Arquitetos paisagistas - Sintra: Encontre os melhores profissionais | homify

8 Arquitetos paisagistas em Sintra

Área servida

Sintra, a vila encantada


Situada no sopé de uma das serras mais bonitas e enigmáticas do nosso país, a vila de Sintra é uma das maiores pérolas turísticas portuguesas. Em cada ruela, Sintra transborda romantismo e beleza, mostrando um centro histórico pitoresco e encantador. Não há como não adorar Sintra, mesmo com o seu microclima tão característico (o qual se deve à serra com o mesmo nome).
Com o mar mesmo ao pé e a escassos quilómetros de Cascais e de Lisboa, Sintra revela-se uma máquina do tempo – a partir do momento em que o IC19 termina, é como se entrássemos num mundo novo, retrocedendo séculos e entrando directamente numa qualquer obra de Eça de Queirós. Na verdade, num sítio ao qual pertencem carruagens de contos de fadas puxadas por cavalos elegantes e ritmados, é estranho vermos carros a circular. Felizmente a autarquia soube preservar o que de melhor o município oferece, mantendo inúmeros edifícios históricos, com fachadas encantadoras e explorando de forma certeira ex-libris, como o Palácio da Pena, o Castelos dos Mouros, o Palácio Nacional de Sintra ou a Quinta da Regaleira. Anualmente, são milhares os que passam por estes e outros monumentos e se deliciam em caminhadas por todos os espaços verdes e repletos de História que Sintra oferece aos seus visitantes – Parque de Monserrate, a serra fantástica, entre tantos outros.
Quem vem, apaixona-se por esta pequena vila e é impossível não querer voltar! Não seria um sonho viver aqui? Então transforme o sonho em realidade e comece já a pensar na casa que pode ter em Sintra. Tenha em mente que vai precisar de contratar diversos profissionais, entre eles, um arquitecto paisagista.



O que é a arquitectura paisagística?


Quando nos debruçamos um pouco mais sobre esta área, rapidamente chegamos à conclusão de que é muito mais do que um jardim bonito. A arquitectura paisagística é uma ciência e uma arte que tem como principal objecto de estudo a paisagem. Para isso, envereda por uma abordagem interdisciplinar que vai buscar conhecimento a áreas tão distintas como as humanidades, as ciências sociais e ecológicas, passando pelas óbvias ciências naturais (biologia e geologia). Além disso, e porque também é arte, refugia-se em componentes arquitectónicas e artísticas que, a par das anteriores e de aspectos tecnológicos, dão um conceito a cada projecto.



O que faz um arquitecto paisagista?



Tendo em conta o que foi dito anteriormente, o arquitecto paisagista é o profissional que vai querer ter por perto na altura de transformar o seu jardim num espaço de sonho. É ele que vai controlar a criação, desenvolvimento e finalização do seu projecto paisagista, realizando elevações, cortes e outros detalhes de construção externa, através da leitura e interpretação do mesmo.


Quais são as principais responsabilidades de um arquitecto paisagista?



Um bom arquitecto paisagista deverá assumir a responsabilidade de:

  • desenvolver e tornar possíveis projectos paisagistas;
  • ler e interpretar diferentes projectos complementares;
  • desenvolver perspectivas de obras;
  • controlar os prazos de entrega;
  • acompanhar o projecto do início ao fim;
  • responder pela representação gráfica do projecto;
  • elaborar plantas;
  • realizar cortes, elevações e outros detalhes de construção externa.


Qual é a diferença entre um arquitecto paisagista e uma empresa de jardinagem?



Uma empresa de jardinagem dedica-se, única e exclusivamente, ao embelezamento de um espaço exterior através do cultivo e manutenção de espécies vegetais. No caso da arquitectura paisagística, e tal como já foi visto anteriormente, a sua acção vai muito além disto, focando-se em aspectos tecnológicos, científicos e artísticos. Com um arquitecto paisagista, o projecto do seu jardim será muito mais aprofundado, incluindo não só a parte das plantas, mas também cortes no terreno ou aspectos arquitectónicos.

Contratar um arquitecto paisagista em Sintra é muito caro?



Contratar um arquitecto paisagista sairá, naturalmente, mais caro do que não o fazer. No entanto, os resultados também nunca serão os mesmos. Se dá importância ao seu jardim, se gosta de o ter num ambiente harmonioso e equilibrado e tem dúvidas sobre como obter os melhores resultados, aconselhamo-lo vivamente a contactar um profissional especializado que o ajudará a criar o espaço exterior com que sempre sonhou. Sugerimos também que peça mais do que um orçamento para o seu projecto, para que possa ter termos de comparação e decidir assim de forma mais consciente.



Faz sentido contratar um arquitecto paisagista se o meu terreno for pequeno?



Tudo depende do que pretende para o seu terreno. Independentemente de ser grande ou pequeno, o principal é perceber qual é o seu objectivo em relação ao seu espaço exterior. Se pretende fazer algo mais capa de revista ou que implique um projecto mais sério, provavelmente o melhor é ser acompanhado por um profissional especialista que, tal como vimos anteriormente, o irá ajudar ao longo de todo o processo.


Onde posso encontrar arquitectos paisagistas em Sintra?



Se reside em Sintra ou pretende fazer o seu projecto neste concelho, sugerimos que espreite aqui toda a lista de arquitectos paisagistas existentes no município. Se não ficar satisfeito com a sua pesquisa, pode também utilizar os normais motores de busca genéricos. Não se esqueça de incluir a zona do país onde pretende fazer o projecto, para que a busca seja o mais específica possível.



Que outros profissionais devo ter em conta para melhorar o exterior da minha propriedade em Sintra?



O exterior da sua casa e o espaço envolvente podem ser determinantes na percepção que as pessoas de fora têm de si. Se é o tipo de pessoa que dá valor a isto, é importante que mantenha a sua casa com um aspecto cuidado e limpo, assim como o seu jardim. Deste modo, há outros profissionais (para além do arquitecto paisagista) que o poderão a ajudar a atingir este objectivo, tais como:

  • Pintores (para uma fachada cuidada, ao mesmo tempo que preserva o interior da sua casa);
  • Colocadores de piso (evite pisar o relvado e crie um caminho desde o portão até à porta de casa);
  • Jardineiros (após a conclusão do projecto de arquitectura paisagista, será necessário manter o bom trabalho – se não tem tempo ou se não gosta de jardinagem, pondere contratar alguém que faça este trabalho por si);
  • Canalizadores (pode não ser o primeiro profissional que lhe vem à cabeça no momento de pensar o que pode fazer pelo seu jardim, mas uma boa canalização com pontos de água estratégicos ajudá-lo-ão no momento da rega das suas plantas).
Pesquisar imagens relacionadas