço. Mas, normalmente, acaba por haver alguma especialização, sendo recorrente haver canalizadores mais aptos a montar as redes de canalização e outros mais focados nas reparações e nas intervenções de emergência. O trabalhador que resolve a inundação da casa de banho, também pode ser responsável por uma renovação ou substituição das canalizações, apesar de não acontecer de forma recorrente.

Que actividades desempenham?


Há muitas coisas que um canalizador pode fazer pela sua casa, para além de desentupir a sanita que os pequenos entupiram com brinquedos. Veja: 

  • Executam os projectos de canalização, preparando e organizando o trabalho de acordo com as instruções recebidas do arquitecto ou do engenheiro civil, tendo em conta as especificações técnicas e as características do local; 
  • Executam as instalações de águas frias e quentes, marcando os traçados, montando os componentes, entre muitas outras tarefas; 
  • Executam instalações de ar comprimido e instalações de condução de águas pluviais e residuais, com um procedimento semelhante ao das instalações de água; 
  • Executam instalações de aquecimento central. Esta é uma das funções menos conhecidas dos canalizadores, mas é muito valiosa; 
  • Montam todos os equipamentos e dispositivos necessários ao funcionamento das redes. Válvulas, torneiras, sifões… Há um mundo de acessórios que têm de ser instalados e devidamente testados para que os sistemas fiquem funcionais; 
  • Reparam anomalias nas redes e fazem as alterações necessárias. Montam e desmontam loiças sanitárias e as respectivas canalizações. É nesta função que se incluem os famosos desentupimentos de emergência; 
  • Reparam ou substituem equipamentos sanitários, torneiras, equipamentos relativos a sistemas de aquecimento e outros acessórios; 
  • Conhecem os produtos e os equipamentos necessários para o desempenho das suas tarefas. São responsáveis por mantê-los em boas condições de operação;
  • Fazem uma limpeza geral aos locais de trabalho, antes de os entregarem.

Vantagens de contratar na região de Almada 

Possivelmente, já tem uma ideia muito correcta de qual é a vantagem de contratar uma empresa ou um profissional canalizador da sua região. A não ser em actividade programadas, como os projectos de construção, as chamadas para os canalizadores são feitas em grande stress. Um cano que verte para a parede e faz infiltração, um ralo da pia que não escoa ou uma sanita entupida, são alguns dos problemas que nos levam a chamar um canalizador de emergência e quanto mais perto eles estiverem, mais depressa vão chegar para ajudar.
Em projectos planeados, a proximidade ajuda a baixar os custos do trabalho total. Nestes casos, nunca deixe de pedir orçamentos (no mínimo três, para ter escolha) e de celebrar um contrato que, além do valor do trabalho, deve incluir também as especificações dos materiais a usar, um período de garantia e a obrigatoriedade de cumprimento com as regras de segurança e higiene do trabalho.

Quanto custa contratar um canalizador em Almada?

Os valores variam bastante em função de diferentes condicionantes, sendo uma a distância e outra a complexidade da situação.
Pode ter de pagar uma taxa de urgência, se tiver problemas fora do horário de funcionamento mas, actualmente, há empresas com piquete de urgência, que têm preços competitivos.
Os trabalhos de instalação são orçamentados individualmente. Uma forma de poupar algum dinheiro na intervenção do profissional é comprar os acessórios e equipamentos com antecedência, sendo a sua função apenas montar.
Um trabalho de canalizador custa entre 30 e 150 Euros. Esta gama de valores é bastante vasta, mas inclui muitos serviços, como um desentupimento simples que custa cerca 90 Euros.