4 Arquitetos paisagistas em Vila Nova de Famalicão

Área servida

Enquadramento socioeconómico da cidade de Vila Nova de Famalicão

É do distrito de Braga que nos chega a maravilhosa cidade de Vila Nova de Famalicão, rodeada por belas cidades portuguesas, como Barcelos, Guimarães, Trofa, Santo Tirso, Vila do Conde ou ainda, Póvoa de Varzim.

Elevada a cidade há pouco mais de trinta anos, apresenta uma cultura arquitetónica e histórica muita rica, seja pelas suas ruas pitorescas e alegres, como pelos seus vários museus, igrejas, casas solarengas ou ainda pelos vestígios, que nos levam à Idade do Ferro, mais especificamente a vestígios arqueológicos de castros pelo concelho.

Ilustres da cultura portuguesa deixaram um marco importante à cidade de Famalicão, ressalvamos, por exemplo, o cineasta português Manoel de Oliveira que dedicou um filme à cidade de Famalicão Origens lendárias de Famalicão, ou ainda, o famoso escritor Camilo Castelo Branco que nasceu e morreu, em Vila Nova de Famalicão. 

Toda essa riqueza cultural, torna esta cidade um excelente destino turístico, mas não só. É uma excelente opção para comprar casa e viver, já que a comunidade famalicense tem afirmado uma personalidade própria e bem definida, que constrói o futuro a cada momento.

 

A natureza em Vila Nova de Famalicão

Vila Nova de Famalicão, localizada na região do Minho, usufrui da beleza de uma paisagem rica e verdejante, marcada por montes e vales. Mas essa riqueza natural está presente em toda a parte, até no centro da cidade, com o famoso espaço verde urbano – o Parque da Devesa. Este parque apresenta 27 hectares de Natureza, com áreas de lazer, de desporto e convívio, tornando-se um excelente meio de educação ambiental e de sustentabilidade. O Parque da Devesa é atravessado em toda a sua extensão pelo Rio Pelhe, que enaltece a beleza e aprazibilidade do próprio espaço. E é toda esta envolvência natural, que leva cada habitante a ter uma preocupação com o meio envolvente e a respetiva arquitetura paisagista. É, de facto, importante termos essa consciência e cuidado. 

Mais à frente, debruçar-nos-emos sobre esta técnica, que em muito contribui para a riqueza de uma cidade e bem-estar das pessoas.

O que faz um arquiteto paisagista?

O arquiteto paisagista imagina o desenvolvimento e a renovação de espaços ao ar livre, públicos e privados, seja um jardim, um pátio, um terraço, um parque, um cemitério ou uma estrada. Também é contactado para decidir sobre muitos projetos urbanísticos.

O profissional elabora um plano detalhado, planeia as várias etapas e anota as especificações técnicas necessárias. Acompanha a obra, desde a preparação do solo até aos acabamentos. O desenvolvimento de um espaço exterior pode envolver diferentes operações: escavação, desenho de passadiços, canteiros de flores, planeamento de jardins ornamentais e estátuas, plantio de árvores e plantas, fornecimento de irrigação e iluminação. Também pode ser necessário obras de terraplenagem e alvenaria. 

O arquiteto paisagista antecipa também o crescimento das plantas, tendo em conta as restrições naturais (clima, composição do solo, etc.), bem como o orçamento e prazos.

Quais são as razões que o leva a contratar um arquiteto paisagista?

  • O profissional está apto a resolver problemas de uma obra, contribuindo de forma positiva para a harmonia do ambiente e do Homem.
  • Se optar por comprar uma casa nova, o arquiteto paisagista pode ajudá-lo na escolha do terreno. Avalia o que deve manter, o é que preciso renovar ou demolir.
  • Obtém um maior aproveitamento da área, graças à melhor distribuição. 
  • Compra o material adequado, evitando desperdício e despesas extras.
  • Contratação de mão de obra qualificada e especializada.
  • Acompanhamento de todo o processo.
  • O planeamento evita erros.
  • O bem imobiliário fica mais valorizado.
  • Não precisa de perder tempo, nem ter preocupações.

Como é que o arquiteto paisagista o pode ajudar?

O trabalho de um arquiteto paisagista requer muitas habilidades e conhecimentos. Assim, ele deve conhecer o solo e a terra, as plantas e as flores, a biologia e a ecologia, o clima, as doenças e as pragas, a alvenaria e a carpintaria, etc.

Por outro lado, o especialista deve ter uma certa sensibilidade para o layout e a decoração, como uma boa capacidade para ouvir e aconselhar. Na verdade, ele deve perceber o que o próprio cliente não lhe disse e ir ao encontro dos seus desejos, até encontrar o projeto que satisfaça as suas ambições e ideais.

Porquê contratar um arquiteto paisagista de Vila Nova de Famalicão?

Podemos ter gostado de um profissional de Beja ou de Lisboa, mas a verdade é que contratar um arquiteto paisagista da nossa região é muito mais vantajoso. Facilita a comunicação, o trabalho, a partilha, a obra pode concluir-se mais rapidamente… Além de que, o arquiteto paisagista da nossa terra está familiarizado com a zona onde está, pois conhece as características da cidade, sabe quais são as burocracias a ter em conta e tem uma rede de contactos que facilita toda a mão de obra, bem como os respetivos valores. 

Onde encontrar um arquiteto paisagista de Vila Nova de Famalicão?

  • homify: a nossa plataforma veio mudar, em muito, a rede de contactos de profissionais relacionados com a construção e decoração. Aqui está condensada uma vasta lista de contactos, da região de Vila Nova de Famalicão e não só, do mundo inteiro. Não hesite em filtrar a sua pesquisa pelo seu código postal, para ver os profissionais próximos de si, evitando custos adicionais de deslocação;
  • Redes sociais e outros meios resultantes de pesquisas da Internet: Facebook, grupos, Instagram, Instastories… há tantas formas de acedermos a profissionais, seja por uma palavra-chave, um nome ou uma hashtag. Até pode fazer um apelo aos seus amigos através das redes sociais, solicitando uma recomendação. Vai ver que resulta mesmo;
  • Recomendações de amigos e familiares: talvez o meio mais antigo, mas o mais eficaz, pois nunca vamos recomendar o que não gostamos. Além disso, pode sempre pedir para ver o projeto. Nada como ver pessoalmente.

Não se deixe levar pelo primeiro profissional, mesmo que tenha adorado o trabalho dele. É, sempre, importante ter mais que um contacto, para poder comparar os preços e outros critérios inerentes a um orçamento.