Arquitetos paisagistas - Viana Do Castelo: Encontre os profissionais ideais | homify

0 Arquitetos paisagistas em Viana Do Castelo

A sua pesquisa não obteve resultados. Seja o primeiro a carregar fotos nesta categoria.

Viana do Castelo – a cidade de mil encantos

A cidade de Viana do Castelo localiza-se na sub-região do Minho, que se caracteriza pela combinação do mar, rio e montanha, convertendo-a num destino de viagem único pelo Norte de Portugal. Por isso, é considerada uma das cidades mais bonitas dessa região e não só. 

Em Viana do Castelo somos emergidos por uma beleza histórica, com sumptuosas sombras geométricas, causados pela luz clara de Portugal e pelo estilo de arquitetura manuelina e barroca. Mas se a história, os monumentos, a cultura e o artesanato – como a filigrana em ouro – são importantes na cidade minhota. As paisagens e toda a natureza que envolve Viana deixam marcas positivas a quem a descobre. Por exemplo, Viana do Castelo é dotada de uma elevada geodiversidade que preserva elementos de elevado interesse, nomeadamente em temas da geomorfologia – geoformas residuais, graníticas, tectónicas, fluviais, eólicas e geoculturais. 

Ao longo de 2019, O Município de Viana do Castelo vai plantar árvores numa extensão de 100 hectares, que vão substituir infestantes e recuperar zonas ardidas. As espécies escolhidas serão o freixo, carvalho, pinheiro e eucalipto.

Se também quiser plantar árvores ou estruturar o seu jardim, sabe que pode contar com os profissionais registados na homify. O arquiteto paisagista será o profissional apto a planear, estruturar, organizar e projetar como deve ser todo o exterior da sua casa. Continue connosco para mais informações.

O que faz um arquiteto paisagista? 

O arquiteto paisagista ajudá-lo-á a planear o espaço exterior, integrando vários elementos de uma forma lógica, funcional e visualmente apelativa.

Além do mais, o profissional estará preparado para encontrar soluções a possíveis problemas, como também tirar o máximo de proveito das qualidades do local (boa exposição solar, vista panorâmica, solo rico, etc.). 

Por outro lado, a escolha dos materiais e a contratação dos profissionais necessários ao projeto será, igualmente, da responsabilidade do arquiteto paisagista. O trabalho, levado a cabo, deve responder a um orçamento previamente discutido com o cliente.

Como se realiza um projeto de arquitetura paisagista?

A arquitetura paisagista vai muito além de escolher determinadas plantas e vasos para um jardim. De facto, esta é uma técnica ampla, que envolve anos de estudos e que contempla um planeamento, gestão e manutenção de espaços urbanos ou privados.

Ao passear por Viana do Castelo vai percebendo que os jardins, as plantas e os tipos de árvores não estão ali por acaso. Um arquiteto paisagista preocupa-se com o bem-estar das pessoas, mas tem, também, em conta as características da região. 

Estes profissionais são, ainda, fundamentais para o desenvolvimento urbano de qualquer cidade, porque podem desenvolver:

  • Projetos privados
  • Projetos de condomínios
  • Projetos de espaços públicos
  • Projetos comerciais

Em cada um desses tipos de projetos, o arquiteto paisagista tem em consideração diversos fatores específicos que tenham a ver com o conforto dos moradores, a melhor produtividade dos colaboradores, o acolhimento à população ou, ainda, as boas experiências aos clientes. 

O que deve contemplar um projeto de arquitetura paisagista?

Para além da valorização das espécies e da decoração regional, um arquiteto paisagista fará outros estudos muito importantes para definir as principais soluções para o seu projeto.

    1. Análise das necessidades familiares, públicas, produtivas ou comerciais

  • Se o projeto for desenvolvido em casas particulares, por exemplo, a ideia será de criar espaços de relaxe para a família (zona lounge, de refeição ou de lazer), valorizar a flora local e recriar cenários especiais.
  • Para projetos públicos, o objetivo será de promover o bem-estar da população ou, até mesmo, controlar a poluição local.
  • No caso de projetos comerciais, a intenção será de atrair a atenção dos clientes, deixando-os encantados pela decoração do espaço, de modo a criar experiências positivas de compra.

    2. Estudos sobre o terreno local

Uma análise do solo, a incidência direta do sol, os pontos de sombras e até mesmo do vento são considerados importantes num projeto de arquitetura paisagista.

Se existem espécies da região é importante que sejam mantidas, pois terão um melhor desenvolvimento. 

Além disso, é importante determinados cuidados, como o tipo de nutrição, a necessidade da luz solar, o tipo de rega, por exemplo nalguns casos, pode ser necessário a instalação de uma rega automática.

