Arquitetos paisagistas - Vila Franca De Xira: Encontre os profissionais ideais | homify

0 Arquitetos paisagistas em Vila Franca de Xira

A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Vila Franca de Xira, um concelho com identidade

Vila Franca de Xira é uma excelente alternativa para quem quiser morar nas periferias de Lisboa, nomeadamente para quem não gostar ou não se identificar com a vida agitada da capital, nem se quiser arruinar com o preço de uma habitação, já que o valor mediano em Lisboa anda em torno dos 2.438 euros!

A 20 minutos de Lisboa, Vila Franca de Xira é um concelho que se mistura entre paisagens urbanas e campestres. Caminhos e parques seguem o Rio Tejo, enaltecendo toda a sua beleza natural e proporcionando um maior bem-estar aos seus habitantes e visitantes. 

O município de Vila Franca de Xira procura o conforto de quem lá passa, mas também visa a manter uma coerência com toda a arquitetura paisagista, do meio envolvente. Para tal, criaram trilhos que ligam Póvoa de Santa Iria ao Forte da Casa e a Vialonga, para ser percorrido a pé ou de bicicleta. Além disso, em Vila Franca de Xira, foi criado um caminho pedonal que proporciona um cenário atrativo e que encaminha a Alhandra, a terra de ilustres como Batista Pereira e Sousa Martins. Esta travessia leva então a conhecer paisagens únicas, como ainda um fantástico património arquitetónico, com quintas, palácios e monumentos que contam histórias de outrora.

Mas não podemos terminar a nossa passagem por Vila Franca de Xira sem destacar o Estuário, um tesouro natural, composto por um ecossistema diversificado, de diverso valor biológico. 

Na Reserva Natural existe um Espaço de Visitação e Observação de Aves (EVOA), onde é possível observar Aves, por exemplo. 

E, há assim, mil razões para viver em Vila Franca de Xira, porque aqui a arquitetura paisagista envolve-se, graciosamente, com todo o ambiente. A verdade é que a população não tem parado de crescer, sendo que nos últimos censos foram registados 136.886 habitantes, praticamente o dobro comparado com há 40 anos atrás. 

Quais são os serviços propostos por um arquiteto paisagista?

Para que o seu espaço exterior se enquadre da melhor forma com o meio envolvente, dever-se-á contratar um arquiteto paisagista. Do início ao fim do seu projeto, estará ao seu lado para acompanhá-lo em cada etapa do seu projeto. Geralmente, oferecem os seguintes serviços:

  • Conselhos e orientação: na primeira reunião, o arquiteto irá ouvi-lo para conhecer as suas intenções e desejos em relação ao layout do seu espaço exterior, seja jardim ou outro. Ele irá entender as suas ideias e também lhe dará dicas para melhorar o seu projeto, orientando-o melhor. Note que, em tudo isso, o arquiteto paisagista respeita os seus desejos, as suas necessidades e também as suas restrições. Como técnico qualificado tenta, simplesmente, transpor as suas ambições num ponto vista prático. Analisa a viabilidade e faz o estudo necessário para dar vida ao projeto;
  • Execução de planos sob medida: após o primeiro encontro, o arquiteto paisagista vai até o local, onde será desenvolvida a obra e fará o seu estudo. Dependendo do seu gosto e do seu orçamento, o profissional desenha planos personalizados para o seu futuro jardim ou outro. Tendo sempre em conta as características de Vila Franca de Xira – a atmosfera, o clima, a configuração do espaço, etc;
  • Acompanhamento e coordenação do trabalho: em geral, o papel do arquiteto paisagista não se limita ao desenho do plano de desenvolvimento. Se assim o desejar, também pode levar a cabo o trabalho ou, pelo menos, garantir o acompanhamento e a coordenação. De facto, o arquiteto paisagista pode cuidar da preparação do solo, da escolha das plantas e do respetivo plantio, da instalação dos vários dispositivos para a manutenção, como a rega automática. Mas se também quiser, o arquiteto paisagista pode procurar uma empresa qualificada, que será capaz de realizar o trabalho, limitando-se a seguir e a coordenar o trabalho.

Quanto custa contratar um arquiteto paisagista?

A homify não lhe consegue dar diretamente um valor fixo, pois tudo depende da obra que irá concretizar, da duração ou ainda, dos materiais que irá usar. Porém, conte com 25 e 75€ por metro quadrado para desenvolver um jardim

É importante existir uma comunicação clara entre o profissional e o cliente. Verifique se todos os detalhes estão incluídos no orçamento fornecido, não queira más surpresas ao longo da obra! Acontecem, frequentemente, surgirem imprevistos. Por isso, informe-se sobre a possibilidade de taxas adicionais e por quem serão pagas.

Pedir dois, três ou mais cotações ajuda, já que permite ter uma ideia clara dos preços praticados e dos serviços. Mas atenção, não se deixe levar apenas pelo mais barato, tenha em conta os outros critérios, mas sobretudo qual foi o profissional que lhe pareceu mais fiável e com quem manteve uma maior comunicação/empatia. 

Que vantagens existem ao contratar um arquiteto paisagista? 

  • Evita erros, gastos desnecessários e desilusões;
  • Garante um trabalho de qualidade profissional;
  • Obtém um jardim mais harmonioso e em consonância com a arquitetura da sua casa;
  • Tem um exterior mais eficiente e ecológico, nomeadamente no consumo de água;
  • Reduz o tempo de manutenção.

Sem dúvida que, um projeto planeado por um arquiteto paisagista é o caminho para o sucesso, já que obtém um jardim estruturado e harmonioso, que responde às suas expectativas.

Como encontrar um arquiteto paisagista em Vila Franca de Xira?

Nunca foi tão fácil encontrarmos contactos, como nos dias de hoje. Acabaram-se as páginas amarelas e as chamadas telefónicas que custavam uma fortuna. Por isso, já se torna mais difícil fazermos más escolhas, basta estar atento e dedicar-se.

A melhor rede para encontrar uma informação, um contacto ou o quer que seja é a internet. A partir de um clique, chega-nos uma série de dados que nos permite ter uma ideia clara do profissional. O que agiliza o processo, já que só iremos contactar quem nos chamou a atenção por essa via. 

As redes sociais ou até mesmo a nossa plataforma – homify – têm sido pioneiras nessa procura de profissionais, tais como arquitetos paisagistas, jardineiros, especialistas em piscina, entre outros. 

Não hesite em navegar e descobrir os mais variados projetos, inseridos na nossa página, que servem, no fundo, de portfólio e de uma porta aberta para a sua inspiração. 

Marque uma reunião através de e-mail ou por via telefónica. Não há nada melhor do que conhecer a pessoa pessoalmente, para perceber se há ou não empatia. 

Mas não se esqueça que Vila Franca de Xira é um concelho tão perto de outros, por isso pode sempre alargar a sua procura…

Pesquisar imagens relacionadas