Finalmente, os pontos de sombras serão fundamentais para indicar a posição dos bancos, das piscinas, das pérgolas, da iluminação, entre outros ornamentos que visam o conforto das pessoas que desfrutam do espaço.

3. Elaboração do pré-projeto

Esta fase envolve toda a análise realizada pelo arquiteto paisagista, de modo a implementar o projeto, de acordo com o espaço e as necessidades dos clientes. Aqui, o profissional põe em prática os seus conhecimentos e experiência, trazendo também o seu olhar técnico e criativo ao projeto.

Antes da obra passar para o terreno, propriamente dito, serão elaborados desenhos e plantas tridimensionais, para que sejam aprovadas pelos clientes. Posteriormente, o arquiteto transforma todas as ideias e as plantas num magnífico espaço paisagístico.

O que considerar antes de contratar um arquiteto paisagista?

Antes de contratar um arquiteto paisagista, é importante ter em conta o seguinte:

Portfólios: Uma análise a alguns portfólios é importante, para perceber se o profissional tem o estilo que pretende e se vai ao encontro das suas ideias. Claro que os arquitetos paisagistas trabalham em função daquilo que o cliente deseja, mas não prescindirão do seu cunho e da sua visão criativa. Por isso, terá que haver um equilíbrio entre ambos, caso contrário, deve procurar outro profissional.

Qualificações e experiência: tente perceber qual é o nível de experiência do arquiteto paisagista que está prestes a contratar.  Possui qualificações para exercer o trabalho? Tem alguma especialização ou conhecimento importante, que possa acrescentar ao projeto? 

Discuta com os profissionais: procure reunir-se presencialmente com o arquiteto paisagista. Os telefonemas e troca de e-mails não serão suficientes para perceber e conhecer quem está do outro lado. Até para perceber se existe empatia ou trocar ideias mais concretas, através de fotografias, por exemplos encontrar-se.

Profissionalismo e empatia: opte por trabalhar com um profissional com quem desenvolveu uma relação empática. Mesmo que seja um pouco mais caro, verá que, no decorrer e final da obra, valerá a pena. 

Peça orçamentos: a homify recomenda sempre pedir, pelo menos, três orçamentos detalhados para ter termo de comparação. Não escolha a proposta mais barata só porque sim, todos os critérios devem ser considerados e valorizados. É importante que veja bem o que está incluído nos preços. Pode ser preferível pagar mais, mas usufruir de um serviço completo e abrangente.

Informe-se sobre os prazos: é importante saber quanto tempo o projeto vai demorar, até mesmo para organizar a sua vida durante esse período. Mas mantenha sempre uma margem, porque é comum surgirem alguns imprevistos. 

Onde pode procurar um arquiteto paisagista em Viana do Castelo?

Não se deixe levar pelo primeiro profissional que vir, pois é necessário fazer uma pesquisa e análise de vários.  

Poderá começar a sua pesquisa pelos arquitetos paisagistas registados na homify, são especialistas de confiança e com grande distinção profissional. 

A nossa plataforma é muito fácil de usar e é também gratuita, porque o nosso objetivo é de chegar a cada um de vocês. 

A homify é uma página que reúne uma grande diversidade de profissionais da construção civil, habitação e decoração. Os projetos que encontra não são criados pela homify, nem os temos à venda, porque o intuito da homify é, simplesmente, guiá-lo até encontrar o que mais precisa para a sua casa, seja em termos de contactos profissionais, como de inspiração, conselhos e dicas para os seus espaços. 

Para encontrar o especialista que mais se adapta ao tipo de trabalho que pretende, que neste caso particular é um arquiteto paisagista, pode navegar pela nossa plataforma, combinando filtros (espaços, estilo, cidade/código postal, categoria profissional… ), de forma a ter um resultado muito direcionado e específico. 

Gostou de uma fotografia em particular?  Clique em cima desta imagem, porque está ligada a um profissional. Pode pedir mais informações ou solicitar, diretamente, um orçamento através da homify. Instale a nossa aplicação gratuita, para estar mais próximo da homify, sempre que precisar.

Como posso aprofundar a minha pesquisa para encontrar um arquiteto paisagista em Viana do Castelo?

Claro que gostamos de o ter por cá e, provavelmente, não precisará de recorrer a outras fontes de pesquisa, porque a nossa plataforma é bastante completa. Contudo, se sentir necessidade, pode sempre recorrer à sua rede de contactos, como a amigos, familiares, vizinhos ou até colegas de trabalho. Provavelmente, terão uma boa recomendação para si!

Utilize, também, motores de pesquisa na Internet e as suas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter). São sempre alternativas para filtrar mais eficazmente as suas necessidades. 

Pesquisar imagens relacionadas